Candidatos à direção da OMC são sabatinados em Bruxelas

Os finalistas na disputa para o cargo de diretor da Organização Mundial do Comércio, o brasileiro Roberto Azevedo e o mexicano Herminio Blanco, estão sendo sabatinados pelos países membros da UE, nesta quinta-feira (2), em Bruxelas.

Ambos foram convidados pelos 27 países membros a fazer uma apresentação, seguida de perguntas e respostas. Uma fonte próxima a um dos candidatos admitiu que a iniciativa pode significar que a União Europeia vote por país, e não como bloco. Isso poderia favorecer a candidatura brasileira, já que dois dos estados-membro da UE estão em campanha contra Azevedo, segundo informou o jornal Valor Econômico no começo da semana.

França e Reino Unido são as principais vozes no continente contra a candidatura brasileira. O Reino Unido veria no candidato mexicano alguém capaz de levar para a OMC a agenda de liberalização da OCDE – clube de países ricos, do qual o México é membro e tem a direção-geral. Já a França, que mantém política agrícola protecionista, opõe-se à posição brasileira nessa questão.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador