As novas regras para a publicidade infantil

Da Folha

REGRAS CLARAS
 
Monica Bergamo
 
O Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), ligado à Presidência da República, aprovou resolução que, na prática, proíbe propaganda voltada para menores de idade no Brasil. O texto, que o órgão considera ter força de lei, torna abusivo o direcionamento de publicidade a esse público, com a intenção de persuadi-lo “para o consumo de qualquer produto ou serviço”.
 
REGRA 2
Para o conselho, a publicidade infantil contraria a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente. O documento está na assessoria jurídica da Secretaria de Direitos Humanos e deve ser publicado nos próximos dias no “Diário Oficial”. Segundo a secretaria, passa a valer imediatamente. Deve servir de base para ações contra anunciantes e agências publicitárias. A resolução só libera campanhas de utilidade pública sobre alimentação, educação e saúde.
 
NOVA FRENTE
O Conanda sabe que mexe num vespeiro. Associações de anunciantes e empresas travam há anos batalha para impedir a aprovação de leis dessa natureza. A crença é a de que agora devem recorrer à Justiça para impedir que a decisão do conselho seja cumprida.

 

Redação

8 Comentários

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  1. Bravo!

    muito bom.  ASSINA DILMA!

    O PIG vai dizer que o Brasil vai fazer “controle estatal” da publicidade, que vai ser um “atraso”

    O Brasi lvai ficar atrasado  como a Suécia!

  2. Se essas regras tivessem sido

    Se essas regras tivessem sido criadas na década de 80 a Xuxa não existiria. Só por isso já teria valido a pena.

  3. Vai, Dilma

    Vai, Dilma, joga de novo pra torcida. Desvia o foco das burrices que fizestes na Petrobras, dos discursos mentecaptos, da simpatia bolivariana. Vai, Dilma, acaba com a indústria dos brinquedos, com os programas educativos, com os desenhos animados. Vai, Dilma, fecha o teu mandato com chave de ouro, quebrando fábricas e gerando desemprego. Vai, Dilma. Vai, mas não volta nunca mais.

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