Roda de Conversa sobre Reforma do Sistema Político

Vídeo elaborado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade – publicado em 22/07/2013, sobre Reforma Política

A Roda de Conversa sobre Reforma do Sistema Política, foi promovida no dia 17 de julho, contando a participaçao dos convidados:

Carlos Nepomuceno, jornalista e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense;

Eugênio Bucci, professor Doutor da Escola de Comunicações e Artes – ECA/USP;

José Moroni, filósofo e membro do colegiado de gestão do INESC;

Marina Silva, ex-ministra e membro do Conselho Diretor do IDS;

Vladimir Safatle, professor da USP e Doutor em filosofia.

O debate foi permeado nas seguintes questões:

Qual o significado político e ético das recentes manifestações que levaram centenas de milhares de pessoas às ruas? Como o Estado deve organizar-se para dar respostas ao sentimento expresso pela sociedade?

De que forma essas manifestações podem impulsionar uma agenda política para o País que leve a uma melhoria significativa da qualidade da representação político-institucional da sociedade?

Que caminhos, métodos e ferramentas podem traduzir a dinâmica desse novo sujeito político que vai às ruas em novas instituições? Como a sociedade pode participar diretamente da elaboração, implementação e das decisões sobre políticas públicas?

Que avaliação podemos fazer das propostas de realização de plebiscito e de referendo sobre uma reforma política que está travada há anos no Congresso e agora assumem caráter quase emergencial? Há o risco de excessivo improviso ao perseguirmos o objetivo de produzir efeitos já nas próximas eleições? Que outras alternativas podem representar respostas mais consistentes sem, no entanto, postergar indefinidamente essa importante demanda da sociedade?

Segundo o IDS, desde a sua fundação, em 2009, tem procurado contribuir para ampliar a discussão com a sociedade sobre “o Brasil que queremos”: um horizonte de desenvolvimento guiado por valores socioambientais e éticos. Para isso, realizou diversos encontros – as Rodas de Conversa – nos quais foram discutidos temas de relevância da agenda nacional, tais como saúde, educação, segurança pública, cidades, economia, que deram subsídios para a construção da Plataforma Brasil Democrático e Sustentável em 2010.

 

https://www.youtube.com/watch?v=N8Wc5bwSbO0

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador