O Plano Abutre para pagar a aposentadoria, por Walter Falceta

Para gerar uma renda de sobrevivência para esses trabalhadores, pretende instituir o chamado "financiamento imobiliário reverso".

“Plano Abutre”: para pagar aposentadoria, Bolsonarismo sugere tomar imóvel de idoso e entregá-lo a bancos

por Walter Falceta

A equipe econômica do presidente fascista do Brasil, Jair Bolsonaro, já encontrou uma solução para manter vivos os idosos que terão seus direitos suprimidos pela reforma da Previdência.

Para gerar uma renda de sobrevivência para esses trabalhadores, pretende instituir o chamado “financiamento imobiliário reverso”.

Durante os anos de vida restantes, o idoso receberia um complemento de renda. No entanto, teria de abrir mão da titularidade de seu imóvel.

Quando de seu falecimento, o banco assume a propriedade e a negocia no mercado.

O assessor especial da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, Felipe Garcia, anunciou, nesta quinta-feira, que está em estágio adiantado o desenvolvimento da proposta de expropriação planejada.

“O mercado consumidor está sempre melhor com mais opções do que com menos opções”, argumentou Garcia, revelando interesse do governo em beneficiar os grandes bancos.

Um projeto semelhante, de autoria do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), tinha sido apresentado ao Congresso em 2018, mas não foi ainda analisado na Comissão de Constituição e Justiça.

Segundo Garcia, o já chamado “Plano Abutre” (apelido criado pela oposição no Congresso) do governo não irá estabelecer um limite de idade. Ficará a cargo dos bancos escolher quais pessoas serão submetidas ao sistema de expropriação consentida.

Na opinião do servidor bolsonarista, esse novo mercado pode gerar grandes lucros para os fundos de investimento imobiliário e impulsionar o setor de seguros, gerador de salvaguardas para as operações.

Se o idoso desistir da hipoteca reversa, deverá quitar o valor do contrato com o banco para reaver a titularidade do imóvel.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

17 comentários

  1. As maravilhas do capitalismo e a inspiração “espiritual” da kaballah de, em se fazendo dinheiro do nada, o dinheiro ainda atrai mais dinheiro.

  2. Acaba com o programa de casas populares e ainda propõe tomar a casa do idoso para bancar a aposentadoria. É uma confissão que o modelo de contribuição individual não garante segurança na aposentadoria.

  3. Isso ja existe em paises mais avancados como Franca e Estados Unidos. E uma boa opcao para quem nao tem filhos ou tem descendentes que nao precisam do imovel. Permite tirar do imovel ate a “ultima gota”. Para algumas familias faz sentido. Decisao pessoal. Vergonha vcs querendo politizar isso.

  4. É muito triste e decepcionante perceber que não há por parte do governo atual, nenhuma proposta ou apoio para acabar com os privilégios, salários exorbitantes, aposentadorias privilegiadas e outros benefícios dos parlamentares, governistas, juízes.
    Continua a grande massa trabalhadora, sendo expiorada em benefício de alguns, que pensam somente em seu “próprio umbigo”.
    É a escravidão moderna, tendo continuidade. Entra governo, sai governo e a mentalidade egoísta é a mesma.
    A palavra de Deus diz: “Aí daquele que diz : Senhor, Senhor…, mas procede de maneira enganosa.”

  5. É muito triste e decepcionante perceber que não há por parte do governo atual, nenhuma proposta ou apoio para acabar com os privilégios, salários exorbitantes, aposentadorias privilegiadas e outros benefícios dos parlamentares, governistas, juízes.
    Continua a grande massa trabalhadora, sendo expiorada em benefício de alguns, que pensam somente em seu “próprio umbigo”.
    É a escravidão moderna, tendo continuidade. Entra governo, sai governo e a mentalidade egoísta é a mesma.
    A palavra de Deus diz: “Aí daquele que diz : Senhor, Senhor…, mas procede de maneira enganosa.”

  6. Post equivocado, e a maioria dos comentários idem. Como alguém já disse, esse instrumento existe em muitos países. Na França, por exemplo, a venda em “viager” permite que proprietários de um imóvel, sem herdeiros, o venda – normalmente a um particular, não sei se pode vender a uma pessoa jurídica – e ainda receba um “aluguel negativo” para morar no imóvel enquanto viver.

    (Tem até um caso famoso de Jeanne Calment, uma mulher que vendeu sua casa, quando tinha 90 anos, a um homem de 48. O detalhe é que ela viveu até 116 anos – recorde mundial de longevidade -, bem depois do homem, que não pôde desfrutar do imóvel).

    É um instrumento, que, se bem regulamentado, pode ser útil a uma parte da população – é claro, aqueles que têm um imóvel com um valor razoável de mercado – e podem ter um complemento confortável à aposentadoria. Eu, por exemplo, com 62 anos, estou aposentado e sou obrigado a continuar trabalhando, porque com o valor que recebo do INSS não posso me dar o luxo de parar. Eu moro num bom apartamento, de onde não gostaria de sair, mas se parar de trabalhar precisaria de vendê-lo para ter uma renda complementar. Isso, sim, é perverso. E afinal, o que eu, que não tenho herdeiros, faria com um belo imóvel depois de morto?

    Portanto, se quisermos denunciar esse governo fascista, que ele realmente é, vamos usar os argumentos corretos e não sair criticando a esmo, sem razão.

  7. É perturbador ver as atrocidades que esse governo quer impor ao cidadão pobre deste país, um país com tanta injustiça social, tanta miséria, a idéia agora é tirar o teto do idoso e de seus familiares, por que ele não aplica essa lei para a família dele ? Por que ele não abre mão de suas aposentadorias ? A hipocrisia transborda da alma desse cara.

  8. É isto que acontece quando um povo esquece do seu verdadeiro Deus e Messia e coloca a sua esperança, fé e adoração em um outro “messia” humano. Que Deus tenha misericórdia do Brasil porque entregaram o país nas mãos de um servidor do “anticristo” profetizado na Bíblia e da elite global ou seja da nova ordem mundial. ” Eu vim em nome do Padre mio e não me aceitaram mas outro virá em seu próprio nome e o aceitarão” “maldito homem que confia no homem e se afasta dos caminhos de Deus”.

  9. Diferente Ricardo says, do EUA e França como vc mesmo disse (que são idosos sem familiares)aqui no Brasil não é assim!..tu é mto mal informado…(não vem defender esse GOVERNO VAMPIRO , não brother)..isso é CRUELDADE!

  10. Kkk tomará que der certo o povo que votou nesse governo tem que se ferrar mesmo ,o banco vai disputar casa com velho,miliciano,traficantes so quero é ver kkk.

  11. O pior de tudo é ver que as pessoas ainda não enxergaram que não há necessidade de mexer no sistema de aposentadorias. Que o que precisa ser feito é cobrar das grandes empresas o iss que elas não vêm pagando. O povo não entenda que a previdência não aceita só de contribuição do trabalhador e que o trabalhador vem cumprindo com a sua parte religiosamente.
    Por que então, o trabalhador deve pagar a conta mais uma vez?
    Esse é um governo mentiroso, incapaz, corrupto e mal intencionado. Parte do povo brasileiro comprou essa mentira e todo o povo brasileiro vai colher o fruto podre.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome