Cesare Battisti cumprirá pena na Sardenha

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Agradecendo Jair Bolsonaro, Giuseppe Conte, primeiro-ministro da Itália, disse que Cesare Battisti cumprirá a pena de prisão perpétua na Sardenha, no presídio de Oristano. Inicialmente Battisti ficará na prisão de Rebbebbia, em Roma, isolado numa cela, em área de segurança reservada a terroristas e no regime de isolamento por seis meses.

A declaração foi dada em coletiva, onde participaram, além do primeiro-ministro, os ministros do Interior, Matteo Salvini, e da Justiça, Alfonso Bonafede, concedida ontem, dia 14, no Palazzo Chiggi. A intenção da coletiva foi analisar a captura e prisão de Cesare Battisti. Conte agradeceu o apoio de Jair Bolsonaro, e Salvini telefone ao presidente brasileiro para transmitir os agradecimentos e com promessa de fortalecer ‘os laços’ com o Brasil.

Segundo Conte, a captura de Battisti e levá-lo de volta para a Itália é resultado de uma ‘longa negociação com o presidente Bolsonaro’, no cargo desde 1º de janeiro deste ano. Segundo ele, essa negociação foi para dar resposta às famílias das quatro vítimas. ‘Estamos falando de quatro assassinatos e de um terrorista’, disse Conte.

Battisti foi condenado, na Itália, pelo assassinato de quatro pessoas, na década de 1970, quando participava do grupo Proletários Armados pelo Comunismo. Ele nega que tenha participação nos assassinatos. ‘É um tempo de espera de 37 anos’, disse Salvini, que chamou Battisti de ‘terrorista’ e ‘comunista’.

Salvini telefonou para Bolsonaro e agradeceu a ‘colaboração internacional’, postou uma foto dele ao lado do presidente brasileiro na sua conta pessoal do Twitter. ‘Reiterei meus agradecimentos por nos permitir fechar a questão #Battisti e estamos comprometidos em nos reunir em breve para fortalecer os laços entre nossos povos e nossos governos, bem como nossa amizade pessoal’, disse Salvini.

Battisti foi capturado no último dia 12 em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, por agentes bolivianos em parceria com italianos. Ele não resistiu, não apresentou documentos e respondeu a algumas perguntas em português. 

Com Agência Brasil

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eles perseguem os Comunas pq estes recorrem às armas

    Mas quando os Comunas ganham na eleição, eles recorrem às armas para derrubá-los. O Salvador Allende não foi derrotado no voto, ele foi derrotado na bala.

    Esses hipócritas não passarão. E quando a revolução triunfar e esses vermes forem entregues à população em fúria acumulada há milhares de anos, isso não será vingança, será justiça.

    1. Sua defesa é incompreensível

      Bem, Batistti foi só um jovem delinquente condenado a 6 anos de prisão (cumpriu 2) por assalto a mão armada. Depois de adulto se envolveu em mais 4 homicidios (deixando o filho de uma das vitimas paraplégico e cadeirante há 40 anos). Foi julgado à revelia por fuga e renuncia de defesa. Seu julgamento foi submetido ao crivo do Tribunal Penal da União Européia. Não foi crime político. Não há razão para defendê-lo. Cesare Batistti está pagando por um erro, simples assim.

      Vc tem “simpatia ideológica” e eu, apesar de tê-lo conhecido pessoalmente, não o defendo. Conheci Battisti, tomei cerveja e comi bolinhos de bacalhau com ele e amigos lá em Cananeia onde  tenho casa e frequento. Muito simpático e bom de papo. E, arrependido,  com certeza. Inocente, nunca. Quem leu e se informou a respeito, não tem dúvidas. E nem paga pedágio como capacho da esquerda. O que Lula e Tarso Genro fizeram foi só demagogia barata e irresponsável.

      p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }

      1. Certamente, vc tb acha que Sacco e Vanzetti pagaram por um erro

        Eu conheci o Cesare Battisti pessoalmente, tomei cerveja e comi bolinhos de bacalhau com ele e amigos lá em Cananéia, onde tenho casa e frequento. Ele é muito simpático e bom papo. Logo, ele é criminoso, e seu crime não é político, é crime comum.

        Bem. Com uma argumentação dessas, só resta concordar com você.

      2. O crime do Salvador Allende também foi crime comum, né?

        Se o seu raciocínio for levado às últimas conseqüências, tenho logicamente que concluir que o Salvador Allende não só cometeu crimes, mas que cometeu crimes comuns e que pagou pelos seus erros com sua própria vida.

        Bem, como o Paulo Pedreira não conheceu pessoalmente o Sacco e o Vanzetti, não tendo, portanto, tomado cerveja e comido bolinhos de bacalhau com eles e amigos lá em Cananéia, onde o Paulo Pedreira tem casa e freqüenta, então Sacco e Vanzetti não eram simpáticos nem bom de papo e, portanto, praticaram crimes, mas seus crimes foram políticos e, portanto, eles pagaram pelo que fizeram.

         

        Cara, você é um jênio. Sua mãe nem suspeita da sua jenialidade, né?

  2. Tentei outro dia e volto a carga.
    A Itália à época era uma democracia e não estava em guerra civil. Por que cargas d’água deve-se considerar como ” crime político”? O que impediria de assemelhados tivessem igual tratamento?

  3. a Itália era uma ditadura sim, mas realmente as brigadas vermelhas cometeram crimes. não ´pretendo aqui defender crimes, só porque foram supostamente cometidos por comunistas. Mas, alguém aqui conhece um sugeito chamado Leonardo Badalamenti? Provavelmente não, porque a mídia não deu muito ênfase a seu caso. Vou explicar: o cidadão era, ninguém menos, que um mafioso italiano, membro da Cosa Nostra (máfia ciciliana). Sabem pra onde que o sugeito fugiu? Para o Brasil, claro. Adotou o nome de Carlos Massetti, teve um filho brasileiro, e só foi pego porque o seu filho, uma pessoa muito gente boa, praticou crime de homofobia. Aí pucharam a ficha do pai dele, porque o moleque era de menor, e descobriram de quem realmente se tratava, ou seja, um mafioso (bandido) foragido. E vocês acham que o governo italiano pediu a extradição dele? Se pediu, não foi atendido, e o sugeito, adivinhem, continua no Brasil, sem ser encomodado. Sabem por quê? Porque na lógica doente do nosso ilustre presidente, um fascista, ser mafioso é menos grave, do que ser, comunista. O Battisti, só foi desumanamente deportado, tendo em vista que ele já abandonou as armas a décadas, porque é ou foi, de esquerda. E também porque o seu azilo foi concedido pelo ex-presidente Lula, a quem os fariseus fascistas da mídia, e do atual governo, odêiam. Apenas isso. eles não estão preocupados com as supostas vítimas desse senhor, tampouco em fazer justiça. Sua única preocupação, é em perseguir a esquerda. Com as supostas vítimas do Leonardo Badalamenti / Carlos Massetti, algúém se preocupa? Não. E com a vítima do filho dele no crime de homofobia, alguém se preocupa? Também n~ão, já que para os fariseus fascistas que estão no poder, homofobia se quer, é considerada crime.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador