O mercado bilionário explorado pelo marketing infantil, em documentário

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Consumo de crianças –  a comercialização da infância” é um documentário que mostra que os marketeiros têm interesse nas crianças por conta de seu poder de compra. Logo nos primeiros anos, o grupo de consumidores mirins pode injetar mais de 40 bilhões de dólares por ano na economia, tudo gasto com música, roupas, brinquedos e inúmeros outros itens.

Porém, é na influência que as crianças exercem no dinheiro empregado por adultos que está a mina de ouro da publicidade infantil. São aproximadamente 700 bilhões de dólares por ano, o equivalente à soma das economias dos 115 países mais pobres do mundo.

A produção foi feita em 2008 com apoio do Media Education Foundation. 

https://www.youtube.com/watch?v=plcVyx6V7ms

 

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A insanidade do liberalismo

    A insanidade do liberalismo do “Laissez-faire”

    Primeiro a sociedade, com base neste modelo, se tornou doente do consumo/hedonismo, depois passaram para as crianças “grandes potenciais consumidores”.

    O modelo faliu.

    1. e com um agravante

      que você não mencionou: isso num planeta em rota de colapso dos recursos naturais, em que a manutenção desse consumismo é insustentável e irresponsável . E, de quebra, sobram como “futuro da nação ” os monstrinhos egoístas, privilegiando o ter sobre o ser, numa sociedade já tão carente  de espírito comunitário

  2. Repetindo uma postagem do Antonio Ateu de 2013

    Repetindo uma postagem do Antonio Ateu de 2013:

    A Criança Como Alma do Negócio

    sex, 04/01/2013 – 19:00 – Atualizado em 06/01/2013 – 10:54
    Santiago Siqueira
    ANTONIO ATEU

    Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que meu filho acha que precisa de mais um tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos? Por que meu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular? Por que eu não consigo dizer não? Ele pede, eu compro e mesmo assim meu filho sempre quer mais. De onde vem este desejo constante de consumo?

    Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumas. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.

    Direção: Estela Renner
    Produção Executiva: Marcos Nisti
    Maria Farinha Produções

    Fonte original:`
    http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/Biblioteca.aspx?v=8&pid=40 acesso em 04/05/2011

    Segundo o site: “Permitida a reprodução para fins educativos e de informação, com indicação da autoria da
    matéria e do site do Instituto Alana, vedada qualquer utilização comercial ou com fins lucrativos”.

    Direção: Estela Renner
    Produção Executiva: Marcos Nisti
    Maria Farinha Produções

    O documentário “Criança, a alma do negócio” está disponível nos links abaixo:

    http://defesa.alana.org.br/post/28846064502/crianca-a-alma-do-negocio-mostra-como-no-brasil

    DVD original 2.6gb – documentário em formato iso para ser copiado em DVD

    .AVI 700mb – documentário em formato avi para ser visto no computador (resolução 720×480)

    .MP4 196mb – documentário em formato mp4 compatível com iPod e computador (resolução 320×240)

    .AVI 46mb – trailer do documentário em formato avi para ser visto no computador (resolução 320×240 )

    Diretor: Estela Renner
    Ano: 2008

     

     

    [video:http://youtu.be/ur9lIf4RaZ4%5D

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador