Di Caprio homenageia Sônia Guajajara; ministra e Lula participam de Assembleia dos Povos Indígenas hoje

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Guajajara recebeu prêmio de "heróica guardiã do planeta" por Di Caprio. Hoje, ministra e presidente vão a Conferência na Raposa Serra do Sol

Foto: Divulgação

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, foi homenageada pelo ator Leonardo Di Caprio, por sua atuação e trabalho de proteção aos indígenas brasileiros, em celebração pré Oscar, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Nesta segunda (13), a ministra e o presidente Lula participam de Conferência dos Povos Indígenas, em Roraima.

A homenagem dada à ministra ocorreu em pleno Green Carpet Fashion Awards, uma das festas que ocorrem antes do Oscar e que celebra a moda sustentável. Guajajara recebeu o prêmio de “The Healer”, uma referência a curador ou protetor.

“No Green Carpet Fashion Awards, tive a honra de apresentar o Healer Award à primeira Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, uma heróica guardiã do planeta”, escreveu Di Caprio, em suas redes.

A entrega do prêmio à Sônia foi feita no último dia 9, quinta-feira. “A Ministra Guajajara tem sido uma ativista ambiental ferrenha diante das graves ameaças aos povos indígenas, defendendo uma população brasileira de mais de 900.000 indígenas e suas mais de 300 culturas diferentes”, continuou.

Di Caprio anuncia estreitar colaboração com o Brasil

A celebridade, que criou a Fundação Re:wild, formada por pesquisadores para proteger o meio ambiente, a vida selvagem e os povos originários, também anunciou que irá “estreitar a colaboração com a ministra Guajajara e a nova administração do presidente Lula”, por meio da organização.

“Para ajudar a enfrentar as ameaças crescentes à sua casa-floresta, minha organização Re:wild lançou nosso Fundo Florestal da Amazônia em 2019 para aprofundar nossa parceria com Sônia e outros defensores indígenas na linha de frente com os quais estamos lado a lado. A Re:wild e seus parceiros estão agora trabalhando em estreita colaboração com a ministra Guajajara e a nova administração do presidente Lula para ajudá-los a implementar rapidamente as prioridades ambientais.”

Assembleia Geral dos Povos Indígenas

Nesta segunda, a ministra e o presidente Lula se dirigiram à a 52a Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima. O evento é realizado na Raposa Serra do Sol, com a participação de cerca de 2.500 indígenas de 9 etnias e lideranças de todo o país.

A assembleia teve início no último sábado (11) e se encerra nesta terça (14). Empenhados e atuando contra a mineração e ocupação de terras indígenas por garimpeiros ilegais, Lula e Guajajara introduziram diversas medidas de proteção dos territórios indígenas desde o começo do ano.

Uma delas foi a declaração do estado de emergência pública da terra Yanomami, alvo de invasão de mais de 20 mil garimpeiros em Roraima, com o estímulo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Foram realizadas ações em saúde e operação de expulsão dos garimpeiros.

Neste final de semana, 24 indígenas que realizam um trabalho de campo para a chegada do presidente Lula ao território Raposa Serra do Sol, receberam alertas de presença de garimpeiros que podem ameaçar Lula e Guajajara. A equipe de segurança presidencial está atuando para evitar riscos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Excesso de publicidade prejudica muito acompanhar o blog. Compreende-se a necessidade de financiamento mas faz afastar possíveis leitores. É intolerável as pegadinhas para cair na publicidade. Antes acessava com frequência, mas agora só eventualmente. Com isso há perdas para o blog

  2. Excesso de publicidade prejudica muito acompanhar o blog. Compreende-se a necessidade de financiamento mas faz afastar possíveis leitores. É intolerável as pegadinhas para cair na publicidade. Antes acessava com frequência, mas agora só eventualmente. Com isso há perdas para o blog

  3. Antes do golpe, os blogs que defendiam a democracia eram fortes e respeitados. A primeira providência do traidor e golpista Temer foi cancelar a merreca que esses blogs recebiam das estatais, dinheiro esse baseado na audiência de cada blog. Na verdade, era um por cento do que recebia Rede Globo de Televisão, eterna defensora dos fortes e opressores. Quando Lula tomou posse, pensei que uma das primeiras medidas seria botar as coisas no devido lugar, os blogs sujos receberem de acordo com sua relevância. Mas vejo todos eles passando o pires na mão, o governo os abandonou em troca de apoio dos Liras e União Brasil,todos com o punhal pronto para esfaquear as costas do Lula?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador