Jornal GGN e iG lançam o Espaço Democrático, para expor o que pensam os partidos brasileiros

A radicalização política tem sido um fator de atraso para o país. E tem prejudicado a grande riqueza da internet e das redes sociais, ao impedir o embate de ideias no campo programático.

Nesse clima de guerra, crescem os operadores e templários dos partidos, e perdem relevância os atores principais, os formuladores de ideias e propostas.

O Jornal GGN e o Portal iG uniram-se para criar um espaço de mediação, com o objetivo de trazer a discussão para o campo das ideias e dos projetos de país.

Por isso, foi criado o Espaço Democrático iG-GGN, um blog no qual os principais partidos  políticos brasileiros – inicialmente PT, PSDB e PSB – exporão suas propostas sobre os principais temas políticos.

Não se trata da voz oficial do partido. Mesmo porque aconteceram profundas transformações no país nas últimas décadas, muitas mudanças pós-manifestações de junho obrigando todos os partidos a se debruçar sobre o cenário atual, tentar entender os novos tempos e levantar ideias, que serão aprofundadas com o tempo.

Cada um dos partidos convidados indicou intelectuais alinhados com as ideias do partido, mas com liberdade para propor ideias por conta própria.

Cada partido ganhou um perfil no Portal GGN – com o nome de Campo de Debate do PT, Campo de Debate do PSDB e Campo de Debate do PSB.

Os debates serão distribuídos inicialmente por quatro semanas, explorando os seguintes temas:

1.    Reforma Política

2.    Educação

3.    Política Econômica

4.    Combate à Pobreza

Os artigos dos partidos ficarão no endereço: Espaço Democrático .

Cada tema será agrupado em um Mutirão, que agregará todas as informações sobre o assunto e contará com a participação de outros atores.

No caso da Reforma Política, o Mutirão está no endereço Mutirão da Reforma Política.

Esse tema terá também um Campo de Debate dos Advogados, com artigos de representantes da OAB nacional que discutem o tema.

Os endereços dos Campo de Debate dos partidos é o seguinte:

Campo de Debate do PT

Campo de Debate do PSDB 

Campo de Debate do PSB 

Campo de Debate dos Advogados 

No corpo de cada post tem o link para o Mutirão do tema e para o Espaço Democrático. Pode-se chegar ao Espaço Democrático passando o cursor na editoria Política.

Clicando no nome do comentarista, vai-se até o blog de cada partido ou organização.

 

 

Luis Nassif

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Portal IG

    O portal IG é um dos que mais deturpam as noticias sobre o Governo e o PT. Omitem descaradamente as opinões favoraveis sobre noticias do Governo. Penso que o Nassif foi convidado para participar desse projeto, com o objetivo de ampliar audiência, assim penso eu. 

  2. Pergunta: o que pensam os partidos políticos?

    O que pensam os partidos políticos?

    – Resposta muito fácil, pensam o que os marqueteiros dizem que devem pensar, né?

    Agora, o que pensa cada candidato?

    – Ganhar a eleição.

    O que pensam o candidato já eleito?

    – Onde será que está a geladeria? (fazer boquinha com o dinheiro do erário).

  3. Que bom, pelo menos uma

    Que bom, pelo menos uma tentativa de desenfrear essa coisa ruim que virou a Internet, onde para alguns todo mundo e’ fdp e para outros tantos todo mundo e’ troll, onde o dissenso que e’ prima dona da democracia deixa de existir.

    O debate civilizado deixou de existir na rede, tanto la como ca o que se ve sao agressoes fortuitas, nao pensadas, que nos arrastam para um laboratorio de Pavlov. Nem estamos mais lendo e interpretando os conteudos, nossas respostas ja vem com saliva.  

  4. Ola bom dia
    Bem olhando o

    Ola bom dia

    Bem olhando o estado brasileiro, a forma como voi concebido, não funciona e ou funciona mal. E esse formato so vem piorando depois da republica, Pois os atores, executivo legislativo e judiciario, nao conseguem realmente se entender, pois nenhum deles olha  e  ou visa, primeiro o bem do estado, segundo o bem da coletividae, cada ente primeiro olha para o seu interesse. Onde nos vemos todos os dias essas posiçoes. Bem realmente olhando para o pais vemos alguns absurdos que somente acontesse aqui tas como, vereadores remunerados, judiciario hereditario e executivos com a mao na bola ?? E tudo normal,  as pendengas sâo so para ver quem se da menhor vide a ação 470. Temos que fazer uma releitura de os donos do poder, para por os novos atores socias no bolo, mais com dignidade. Não os escamoteando. O Brasil tem e ou sofre de letargia, profunda alem de que não consegue planejar muito bem, vejamos. Aboliu a escravidão mais so solucionou o problema 50 anos depois, Criou-se a republica sem partidos politicos, e tambem porque aboli-se a escravidão. Bem ao longo da republica vemos que nao temos partidos, 30 ha ha ha ha comico. E que essas estruturas partidarias, sao do imperio, com seus partidos regionais so assim se explica o PMDB. Odeio o PMDB mais realmente e o partido mais brasileiro (com sua cara ) com seus regionalismos e sub regionalismo. E nessa discussão ele ainda não esta incluido. Nao vi sua proposta. Depois temos que acabar com as Faculdades de JEITINHO, aprendendo a planejar, o organizar, tudo pois nascenos com esse gens, talves inventar uma vacina para currar esse povo? A cabar com o nosso complexo de vira lata, talvez reler Darci Ribeiro, para encontrar, uma resposta e ou uma nova proposta, de sociedade. E ou importar o  modelo Ingles de sociedade. Penso que o Alter- EGO portugues e o Ingles. So tenho um medo e que como na maioria das vezes em se tratando de pensar BRASILEIRO pensarmos errado.

  5. Insuportável

    Nada mais insuportável do que o comentarista escrever um longo libelo e na hora de salvar a página indica fora do ar ou algo parecido.

    Foi o que acabou de acontecer, e perdi todo o comentário.

    Então vai um super resumo do que tinha escrito:

    1) Plataformas e propostas dos partidos são amplamente conhecidos por todos e estão expressas e registradas em cada uma das campanhas majoritárias. O problema é qual o motivo que elas não não respeitadas ou implementadas.

    2) Espero que a proposta do IG/GGN  abra a possibilidade de que os comentaristas participem e também interajam com os ideólogos dos partidos e siga o reclamado por Nassif :

    “tem prejudicado a grande riqueza da internet e das redes sociais, ao impedir o embate de ideias no campo programático.”

     

  6. Maravilha! Precisamos de

    Maravilha! Precisamos de civilidade, não de truculência e ignorância. Esse espaço de discussão política é essencial para o fortalecimento de nossa democracia. E que esse ciclo de discussões se feche com um seminário onde se discuta o Brasil , pressionando por uma reforma política real e eficaz.

    Muito bom que um grande portal como o IG se associe com um jornalista comprometido com o nosso pais como o Luis Nassif para militar em favor do fortalecimento da democracia no Brasil. É isso que se espera da instituição imprensa.

    Saudo a iniciativa com com um verso de Ezra Pound (tradução de Augusto de Campos):

    ¨galgo torres e torres

    para vigiar a terra bárbara”

  7. Huffington

    Agora que a Veja vai se aliar no País com o Huffngton Post — aquele que a Conversa Afiada diz ser sua inspiração — será cada vez mais importante ficar atento a oportunidades para cooperar e integrar esse tipo de espaço. Eu pessoalmente acha o HuffPo um fator na idiotização (?) do público leitor …

  8. Bincadeira de roda

    A participação dos ideólogos dos partidos no “Espaço Democrático” começou muito mal.

    O PSDB disse:

    ” Durante mais de dez anos, a aliança política atualmente no poder reuniu todas as condições para promover o debate nacional, aprovar e implantar as mudanças no nosso sistema de representação, capazes de fortalecer a democracia e o modelo eleitoral brasileiro. O que se viu na prática? Nada.

    O PTdisse:

    “Mas há uma outra barreira, dotada de uma força sempre renovada, que é aquela que faz convergir nos momentos decisivos a ação dos políticos fisiológicos com os partidos liberais-conservadores. Esta coalizão na prática tem sido suficientemente forte até agora para frear as mudanças.”

    O PSB esclarece:

    “O Congresso que aí está não é muito diferente dos quatro ou cinco anteriores, embora menos representativo. Talvez seja mais conservador do que o próximo, se o próximo for eleito segundo as regras de hoje. Como os das legislaturas passadas, não fará reforma política de qualquer sorte, porque há mais de 20 anos foge da reforma como o diabo da cruz. Ora,  qualquer reforma que mereça este nome dificultará a reeleição dos atuais deputados e senadores, cuja única preocupação cívica (atenção, atenção, ressalvo as dezenas de exceções!) é renovar seus mandatos.”

    Neste compasso nada avançará.

    Portanto o debate não é sobre reforma política que favoreça o Estado.

    É mera picuinha política partidária de interesses menores, escusos e mesquinhos.

    Alerto,

    O povo voltará às ruas.

  9. Seria interessante trazer a

    Seria interessante trazer a informação de quais pontos das propostas de reforma os principais partidos se alinham e formam maioria para aprovação.

    Cada vez que leio entrevistas sobre o assunto fica a sensação que quase não há uniformidade ou maioria em qualquer de cada uma das propostas, salvo….

     ….a de que é urgente a reforma política.

  10. Dudu mal começõu e já apronta

    Acho que dá para resumir que o que pensa os partidos brasileiros é apenas reflexo dos políticos que o compõem. Exemplo é o que estão dizendo do Dudu, depois que fez um vídeo que está no You Tube:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2DgjXak8mX8#t=12

     

    E os comentários:

    Comentários em destaque

    radiofreidamiao

    PERAI! Usando a faculdade MAURICIO DE NASSAU como CENÁRIO? que porra pé isso?

    · 89 Marcos Tenório

    Interessante que as escolas Públicas de Pernambuco são sucateadas e sequer tem ventiladores para tornar a aula MENOS desagradável.

    Sou um EX-PROFESSOR da ETEPAM (escola de “referência”) que desistiu de se estressar com isso e pediu demissão.

    As escolas de Pernambuco não se parecem em nada com essa cosinha bonita e colorida desse vídeo, essa imagem é de uma Faculdade Privada do Recife.

    Convido as pessoas que se interessam por educação a visitarem as escolas.

    · 66

    Todos os comentários (47)

    2010Serra Comentar.Paulo Fernando Scanoni do Couto

    Além disso e saber o que está por trás dessa troca de favores de uso da imagem da Faculdade que todo ano põe camarote no galo e só aparece políticos e desembargadores do Estado como frequentadores assíduos.

    Fiquem ligados!

    ·victor a

    Nem as escolas FEDERAIS(colégio de aplicação etc.) estão com uma boa estrutura.

    ·Daniela Santos

    Cara de pau!! Usar o patrimônio da faculdade, pra fazer a população de besta!!!

    ·SilverDark17

    não voto mais em eduardo campos ele mudou totalmente.

    ·Lu Cavalcanti

    Impressionante… Se precisamos de RESPEITO, começamos, então, por Descartar Eduardo como possibilidade de voto!

    · 2 em resposta a Marcos Tenório (Mostrar o comentário)Lu Cavalcanti

    É a Campanha de Coroné Eduardin!

    · em resposta a radiofreidamiao (Mostrar o comentário)Marcelo Vilela

    Nem tava sabendo que a UniNassau tinha virado escola estadual. Parabéns pela cara de pau! .

    ·TheFredGT

    Hahaha esses idiotas acham que hoje em dia é facil enganar os outros, se esse vagabundo já mente na própria propaganda imagina oque não faz como governador.E só pra constar aqui..nenhum partido presta…PT, PSDB, PV, PMDB, PSB e todos os outros são iguais.Só muda a letra

    ·Wellerson Oliveira

    Usando Faculdade particular como se fosse escola pública? Tem alguma coisa errada meu irmão.

    We Are a Legion. Expect Us!

    ·Alberto Ferreira Filho

    “Se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão!” Bezerra da Silva

    ·mundo paralelo

    Que coisa feia, usando imagem de faculdade privada e falando sobre ensino público.

    ·pedrusen

    A mentira tem perna curta e olho azul, ele ainda não entendeu, com a Internet não dá mais para pregar mentiras.

    ·Lucas Luckezie

    Precisam de respeito? Nem você teve o respeito pelo seu público! Já não faz tanta coisa pelo seu Estado, o que quer fazer com o Brasil?

    ·xoupana1234

    -O ensino publico tem muitos problemas, o pior de tudo é por causa do governo que não investe em educação, ou melhor, prefere desviar o dinheiro.

    ·Luiz Otávio

    Ja comecou mal…. ja comecou mentindo!!

    · 4 Humberto Sagaz

    Boa Felipe!

    

    · em resposta a Felipe Pinheiro (Mostrar o comentário)Humberto Sagaz

    GOVERNADOR MENTIROSO!!!!

    ·Kodomo Senshi

    Velho, o cara falando sobre respeito, falando sobre educação, mostrando faculdade privada como se fosse pública. Mas o pior é quando você ativa o Closed Caption e a última legenda está lendo: “benfeito” ao invés de “bem feito’

    HAHHAHAHAHAHA Educação de qualidade, pois você merece respeito. hahahhaha

    ·Lila Barbosa

    A UNINASSAU agora aluga sala pro governo do Estado de PE??rsrs

    ·Claudio Curvelo

    Belo discurso, uma pena que as imagens não condizem com a realidade. “Ninguém pode pensar que irá ser candidato a presidente da República e não terá sua história real analisada”.

    ·Lucas Ferreira

    Também né, ele é amigo do Silas Malafaia, só poderia dar nisso.

    ·Odair Gomes

    VAGABUNDO SAFADO

    Querer usar uma mentira para ganhar votos.

    Se ele já atua assim, imagina se fosse eleito como presidente.

    ·Wilson Cohen

    Dudu malvadeza kkkkkkkkk…conta outra mentiroso!! Mentira de Qualidade kkkkkkk……Respeito é bom seu cabra fiii duma égua!!

    ·Gildo Martins

    A demagogia e a hipocrisia a serviço dos interesses particulares… eita Brasil véi sem vergonha!!!!

    ·Débora Regina

    Lamentável, Senhor Eduardo Campos, usar uma faculdade particular para fazer comercial sobre escolas públicas… TENHA VERGONHA NA CARA, SEU SAFADO!

    Esse sem vergonha irá se candidatar à presidente da república na próxima eleição, já sabem o que não fazer, não é?

    ·Alberto Jonathas Maia

    EITAA É MELHOR SUSPENDER OS COMENTÁRIO VIU DUDU!

    · 2 Daniel Brito

    Senhor Eduardo Campos, por que utilizar fotos da UniNassau, que é uma universidade particular? Por que você não mostrou as instalações da UPE? Escola Politécnica de Pernambuco? Hospital Universitário Oswaldo Cruz? Ah, verdade, porque todos esses prédios não tem estrutura, estão super lotados e com recursos escassos. É assim que você quer votos? Mentindo já na campanha?

    ·valdemir silvestre

    tudo mentira …estas imagens sao dafaculdade mauricio de nassau…a qual eu estudo e pago uma fortuna….sem incentivo algum do governo….. MENTIRA DE QUEM QUER SER PRESIDENTE…..

    ·Harim Britto

    Isso foi sinalizado como spam mostrarNão é spam

    Comentário removido

    Edson Zahrann Babu

    Gente, eu tive que assistir mais de uma vez pra acreditar!

    A que nível chegamos, o interessante é que nas palavras do próprio Eduardo o serviço público no Brasil só vai pra frente se tiver qualidade e respeito, mais isso já estamos cansados de saber, a pergunta é? Cadê o respeito e a qualidade nos hospitais de Pernambuco? Nas Escolas? Mais eu entendo Eduardo… Usar a FMN para esconder sua vergonha por uma gestão “Maquiavélica”, isso é exemplo de respeito.

    ·Felipe Pinheiro

    O que Chico Buarque fez para merecer um filho como Dudu? kkkkkkk

    ·Piera Lobo

    ALÔ MAURÍCIO DE NASSAU!!

    ·ANDRÉ LUIZ

    E ainda de quebra, Marcos, os professores da rede estadual, em Pernambuco, recebem o pior salário do Brasil ! Dudu é muito bom em propaganda…. E agora… PROPAGANDA ENGANOSA !

    · em resposta a Marcos Tenório (Mostrar o comentário)Temístocles d'Anunciação

    Usando Faculdade privada como cenário pra falar de escola pública, até eu viro presidente.

    · 2 antonio haleyson ferreira de aquino

    Começam a aparecer os verdadeiros motivos dos “programas de Dudu Malvadeza – Apelido carinhoso dado pelos professores de Pernambuco.

    o que ele quer – e sabe fazer – é aparecer na televisão. por isso o Programa Ganhe o Mundo, os tablets que quebram com meses de uso e outras falácias que ele espalha na mídia pernambucana.

    ·antonio haleyson ferreira de aquino

    KKKKKKKKKKKKKKKKK

    além de ditador mentiroso…

    não acredite nisso Brasil!!!!!!!!!!!

    Essa suposta escola mostrada, é na verdade a faculdade Maurício de Nassau.

    INSTITUIÇÃO PARTICULAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!­!!!

    ·tacianaf26

    Eduardo Campos falando de respeito HAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH­A! que piadista este rapaz!

    · 2 Jota A

    Pode isso Arnaldo ?

    ·Mari S.

    Cenário da propaganda é a UNINASSAU…Não se enganem, não é escola pública nem universidade pública. É universidade particular!!! Só isso…Mas o que esperar do Coronel Eduardo Campos né…

    ·Adalberto Oliveira

    Foi algum da foto?

    ·radiofreidamiao

    que cineasta foi esse que fez? jantou com ele?

    ·radiofreidamiao

    PERAI! Usando a faculdade MAURICIO DE NASSAU como CENÁRIO? que porra pé isso?

    · 89 Andre Nogueira

    Porco, bandido, escroto, fascista, merda, filho da puta, seboso, nojento, mentiroso… essas palavras podem definir a pessoa que é o Coronel Eduardo Campos.

    ·Marcos Tenório

    Interessante que as escolas Públicas de Pernambuco são sucateadas e sequer tem ventiladores para tornar a aula MENOS desagradável.

    Sou um EX-PROFESSOR da ETEPAM (escola de “referência”) que desistiu de se estressar com isso e pediu demissão.

    As escolas de Pernambuco não se parecem em nada com essa cosinha bonita e colorida desse vídeo, essa imagem é de uma Faculdade Privada do Recife.

    Convido as pessoas que se interessam por educação a visitarem as escolas.

    · 66 Direito Nb

    NÃO SABIA ONDE EU FAÇO FACULDADE É UMA ESCOLA PÚBLICA, DE PÚBLICO SÓ SE FOR O BANHEIRO DE LÁ NÉ, “TA SERTU” DUDUZINHO, CONTINUA ENGANANDO OS BESTAS!

    ALUNO DO 9° PERIODO DE DIREITO DA NASSAU QUE É REALMENTE O NOME DAQUELE LUGAR.

     

  11. Ora, convidaram o PSDB e o

    Ora, convidaram o PSDB e o PSTU ficou fora!? Para um debate equilibrado, o PSTU deveria estar na lista. Convidem o PSTU também!

  12. speakers corner in hyde park

    DEMOCRACIA EM TEMPOS DA RAZÃO CÍNICA E DO DISCURSO SOFISTA

    “Todos os políticos são iguais… o que muda são os eleitores.”

    jc.pompeu, jun 2009

  13. Dificuldade de moderar os debates sem estragar o conteúdo

    A The Economist tinha uma série de debates em que um moderador/articulista defendia um ponto e o outro um adverso, a colaboração vinha de todos os que queriam participar e no final um dos debatedores era declarado vencedor.

    Um trabalhão, que o IG e o GGN tem condições de  arcar, pois o resultado pode ser estupendo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador