“Seguridade Excludente – A aposentadoria que inspira o Brasil” é lançado no sábado (10)

Produção do GGN, documentário detalha o controverso modelo e mostra a experiência dos 930 mil aposentados do Chile que vivem o sistema capitalizado

Documentário SEGURIDADE EXCLUDENTE - A aposentadoria que inspira o Brasil, do GGN

Jornal GGN – “Seguridade Excludente – A aposentadoria que inspira o Brasil” é o documentário produzido pelo GGN sobre o sistema capitalizado de Previdência no Chile que será lançado neste sábado (10). A produção integra uma cobertura especial do GGN, #OExemplodoChile, que ao longo de dois meses acompanhou o cenário do país e trouxe uma série de reportagens especiais.

O documentário mostra como funciona o modelo de capitalização da Previdência, que o governo de Jair Bolsonaro quer instalar no país. O conceito foi criado no Chile nos anos 80, em plena ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), com uma equipe de economistas que trouxeram da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, a inspiração neoliberal.

E, por isso, decidimos ir ao Chile para aprender com o país a experiência prática dos 930 mil aposentados que hoje representam o empobrecimento da população: 80% deles, com um subsídio estatal criado há pouco mais de 10 anos, recebem menos que o salário mínimo, e 44% dos aposentados estão abaixo da linha da pobreza.

Na outra ponta deste controverso sistema, o documentário também explora como as empresas responsáveis por gestionar as contribuições dos trabalhadores, as chamadas Administradoras de Fundos de Pensões (AFP), acumulam riquezas.

O exemplo do Chile foi usado para diversos países na América Latina e no mundo, com a publicidade do Banco Central e de outras instituições, como o Fundo Monetário Internacional, no fim dos anos 90 e início dos anos 2000, modificarem seus sistemas de repartição solidária e adotarem a capitalização das contas individuais. Quase quatro décadas depois, os resultados mostraram o fracasso do modelo, que hoje pode ser aplicado no Brasil.

Leia também:  A nova reforma do governo: o orçamento base zero, por Antônio Augusto de Queiroz

O documentário com produção, roteiro e câmera por Patricia Faermann, edição de Nacho Lemus e coordenação de Lourdes Nassif será lançado no GGN amanhã.

A cobertura completa foi possível pelo financiamento coletivo do Catarse, e incluiu também uma série de reportagens que disponibilizamos abaixo:

Como a aliança entre liberais e militares na ditadura chilena mudou a Previdência

O falso milagre econômico: Chile, um exemplo do fracasso das capitalizações

Reuniões secretas revelam conflitos para Pinochet capitalizar a aposentadoria no Chile

Ditadura e desinformação: as promessas aos trabalhadores para capitalizar a Previdência no Chile

Quanto vale uma aposentadoria capitalizada: o exemplo do Chile

A introdução do neoliberalismo na Reforma da Previdência

A quem interessa uma aposentadoria capitalizada?

Quanto ganha o BTG com os aposentados no Chile e o fim do discurso do Banco Mundial

Brasil na contramão: Aposentadoria capitalizada fracassou no Chile e no mundo

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome