Antes necessária, reforma política se tornou urgente, diz Eric Nepomuceno

Do Calle 2

‘A reforma política, que era necessária, virou urgente’

Nas últimas semanas, o jornalista, escritor e tradutor Eric Nepomuceno concedeu entrevistas e participou de eventos, inclusive ao lado do ex-presidente Lula e do compositor Chico Buarque, declarando-se contrário ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. Um dia após a Câmara dos Deputados ter aprovado a continuidade do processo contra a presidente, o intelectual conversou com a Calle2. “Foi um circo de horrores”, afirmou, referindo-se aos votos dos deputados.

“Foi uma confirmação do óbvio. Precisamos de uma reforma política. Mas essa reforma depende justamente desse circo de horrores, como vamos confiar? Quem, em tese, deveria fazer essa reforma é esse bando de delinquentes. É uma coisa ridícula.”

Nepomuceno critica também o baixo número de deputados que são eleitos de forma direta. Segundo levantamento da própria Câmara, apenas 36 dos 513 deputados federais foram eleitos com os próprios votos – o restante precisou da ajuda de votos recebidos por outros candidatos do partido, por meio do coeficiente eleitoral.

“Nós temos no Brasil a pior legislatura dos últimos 36 anos. Desde a volta da democracia não havia nada parecido”, afirma o escritor. Ao mesmo tempo, Nepomuceno reconhece que não há como governar sem formar uma maioria no Congresso.

“Como o PT não iria fazer alianças? Sem alianças você não governa. Com esse sistema político atual, você precisa de alianças para governar. E se você faz aliança com o PMDB, o resultado é esse. São vícios de origem do sistema político brasileiro, que precisa ser reformado. Mas quem vai reformar? Ninguém espera que os ratos se condenem”.

O escritor, que foi amigo de grandes nomes como Gabriel García Márquez e Eduardo Galeano (leia mais abaixo), não aposta muitas fichas que a situação possa ser alterada. “A chance de reverter o impeachment no Senado é muito pequena, temos que começar a pensar. Devemos pensar em como resistir, por um lado, e como preservar o que foi conquistado e não foi perdido ainda. E 2018 vem aí”.

A temperatura política exaltada, com relatos de pessoas vestidas de vermelho sendo agredidas nas ruas, também chamou a atenção do intelectual. Ele jantava com seu amigo Chico Buarque, em dezembro passado, quando foram abordados e hostilizados nas ruas. “Tenho 67 anos e não lembro de ter visto um clima exacerbado a esse ponto no Brasil. A direita saiu do armário. Havia um ódio reprimido e esse ódio foi desatado.”

Para ele, a diferença entre o impeachment – movido, em sua avaliação, por uma vingança pessoal do presidente da Câmara, Eduardo Cunha – com o golpe militar de 1964 é que “agora não precisamos mais das forças armadas para derrubar um governo legítimo e constitucional. Contamos com setores da Polícia Federal, setores do Poder Judiciário absolutamente parciais e facciosos e, como em 1964, você conta com a unanimidade da grande mídia hegemônica − principalmente a Rede Globo.”

Seguindo a tendência de acadêmicos como Reginaldo Nasser, professor da PUC-SP, e João Feres Júnior, professor da UERJ, Nepomuceno afirma que não dá mais entrevistas para a Rede Globo, os jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo, além da revista Veja.

Durante a sessão do impeachment, o deputado Jair Bolsonaro dedicou seu voto ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, presidente do DOI-CODI do II Exército entre 1970 e 1974. A Comissão da Verdade, órgão que foi responsável por investigar os crimes contra a humanidade cometidos pelo Estado brasileiro entre 1946 e 1988, apontou que Ustra foi responsável pelo crimes de execução, tortura e ocultação de cadáver. Pelo menos 60 pessoas morreram no DOI-CODI durante a estadia de Ustra, que costumava orientar as sessões de tortura e esteve envolvido na tortura da então estudante Dilma Rousseff. Nepomuceno classificou Bolsonaro como “uma figura asquerosamente grosseira”.

Para o intelectual, a pior herança da ditadura militar, além da corrupção, é a impunidade. “O Brasil é o único país que não revisitou o passado e que não deu Justiça às vítimas. O empresariado se beneficiou enormemente (da ditadura), as grandes construtoras que hoje estão em julgamento surgiram no período do regime militar. A consequência é que, durante o regime militar, a maior parte das vítimas de assassinatos e torturas eram pessoas de classe média envolvidas na resistência armada ou não.

‎Se você observar hoje o comportamento da Polícia Militar nas ruas, der uma olhada no que acontece nas delegacias de polícia de qualquer lugar desse país, aqueles métodos da ditadura hoje são praticados cotidianamente contra pobres, negros, periféricos e abandonados.

‎Quer dizer, criou-se a cultura da impunidade para a violência do Estado sobre cidadãos brasileiros.”

“Quando você traduz, vê a paisagem por dentro e não pela janela do trem”

Além de escritor com obras publicadas no Brasil, México e Espanha, Nepomuceno traduziu para o português alguns dos autores da língua espanhola mais importantes do século XX, como Eduardo Galeano, Gabriel García Márquez e Julio Cortázar. Ele conta que começou no ofício quando morava em Buenos Aires, nos anos 1970, para fazer uma ponte entre o Brasil e seus novos amigos. “Eu comecei a traduzir assim, por afeto, para que os amigos daqui conhecessem os amigos de lá.”

Seu trabalho como jornalista na revista Crisis, importante revista cultural dirigida por Galeano entre 1973 e 1976 edisponível nesta hemeroteca online, fez com que conhecesse muitas dessas importantes figuras da literatura. Em 1974, Nepomuceno lembra que recebeu uma ligação daquele que viria a ser o Prêmio Nobel Gabriel García Márquez: “Ele ligou me encomendando um trabalho para ser feito de maneira clandestina no Chile do General Pinochet, que era escrever uma série de reportagens e fazer entrevistas com a resistência política – não a armada – da ditadura. Esse trabalho foi feito e a gente manteve um contato distante até que, em 1978, nos conhecemos em Cuba. Quando eu mudei para o México, em setembro de 1979, a gente se encontrou e não se desgrudou mais até a sua morte em abril de 2014”.

Já Galeano, falecido 2015, teve mais de 15 livros traduzidos para o português pelo antigo colega de redação. Atualmente, Nepomuceno está finalizando a tradução do livro póstumo de Galeano “O caçador de histórias”. “O Eduardo não foi meu amigo, foi meu irmão mais velho, eram laços além de amizade.”

Nepomuceno acredita que os brasileiros leem muito pouco as obras dos nossos países vizinhos − e que o Estado brasileiro falha na divulgação da cultura nacional, além de nossos escritores não terem interesse em serem publicados na América Latina.

Juan Villoro (México), Samantha Schweblin, Juan Forn e Hector Tizon (Argentina), Sergio Ramirez (Nicarágua), Eduardo Heras León (Cuba), Augusto Monterroso e Rodrigo Rey Rosa (Guatemala) e Alejandra Costamagna (Chile) são alguns escritores que o autor brasileiro destaca e que são pouco conhecidos e traduzidos em terras nacionais.

“O autor daqui quer ser editado na França, Alemanha, Inglaterra, o que eu acho ótimo. Mas não tem o menor interesse em ser editado no universo que a gente pertence, que é o universo latino-americano. Nós somos o único país que eu conheço que se refere aos vizinhos como latinos, como se nós fôssemos nórdicos ou austríacos.”

 
Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Qual delas?

    De fato, o que não faltam são ideias para uma reforma política.

    O grande problema é a miríade delas, cada uma incompatível com as demais.

    Como extrair desse balaio uma reforma política que possa ser funcional?

    Quanto mais sonhar com uma reforma política que venha a premiar uma maior participação democrática da sociedade.

    Fora de questão.

    Skip

     

  2. Os votos próprios não são a solução

    Há uma forma simples de assegurar que todos os deputados sejam eleitos com os próprios votos: o chamado distritão.

    Mas esse sistema eleitoral é condenado por unanimidade pelos cientistas políticos. As razões são várias; uma delas é que, na prática, acaba com a lógica partidária e exacerba o personalismo. É cada um por si.

    O fato de poucos deputados terem alcançado o quociente eleitoral para se elegerem significa que os demais eleitos tiveram de contar, de alguma forma, com a força da legenda. Será isso algo ruim?

    Não é aí que está o problema.

    1. O problema do voto distrital

      O problema do voto distrital é a exacerbação do paroquialismo que já é uma das desgraças já manifestadas na votação do impeachment. 

      1. No entanto, o deputado e senador é eleito por por um partido,

        depois ele muda de partido e não devolve o mandato para o seu partido. Veja o caso da Marta Suplicy, Alessandro Molon, Cristóvam Buarque, só para ficar entre os que deveriam ser os mais éticos.

  3. cheio de razão

    O escritor está cheio de razão. O sistema politico não funciona porque não é para funcionar.

    Quem vai propror algo bom e correto! 

    Essa turma do “voto pela minha familia, por Deus etc ” é que não é.

    Eles são os grandes beneficiados!!!

  4. Eleições?

    Quando na “jornada de junho” de 2013 o governo propôs uma Constituinte Exclusiva para a reforma política, o PMDB, o Congresso e as ruas não apoiaram a proposta. Havia possibillidade da ruas apoiar a proposta, mas nada aconteceu. 

    Hoje essa proposta é uma utopia. Qual deputado e senador aceitaria essa intenção? Somente os prgressitas.

    Eleição agora? O resultado será um aumento expressivo do PSOL e do PC do B e a quase a aniquilação do PT. Um crescimento do Rede, que está mais para cento-direita. O composição final do novo Congresso  será a direita ´maior e  justiicada pelo grande votação que teve. A esquerda será uma minoria nesse proximo Congresso.

    Resumo da Opera, o Brasil irá regressar 60 anos nas políticas sociais. 

     

  5. Desde o artigo do bode,
    Tenho dito por aqui Que a reforma era condição sine qua non para termos um país e que o PT poderia comandar o processo SE QUISESSE.
    Não quis. .. Pelo visto fixou preocupado demais Com a inclusão dos excepcionais nas escolas normais. Importantíssimo! Agora não serão apenas os excepcionais sem matricula e sim todos. obrigado minoria.

    A respeito do comentário do Flávio. Personalismo é o que precisamos no momento porque o contraponto a isso é a própria existência do baixo clero.
    Então, ao concluir SE O personalismo na política seria ruim temos que colocar o que ele substitui. E isso entraria no ligar do baixo clero.

    Outro ponto é que temos que diminuir a classe política. Tem que ser 300 e isso é impossível de se realizar Sem uma assembléia fora do Congresso.

  6. Único jeito disto acontecer:

    É a população invadir o Congresso Nacional e jogar tudo no chão. Estilo estudantes invadindo reitorias universidades afora.

  7. depois de ler um texto lúcido

    depois de ler um texto lúcido desses, só resta dizer que a reforma

    é mesmo muito necessária, mas só se concretizará com muita

    participação popular…

  8. Reforma Política

    São apenas três regras apenas que precisam ser introduzidas que, em vigor, de uma eleição para outra extirparia 90% dos analfabetos e corruptos do Legislativo e Executivo:  

    1ª proibição de financiamento de campanha por pessoas jurídicas e limitação por pessoas físicas;

    2ª Exame de Conhecimentos Gerais para habilitação eleitoral – carteira de candidato (pois é inadimissível representante que não saiba localizar geograficamente os Estados brasileiros, os países, que não entenda de Direito Constitucional, que não saiba somar, escrever…).

    3ª Proibição da contratação de cabos eleitorais (o apoio político precisa ser voluntário), contratação de mídia (tv, rádio, revistas…). 

  9. Reforma Política

    A participação popular nesse processo é importantíssima. Temos o exemplo recente da lei da ficha limpa, que rapidamente foi assimilada, tornando-se norma jurídica altamente influenciadora das relações político-partidárias. Dessa forma o objetivo da reforma deve levar em conta o fortalecimento das instituições partidárias, de tal forma que venham a congregar e unir visões e opniões que se coadunam,  além de fortalecer a participação direta do eleitor no processo decisório. Uma sugestão para uma lei de iniciativa popular seria a Lei de responsabilidade partidária, que tornaria os partidos responsáveis pelos desmandos dos seus representantes e, desse modo, serem também punidos até com a perda de mandatos, conforme for o nível e a abrangência dos desmandos dos seus corresponsáveis. Ou seja, quanto mais éticas, confiáveis e isentas de conspirações forem estas instituições, mais gente honesta terá a confiaça de se unir aos seus ideais e objetivos.

    1. Reforma Política Urgente…..
      A Sociedade Brasileira não aceitará novamente pagar o pato pelas mazelas dos políticos brasileiros. Querem imputar a nós trabalhadores, a responsabilidade da crise financeira que o estado brasileiro chegou. Não vamos aceita mais isso.. A resposta foi dada agora nas urnas. Temos que fazer uma reforma politica urgente, com a diminuição dos números de deputados federais e senadores, bem como as retiradas de mordomias de pagamento de moradias e até verba de gabinetes.. Primeiro eles, políticos, terão que fazer a sua parte para o país e depois iniciaremos a discussão sobre a previdência no geral. Como sempre fazem,  colocam uma discussão a frente para a sociedade, no intuito de tirar a atenção para o que realmente tem que ser feito neste País. Acabar com tanta mordomia e esta quadrilha que a anos estão no poder. Acabar com a releeição para todos os cargos, extinguindo assim essa verdadeira carreira política de deputados e senadores a anos no poder fazendo conchavos e acordos para se perpertuarem no poder. Não vamos aceitar esse ministro porquinho do governo se passar como o baluarte da ética e dizer o que tem fazer ou deixar de fazer as coisas. Respeitem o povo brasileiro pois a paciência ACABOU….

    2. Reforma Política Urgente…..

      A Sociedade Brasileira não aceitará novamente pagar o pato pelas mazelas dos políticos brasileiros. Querem imputar a nós trabalhadores, a responsabilidade da crise financeira que o estado brasileiro chegou. Não vamos aceita mais isso.. A resposta foi dada agora nas urnas. Temos que fazer uma reforma politica urgente, com a diminuição dos números de deputados federais e senadores, bem como as retiradas de mordomias de pagamento de moradias e até verba de gabinetes.. Primeiro eles, políticos, terão que fazer a sua parte para o país e depois iniciaremos a discussão sobre a previdência no geral. Como sempre fazem,  colocam uma discussão a frente para a sociedade, no intuito de tirar a atenção para o que realmente tem que ser feito neste País. Acabar com tanta mordomia e esta quadrilha que a anos estão no poder. Acabar com a releeição para todos os cargos, extinguindo assim essa verdadeira carreira política de deputados e senadores a anos no poder fazendo conchavos e acordos para se perpertuarem no poder. Não vamos aceitar esse ministro porquinho do governo se passar como o baluarte da ética e dizer o que tem fazer ou deixar de fazer as coisas. Respeitem o povo brasileiro pois a paciência ACABOU….

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador