Para Dilma, trabalhador pagará o verdadeiro pato das mudanças na Previdência

Jornal GGN – A presidente afastada, Dilma Rousseff, e seu ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, responderam, hoje (20), às dúvidas de internautas sobre as mudanças discutidas pelo presidente interino Michel Temer para o setor. De acordo com eles, é possível fazer as alterações necessárias ao equilíbrio do sistema sem tanto impacto para os trabalhadores.

“É exatamente o que vínhamos buscando no debate do Fórum do Trabalho e Previdência Social. As entidades de trabalhadores e de empregadores estavam debatendo com o nosso governo uma proposta que garantisse todos os direitos, sejam os direitos adquiridos, sejam as expectativas de direito, para assegurar a sustentabilidade do nosso modelo previdenciário, que é um dos melhores do mundo”, disse a presidente.

Dilma afirmou que a mudança na regra de aposentadoria é “o verdadeiro pato” e quem vai pagar a conta é o trabalhador. “Tenho escutado que querem alterar as regras para os atuais segurados da Previdência Social. Você já imaginou o que significa impor, de imediato, uma idade mínima de 65 anos para homens e mulheres, indistintamente?”. De acordo com a presidente, a regra 85/95 aprovada no ano passado protegia os direitos adquiridos. “Se vão acabar com ela, as consequências serão muito graves”.

Uma internauta compartilhou um caso pessoal, disse que a avó tem 77 anos e vive com a pensão do avô, mas gostaria também de se aposentar e desfrutar do próprio benefício. Dilma explicou a ela que “nas regras atuais, a sua avó poderia acumular a pensão com a aposentadoria. Já li na imprensa que autoridades do governo provisório criticam esse modelo. Dizem que não se pode acumular pensão com aposentadoria. Se mudarem a regra, muitos vão perder esse direito”.

Outra internauta perguntou sobre a desvinculação do salário mínimo nos valores pagos aos trabalhadores do INSS. “Hoje, quem ganha uma aposentadoria com o piso previdenciário tem garantida a vinculação com o salário mínimo, ou seja, quando o salário mínimo sobe, sobe a aposentadoria. 70% de todos os aposentados do País estão nessa condição. Se esse governo provisório fizer essa desvinculação, as pessoas mais pobres do País, que trabalharam a vida inteira, vão perder uma parte da sua renda. Vão perder o que hoje é uma conquista, o que é um retrocesso imperdoável”, responderam Dilma e Gabas.

A presidente mencionou o descaso com as agências de atendimento da Previdência Social, “que nós modernizamos para ampliar os serviços ao longo dos últimos anos”. “O ministro provisório disse que as agências são grandes espaços ociosos. Ele vai fechar as agências? Isso é um absurdo!!! Como acabar com espaços ditos ociosos, sem fechá-los? O que vão fazer então? Além disso, o desmonte da Previdência mistura num local só serviços e reconhecimento de direitos com natureza totalmente distintas. Os serviços previdenciários foram estruturados por nós ligando o rápido reconhecimento do direito às informações cadastrais”.

“Um exemplo: a Dona Maria que vai numa agência da Previdência em busca da sua aposentadoria, com os dados atualizados no cadastro, consegue o seu direito em apenas alguns minutos. Se misturar esse serviço com serviços assistenciais, completamente diferentes, não vai dar certo, vai criar uma confusão enorme!!!”. 

Leia também: Dilma e Juca falam com internautas sobre extinção do MinC

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Após um desastroso, ruinoso

    Após um desastroso, ruinoso governo, com inflação, desemprego e quebra da Petrobras, essa senhora vem falar de Previdência… O melhor que ela tem a fazer é aguardar os seis meses calada, analisando seus erros e examinando sua consciência. Se tivesse um pingo de respeito pelo povo, teria renunciado muito antes do impeachment.

  2. Vejamos, em 2016, o salário

    Vejamos, em 2016, o salário mínimo aumentou 11,70% passando de 788 para 880,00. Uau!!! Ocorre que a inflação do ano de 2015 foi de 10,67%. Ou seja o mínimo teve um aumento real de 1,03%. Ocorre que a inflação em janeiro de 2016 foi de 0,92% e por isso o aumento real ficou em 0,11%.  Isso é bom? – Em fevereiro a inflação gravou 0,90% e a mínimo perdeu portanto, 0,79%. Ou seja, o atrelamento da previdência ao mínimo parece ser algo bom, mas na prática apenas repoem a inflação para a partir do segundo mes haver perda real e isso no ambiente de 2 digitos anuais o que é calamitoso já.

    A previdencia paga mal porque ela foi criada com a intenção de ser tripartite, um parte sai dos salarios dos trabalhadores, outra das empresas e a terceira do governo. O governo não coloca de fato um centavo e sobra para as empresas e trabalhadores. As empresas repassam para seus preços finais e portanto quem arca com a previdencia são os trabalhadores em especial e a população como um todo. Não existe segredo.

    Os atuais trabalhadores com CTPS bancam a aposentadoria dos que estão aposentados hoje. Os trabalhadores daqui a 30 anos irão bancar os aposentados de então e assim sucessivamente.

    É por isso que a aponsentadoria nunca é um valor equivalente ao que o trabalhador tirava na ativa mas sempre um valor menor para que o sistema não esguarce de vez.

    Agora como fechar o buraco, e garantir a aposentadoria dos futuros aposentados sem tirar direitos ou, que coisa, expectativa de direitos, sem aumentar a contribuição, sem fazer com que as empresas dimitam em massa pelo custo da folha, dando aumento real??? – Qual a solução dadas pelos governos progressistas lula e dilma?

    A unica saida paliativa é aumentar o tempo para se aposentar, porque ao faze-lo menos pessoas entram no sistema. Essa conta fecha se houver crescimento de oferta de empregos. Então serão mais contribuintes e menos usuários o que tese permite aumentos qualitativos.

    Ademais existe o aumento da expectativa de vida, ou seja o profissional se aposenta e vive mais tempo da aposentadoria.

    Eu acho que essa mudança de tempo deve ser feita, obviamente não atingindo quem falta 1 ou 2 anos para se aposentar.

    Mas também acho que muitos hoje em dia adquirem planos de aposentadoria privados para melhorar sua renda quando se aposentar. É cada vez mais comum aposentados voltarem para a ativa e nesse caso, pagam a previdencia e por isso muitos optam pela contratação “sem carteira” para fugir disso.

    Por isso, entendo que deveria haver portabilidade. O trabalhador coloca o dinheiro que paga na previdencia oficial ou na privada a sua escolha. O dinheiro fica a disposição do governo para a previdencia mas o trabalhador recebe o acordado com o plano quando se aposentar.

  3. Eu não entendi. Se a regra

    Eu não entendi. Se a regra 85/95 ja estava valendo, qual ‘ reforma da previdencia’ a presidenta estava discutindo com os trabalhadores???

  4. Deixa bem claro quem

    Deixa bem claro quem representa o segurado.

    Não é a ponte para o futuro, nem o neoliberalismo tucano.

    Quem realmente representa os segurados e os menos favorecidos são os governos populares de Lula e Dilma.

  5. Um Estado para chamar de seu: a farsa da “herança maldita”

    Um Estado para chamar de seu: a farsa da “herança maldita” e o álibi para gastar (consigo)            

     ROMULUS                     SAB, 21/05/2016 – 04:06ATUALIZADO EM 21/05/2016 – 04:31

    Um Estado para chamar de seu: a farsa da “herança maldita” e o álibi para gastar (consigo)

    Segue abaixo análise extremamente sensata apontando todas as malandragens do gabinete do golpe – que chamo de “golpinete” – em seu pronunciamento acerca da revisão do déficit orçamentário. É um álibi mal-ajambrado para não fazer ajuste de verdade – ou pelo menos limitá-lo às vítimas preferenciais do “golpinete” no orçamento: o andar de baixo.

    Os ataques à fatia do orçamento que beneficia os pobres é uma perfumaria no ajuste fiscal necessário – conquanto fétida e vil. Assim, a malandragem do déficit inflado é na verdade o álibi do dos donos do poder – a velha direita patrimonialista – para gastar à vontade com o que realmente quer gastar. Ou com o que precisa gastar para manter-se no poder. 

    LEIA MAIS »

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador