Amazonas com conhecimento de causa

Meu caro, evite comentários preconceituosos sem conhecer a realidade da região. Sou de Curitiba, moro há mais de 10 anos em Manaus e era completamente ignorante sobre os estados da região Norte, como você. Em particular o estado do Amazonas, com características continentais, e a capital Manaus, uma ilha no meio das florestas, possuem muitos problemas mas também muitas qualidades.

O Brasil como um todo é ignorante sobre o Amazonas, desconhece as gigantescas dificuldades de logística, energia e comunicação da região. Possui 61 municípios espalhados pelo interior, sendo que apenas 8 possuem acesso por estrada, os demais somente por barco ou avião. Poucos sabem que Manaus é praticamente uma ilha, com acesso pelos rios e via aérea, com apenas uma estrada ligando Boa Vista em Roraima e Venezuela. Possui uma política local viciada, com os mesmos nomes. Apesar disto tudo, Manaus possui o Polo Industrial com mais de 500 indústrias e cerca de 2 milhões de habitantes na região metropolitana.

….A população de Manaus e principalmente do interior do estado é muito humana, acolhedora. A maior parte da população se alimenta de comida saudável, à base de peixes da região, e muito poucos possuem o hábito de fumar, por exemplo. Somente há poucos anos a cultura sulista chegou com força através das TVs e suas novelas, trazendo o consumismo para cá. Hoje já se percebe que os mais novos trocaram o suco natural por refrigerantes e a alimentação passou a ser padrão franquias comerciais. Existe uma mistura de gerações de índios, caboclos, sulistas e europeus que mostra uma população diversa, até certo ponto ingênua, mas de bem com a vida.

Se os políticos da região ainda são coronelistas, é porque a sociedade brasileira deixou os estados das regiões Norte e Nordeste abandonados por muito tempo – principalmente na época dos chamados territórios. Somente nos últimos anos os investimentos federais aumentaram nestas regiões e a população passou a ter um padrão de vida melhor, mas ainda insufuciente. E toda e qualquer mudança social e política demanda tempo para conscientização da população e para a formação de novas lideranças.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador