Governo tem 5 dias para explicar situação dos Yanomamis

O governo Bolsonaro precisa enviar informações ao STF sobre a situação nutricional, acesso a água potável, serviços de saúde e medicamentos fornecidos ao povo Yanomami.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Jornal GGN – Em decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, o governo Bolsonaro tem cinco dias para explicar a dramática situação do povo Yanomami, na Amazônia. A decisão de Barroso foi dada em resposta a ação movida pelo líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), em 15 de novembro.

O governo Bolsonaro precisa enviar informações ao STF sobre a situação nutricional, acesso a água potável, serviços de saúde e medicamentos fornecidos ao povo Yanomami.

Randolfe Rodrigues pediu ao Supremo que obrigue o presidente Jair Bolsonaro a tomar medidas de proteção aos Yanomamis. A ação se deu após denúncias de negligência do governo Bolsonaro no atendimento aos indígenas.

A situação do povo Yanomami foi denunciada em reportagem do Fantástico, da Rede Globo, mostrando sua situação de abandono e falta de ação do governo federal no combate aos garimpos ilegais, que são a maior ameaça à sobrevivência das comunidades indígenas da Amazônia.

O Ministério Público Federal, por seu turno, exigiu do Ministério da Saúde um reforço na assistência à saúde do povo Yanomami. O MPF de Roraima e Amazônia já computam mais de 20 ações sobre ataques de garimpeiros, omissão de socorro e morte de indígenas. As ações visam ampliar o número de profissionais de saúde que atendem aos indígenas.

O MPF pede, também, auditoria nas contas do distrito sanitário responsável pela saúde dos indígenas na Amazônia.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador