Reforma política para quem?, por Maria Cristina Fernandes

Foto: Senado
Jornal GGN – A reforma política aprovada em 15 minutos pelo Senado, nesta semana, favorece o chamado clube dos 5: PMDB, PT, PSDB, PR e PP. É o que aponta a jornalista Maria Cristina Fernandes, em sua coluna no Valor, nesta quinta (5).
Segundo ela, “a insurgência, agora inscrita no texto constitucional, contra qualquer tentativa de intervenção na vida partidária” deu autonomia aos caciques de partidos, “para escolher a forma e a duração de seus comandos partidários”. Esse artigo da reforma vai de encontro a uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral e mais parece com “normas da casa da mãe Joana” que “beneficiam, principalmente, o partido do presidente da República e as duas legendas que comandam o centrão”.
“Desde que entrou em vigor a resolução do TSE, o PMDB aumentou em 50% o número de comissões provisoriamente escolhidas. Na outra ponta, o estreante Partido Novo não tem uma única instância municipal no país que não seja eleita pelo voto de seus delegados. PP e PR são recordistas absolutos em coronelato partidário, sendo que este último tem 4.296 comissões municipais em todo o país que funcionam na base do eu-mando-você-obedece”, apontou Maria Cristina.
Ela também criticou a adoação de cláusula de desempenho e o fim das coligações.
“A adoção da cláusula de desempenho e o fim das coligações partidárias poderão, de fato, enxugar o número de legendas, mas não será suficiente para torná-las mais democráticas ou limpas. O clube dos cinco maiores partidos do Congresso  (PMDB, PT, PSDB, PR e PP) é também aquele dos campeões de inquéritos da Lava-Jato.”
Leia a coluna completa aqui.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Recent Posts

Para entender o julgamento de Sergio Moro e Gabriela Hardt no CNJ

Salomão pretende apresentar relatório da correição nos gabinetes da Lava Jato ao CNJ; acompanhe a…

1 hora ago

“Mídia fez Moro de Deus e ele acreditou nesse personagem”, afirma ministro Gilmar Mendes

Ministro do STF contou que aconselhou o senador recentemente, a fim de alertar sobre suas…

1 hora ago

Leia a decisão do CNJ que afastou Gabriela Hardt da magistratura

Documento cita resultados da correição extraordinária na 13ª Vara; Moro e Hardt são acusados de…

2 horas ago

Renúncias da OAB-RJ mostram que advogados não admitem peias na independência de comissões, diz jurista

Presidente da OAB-RJ teria trocado comando de comissão para impedir reabertura de inquéritos arquivados por…

2 horas ago

Juíza Hardt pode responder por peculato, prevaricação e corrupção, aponta corregedor

Contexto da homologação da Fundação Lava Jato traz para Hardt implicações para além da esfera…

3 horas ago

PF mira financiadores dos atos golpistas na 26º da Operação Lesa Pátria

Mandados de busca e apreensão são cumpridos no Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pará,…

3 horas ago