Paulo Guedes, a goiabeira na economia, por Luis Nassif

A retórica de Guedes é a da lacração, as frases de impacto sem nenhuma fundamentação mais sofisticada, montadas de orelhada. E mostra também a lógica de um país atrasado em todas as frentes, especialmente em relação a Petrobras.

Certa vez a Globonews convidou Armínio Fraga e Guido Mantega para um debate sobre economia. A intenção óbvia era permitir que o brilhante Fraga, o homem que trabalhou para George Soros, que conhece as entranhas dos mercados, arrasasse o pobre Mantega, economista visto como limitado até por sua escola de pensamento.

Para surpresa geral, Mantega expos de maneira clamorosa a falta de conhecimento de Fraga sobre fatos econômicos internos e internacionais contemporâneos. Fraga não conseguira sair dos limites do padrão compro-vendo de ativos financeiros.

Paulo Guedes é pior.

Sua fala sobre o gás, colocando a Rússia na condição de país não produtor mostra uma ignorância à altura dos piores Ministros de Bolsonaro. A Rússia não é apenas o maior produtor de gás do planeta, como Guedes não acompanhou sequer as discussões sobre o gasoduto Russia-Alemanha, com profundas implicações geopolíticas.

Comportou-se como o inacreditável Ministro da Educação, que confundiu R$ 500 mil com R$ 500 milhões e, quando os jornalistas manifestaram estranheza com o valor, atribuiu o milagre da redução ao gênio de um assessor que acabara de ser nomeado.

Trata-se de uma ignorância crassa, bem de acordo com esses tempos de terraplanismo, de palpites leigos e de lacração. E fica mais chocante quando se compara com economistas históricos, como Celso Furtado e sua visão sistêmica de desenvolvimento, ou de Otávio Gouvea de Bulhões e Roberto Campos discutindo a organização das economias no pós-guerra.

A retórica de Guedes é a da lacração, as frases de impacto sem nenhuma fundamentação mais sofisticada, montadas de orelhada. E mostra também a lógica de um país atrasado em todas as frentes, especialmente em relação a Petrobras.

O excesso de pragmatismo político do PT expôs de maneira inédita a Petrobras, abrindo espaço para o ativismo político da Lava Jato. Depois, a compressão dos preços, ao mesmo tempo em que a Petrobras era incumbida do enorme desafio de explorar o pré-sal, permitiu que uma enorme manipulação midiática vaticinasse a quebra da empresa – enquanto a Petrobras colocava com sucesso, no mercado americano, por investidores bem informados, que sabiam que os problemas enfrentados pela empresa eram passageiros. Por aqui, escondeu-se até os impactos da queda do preço do petróleo nos resultados da empresa, afim de maximizar as denúncias de corrupção

A estratégia posterior, de Pedro Parente, foi tratar a Petrobras como uma empresa privada, que só presta contas a seus acionistas. Cometeu-se essa loucura, dos preços internos acompanhando os mercados internacionais, e aumentaram-se substancialmente os preços dos derivados, inviabilizando o gás nas casas de menor renda, voltando-se aos tempos da lenha.

Agora, Guedes diz que o preço do gás é caro por culpa do monopólio da Petrobras. E se propõe a reduzir 6 vezes mediante a mera mágica da privatização.

Qual a diferença de Guedes e de outros espécimens do zoológico bolsonarista, como Damares e Weintraub?

Não adianta. É um pais atrasado, com uma opinião pública sub-informada, massa de manobra para qualquer demagogo de plantão.

Como bem lembrou o economista Rogério Werneck, hoje no Estadão, foi o terrorismo de Guedes que travou os investimentos na economia. Se o país pode acabar se a reforma não for aprovada, quem vai se arriscar a investir?

Ou seja, o fator estultice está precificado na queda do valor Brasil no mundo. Aliás, relativamente precificado porque diariamente estão sendo batidos todos os recordes de idiotice institucional.

Luis Nassif

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Guedes só entende de parasitismo…
    é economista que só colhe lenha de árvore caída

    E como se não bastasse, pasmem, desconhece dinâmica do parasitismo:

    quando a prosperidade dá sinais de que está vindo a prestações, os investidores fogem

  2. “Parabéns” para todos que se recusaram a ver que com a derrubada de Dilma e PT, PT, PT foi embora a última resistência ao fanatismo antissocial e religioso.

    São estes os “liberais”, os “conservadores”…

    Agora é respirar fundo, tentar sobreviver, juntar os cacos, acumular forças, e definitivamente, saber com quem está lidando.

  3. O Brasil só tem solução se o Bolsonaro pedir o boné e renunciar. Espero que a greve geral do dia 14 seja forte, ao ponto de criar um movimento irreversível que pressione esse traste a criar juízo e pular fora. Caso contrário o país será destruído e nem ruínas sobrarão. Isso é um a certeza absoluta.

  4. Concordo com o teor do artigo, mas me parece que não é só de estupidez que se movimenta Guedes. Usar a economia real e o desemprego como reféns para passar a Capitalização da Previdência, o ajuste fiscal como desculpa para destruir Universidades esconde a defesa de interesses . A capitalização da Previdência é o sonho do sistema financeiro. Afinal seriam bilhões e bilhões a disposição dos bancos. O sucateamento da Universidade vem junto com o desvio das verbas para o Sistema Privado de Ensino. E a paralisia da produção de conhecimento com as pesquisas num mundo onde o que manda é o conhecimento é a condenação do país à submissaõ. Num país, onde o Estado é o grande investidora famigerada PEC do Orçamento de Serra visou imprimir na lei as amarras para não permitir que o Estado tenha poder de atuar na economia. Ao capital produtivo prometeram a Reforma Trabalhista, a desoneração da folha e o fim da contribuição previdenciária e a anistia das dívidas e usam como chantagem o mesmo desemprego que estimularam. Segundo eles o desemprego é otimo para flexibilizar as leis. Aos ruralistas a nossa biodiversidade.
    Vou discordar de Nassif que tenha sido o pragmatismo político do PT que tenha excitado os descaminhos da Lava Jato no ataque a Petrobrás. Foi a potencialidade do Pré sal e o olho gordo dos interesses externos que criaram a Lava Jato. Desde de Snowden sabemos da espionagem sobre a Petrobrás. Num último ato a Lava Jato costura um acordo onde a Petrobrás é obrigada a abrir seus segredos e seus dados para um Departamento de Justiça Americano, que o entregará para as concorrentes. Isto mostra explicitamente que Cerveró, e Paulo Roberto Costa, ( obviamente corruptos) foram apenas a cortina de fumaça que levou a Petrobrás a colocar em sua presidência o grande defensor dos acionistas de Wall Street, Parente, e agora este que está aí para terminar o trabalho.
    Em resumo a ignorância de Guedes e de seu Chefe, não é só trapalhada mas sim é sacanagem mesmo.

  5. Em uma dessas palestras pouco produtivas em um sindicato patronal, tive a oportunidade de ver esse Fraga. Um dos diretores o questionou sobre uma questão técnica. Deu para ver que o pateta não tinha a menor noção do que o tal diretor falava. Mas manteve o pokerface. Nem isso o thutchuco sabe, apesar de ser um jogador que sempre espera a “grande jogada” como a da Previdência que vai resolver tudo.

  6. Guedes é a verdadeira figura do jabuti em cima do poste. A diferença é que sabemos quem o colocou lá: rentistas, banqueiros e empresários. Para os apaixonados pelo sistema de trabalho nos EUA, sugiro assistirem ao documentário sobre a construção da barragem Hoover, nas décadas de 20 e 30. Aprenderão como a economia americana trata seus trabalhadores.

  7. A estupidez dessa turma na verdade é esperteza…….
    Todos os lances são a favor do mercado, dos abutres que sugam os recursos do país, ninguém rasga dinheiro ali,…..
    A estupidez é alastrada pela mídia assassina, quadrilheira e corrupta, que escolheu dar lacaio dos abutres, por interesses próprios….
    Ou o povo acorda ou será transformado em escravo pelos novos senhores…
    E a mensagem enigmática da fudesp na paulista foi coisa de lojistas????
    Aliás, sexta feira, dia desses canalhas rodopiarem mais que pião, celebrando o caminhão, e reservando seu lugar no inferno, pra onde esses imbecis merecem ir …..

  8. Paira uma dúvida: de onde o mercado de ações está tirando todo o otimismo que permeia o ibovespa? Obviamente teremos um abismo econômico pela frente, mas a bovespa ainda não entrou no “modo venda”.

  9. Nassif está cada vez mais nervoso. Cuidado com a síndrome “Paulo Henrique Amorim”.
    A propósito, porque tanto eufemismo em se tratando do governo anterior(?): “O excesso de pragmatismo político do PT expôs de maneira inédita a Petrobrás…”.
    Excesso de pragmatismo? Temos outro nome para isso.
    Nosso País é um pêndulo inacreditável. Bolsonaro é só um “freio de arrumação”. Eu sinceramente espero que, nesse longo aprendizado, possamos seguir a rota do equilíbrio nas próximas eleições.
    Mas não vamos conseguir isso pintando o Apocalipse.

  10. Você nem entendeu o que Nassif falou, mas se acha. Quem pinta o Apocalipse é Paulo Guedes, não Nassif. Quem fez biquinho e disse que faz as malas pra Miami se a galinha dos ovos de ouro não for entregue ao mercado? Quem diz que sem a reforma da previdência não existe Brasil? Menos mimimi e mais ação, por favor.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador