Dilma diz que não há espaço para aventuras antidemocráticas na América do Sul

Jornal GGNNo Palácio do Itamaraty, durante a abertura da sessão plenária da Cúpula do Mercosul, a presidente Dilma Rousseff disse que não há mais espaço na América do Sul para aventuras antidemocráticas. “Hoje somos uma região onde a democracia floresce e amadurece”.

Ela também lembrou da realização regular de eleições como um sinal da consolidação da democracia em uma região com longo histórico de regimes ditatoriais. “Temos de persistir neste caminho, evitando atitudes que acirrem disputas e violência”.

Do Valor

Dilma: Não há espaço para aventuras antidemocráticas na América do Sul

No discurso de abertura da sessão plenária da Cúpula do Mercosul, realizada no Palácio do Itamaraty, a presidente Dilma Rousseff exaltou a consolidação da democracia nos países da região. Num cenário de crise política, em que parlamentares brasileiros aventam a possibilidade do seu afastamento do cargo – e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-­RJ), declarou que fará oposição a Dilma­, a presidente afirmou que não há mais espaço na América do Sul para “aventuras antidemocráticas”.

“Somos uma região que sofreu muito com as ditaduras no passado, hoje somos uma região onde a democracia floresce e amadurece”, disse Dilma. Ela lembrou que no passado o Brasil e o Uruguai realizaram eleições gerais, e que este ano é a vez da Argentina e da Venezuela.

“A realização periódica e regular das eleições demonstra nossa capacidade de lidar com as diferenças políticas, com diálogo e respeito às instituições. Temos de persistir neste caminho, evitando atitudes que acirrem disputas e violência. Não há espaços para aventuras antidemocráticas na América do Sul”, afirmou.

Dilma acrescentou que nos fóruns multilaterais, os países da América do Sul privilegiam a solução pacífica de controvérsias. Ela disse ainda que os países do bloco levaram a cabo políticas comuns na área de segurança cibernética e privacidade. “Não abrimos mão da segurança digital de nossos cidadãos”.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador