Europa deve evitar diplomacia com Brasil até novas eleições

Jornal GGN – De acordo com o especialista em América Latina do instituto francês de relações internacionais (Institut de Relations Internationales et Stratégiques), o Brasil deve ficar na geladeira da diplomacia europeia até que sejam realizadas novas reuniões presidenciais. Para Jean-Jacques Kourliandsky “é possível que haja um buraco de um ou dois anos na relação entre Europa e Brasil”.

Ele entende que “A qualidade do parceiro brasileiro baixou, na medida em que há dois presidentes, um deles alçado ao poder sem eleição, com uma legitimidade não tão forte”. “Não consigo imaginar Temer sendo convidado ou recebendo visitas de países europeus, considerando as circunstâncias pelas quais chegou ao poder”.

Do RFI

Brasil deve ficar na “geladeira” da diplomacia europeia até novas eleições

Por Gabriel Brust

Seja qual for o rumo que o novo chanceler brasileiro, José Serra, dê à política exterior a partir de agora, a “intensidade e a qualidade” das relações diplomáticas com os países europeus deve baixar até as próximas eleições. A avaliação é de Jean-Jacques Kourliandsky, especialista em América Latina do think tank francês Institut de Relations Internationales et Stratégiques (IRIS).

“Há uma grande perplexidade em todos os países europeus e também preocupação”, afirma Kourliandsky. Para ele, “há a impressão de ter surgido um vazio” em um tradicional parceiro diplomático da Europa e que “é possível que haja um buraco de um ou dois anos na relação entre Europa e Brasil.”

Esta queda nas relações não deve se concretizar formalmente, mas se refletir no campo simbólico. “A qualidade do parceiro brasileiro baixou, na medida em que há dois presidentes, um deles alçado ao poder sem eleição, com uma legitimidade não tão forte”, afirma o cientista político, que é consultor para órgãos da administração pública francesa.

Negócios, setor privado e cooperações culturais ou universitárias não devem ser afetados. “Mas não consigo imaginar Temer sendo convidado ou recebendo visitas de países europeus, considerando as circunstâncias pelas quais chegou ao poder”, afirma Kourliandsky.

acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, no entanto, não deve ser afetado. Se ele se encontra atualmente em um profundo impasse, se deve muito mais à divisão entre os países europeus do que a qualquer contexto político brasileiro. Pelo menos 12 países, entre eles a França, resistem a chegar a um acordo no setor agrícola.

Guinada de José Serra

“Para começar uma relação sobre novas bases, é preciso esperar que o Brasil tenha um executivo e um parlamento totalmente legitimados pela via eleitoral, o que não é o caso por enquanto”, afirma Kourliandsky.

O pesquisador do IRIS avalia a diplomacia sob o Partido dos Trabalhadores como ambiciosa. Em entrevista ao jornal Le Monde, em 2010, chegou a classificá-la de “diplomacia imaginativa”. Para ele, o surgimento do nome de José Serra para comandar a pasta de Relações Exteriores não significa necessariamente um retorno à política do governo de Fernando Henrique Cardoso.

“O fato de Serra ser ministro parece confirmar a hipótese de uma mudança no Itamaraty, mas há uma recomposição de forças no parlamento, com partidos pequenos. Não é a mesma maioria que tinha no governo do PSDB”, explica o pesquisador. “A política do presidente Cardoso tinha a coerência, a legitimidade e o carisma que Temer não tem. Os pesos respectivos de um e de outro são completamente diferentes”, conclui.

Redação

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bom pro serra?

    Vai dar motivos para se colocar em conversa com os estados unidos, que ficou em cima do muro, mas piscando de leve.

    O brasil poderá votar junto com o panamá em assuntos de interesse norte-americano lá na OEA.

    1. Não sei o contexto do

      Não sei o contexto do protesto de lá, mas vale o exemplo para os protestos daqui. Alguns distintos politicos já foram 

      presenteados com recepções calorosas em aeroportos por aqui.

       

       

      1. Reformas

        São protestos contra reformas trabalhistas !

        Quanto aos políticos daqui, espero que as recepções se tornem infernalmente calorosas !

  2. muitos me sacaneando do Canadá e da Austrália…

    …Temer escolheu o pior para ser o caixeiro viajante do golpe…

    multinacionais também muito preocupadas com este governo ilegítmo

    e, pior ainda, temporário

    parada quase que total, pois muitos planos deram-se com um governo legítimo

  3. A parte da notícia que é feia

    A parte da notícia que é feia demais para aparecer na mídia: Ninguém sério quer discutir assuntos de estado com um pateta como José Serra e ainda mais ele representando um governo obviamente ilegítimo. E eu fico impressionado com a cara de pau dos seus conspiradores quando eles tentam dizer que o golpe “não é golpe”, como se bastasse a palavra deles para ser verdade. A arrogância (e estupidez) dos conspiradores não conhece limites? Quem Temer irá colocar em seguida no cargo, o palhaço Tiririca?

  4. Muito em breve

    Muito em breve viveremos estas senas, lógico que abafado pela grande mídia, só que por aqui, teremos um artefato atômico chamado golpe

  5. O governo ilegitimo tem que

    O governo ilegitimo tem que ser expulso, usurpou o poder pelo golpe, quem não respeita a vontade do povo não deve ser respeitado, ninguem votou nesse governo e na agenda neoliberal que eles querem nos fazer engolir, os participantes desse governo e quem votou para coloca-lo lá tem que ser tratados como golpistas e traidores da patria, humilhados e execrados em publico, outro que o pt já deveria ter escrachado é o ministro tucano do stf, todos são muito ruins ali, mas esse extrapola, deveriam te-lo denunciado como parcial inclusive nos organismos internacionais há muito tempo, deram muito moleza para ele.

  6. Não acredito

    que teremos novas eleições tão cedo.

    Essa turma não ganha no voto, então a solução para continuarem no poder será não ter eleições.

    1. A outra possibilidade é que

      A outra possibilidade é que estuprem tanto os partidos e as regras eleitorais que na ditadura togada as eleições se tornariam um jogo de cartas marcadas, como na ditadura militar.

      1. É isso mesmo

        Lembra das eleições indiretas dos milicos? Dos senadores biônicos?

        Acho muito possível isso que você está dizendo. E se forem obrigados a manter um verniz democrático realizando eleições, vai ter fraude eleitoral na certa.

        Como disse o Peregrino, não deram o golpe para ficarem só dois anos.

    2. com certeza…

      ninguém dá um golpe desse para durar apenas 2 anos

      tudo indica que não…

      que estaria aguardando pacientemente o julgamento final, 180 dias

      que estaria evitando ou não atendendo o Cunha

      que estaria permitindo livre acesso aos amigos(as) e aliados de Dilma

      que estaria evitando encontros e palpites de um Gilmar Mendes, por exemplo

      que estaria recomendando que seus escolhidos evitassem falar mal do governo anterior, que ainda é governo

      enfim, estaria respeitando as regras da Democracia e a Constituição

    3. Depende

      Se depender deles, não terá eleições tão cedo. Tem que haver reação – e parece que está havendo em uma intensidade interessante, que tende a aumentar, acredito.

      1. taí uma ótima ideia…

        uma segunda reação, caso a primeira não tenha força de convencimento que se espera ou não aconteça da forma que torcemos que seja, com apoio de todos, pobres e ricos

        uma segunda reação para que, ao menos, siga como deve ser ou como manda as regras, apenas até 2018

        certamente o apoio seria bem maior e com o reconhecimento e a aceitação internacional, como é agora, mas bem maior, não só da imprensa

        1. dois tempos, dois marcos zero…

          e duas chances para reverter toda esta situação que a todos vai prejudicar

          interessante

          já estivemos em situações bem piores e sem nenhuma chance

    4. O que está em curso

      no Brasil é escancaradamente casuístico, inclusive e principalmente na ação da justiça (vide a conduta barata voa do respeitado ministro Teoriza Vascki).

      Se estiverem bem na fita, digamos, em meados do ano que vem, não deverão mudar nada no sistema eleitoral.

      Se não estiverem, haverá eleições, mas com mudança de sistema, para um semi-parlamentarismo.

      Farão como o Coroné Gilmar no TSE: vão esperar pra ver o que acontece e então decidirão.

    1. tchê Rogério, isso parece a puliça do pcc, quer dizer do alkmin

      não vi uma agressão policial… como pode os paulistas acharem normal apanhar da pm?

  7. diferença de nível

    Não sou adepta ao complexo de viralatas, mas é evidente que o nível do político europeu é outro. Jamais vão querer ter sua imagem associada à esta podridão golpista, eles tem um senso de ridículo que evidentemente falta aos velhacos tupiniquins.

    Por outro lado, a resistência demonstrada pela sociedade civil organizada tem me deixado pra lá de orgulhosa de ser brasileira, Cada vez mais eu sinto que este mal que se abateu sobre nós foi para testar as nossas forças. Força para dizer NÂO para estes canalhas, força para merecer a democracia herdada pela nossa luta própria, força para se unir pelo o que é justo.

    Não, definitivamente nós não somos a república das bananas de Cunha, Feliciano & Temer, somos do Brasil e não nos curvamos aos traidores. 

  8. Acho curioso, porque a

    Acho curioso, porque a reportagem do jeito que foi apresentada, dá a impressão que o Brasil será uma espécie de pária. Ai diz que as questões comerciais, culturais e universitparias não sofrerão e que o acordo entre UE e Mercosul não muda. O que muda então? Ahhhh…ele não vê o presidente interino sendo convidado ou recebendo visitas.

    Me parece obvio que não, ao menos enquanto não finalizar o julgamento. Se finalizado com condenação, ele assume de fato e deixa de ser o interino para ser o titular. Sarney em tese era menos popular que tancredo e isso não o impediu de assumir por conta da morte de Tancredo. Itamar era obviamente menos popular que Collor e governou sem essa mistificação toda e é bom que se diga, Collor foi julgado e condenado em dias e nao meses como será Dilma e por isso não houve tempo para Itamar passar pela mesma situação de “dois” presidentes.

    E por fim, a história está ai. Nos pouco mais de dois anos em que ficou na Presidência, de outubro de 1992 a janeiro de 1995, Itamar Franco fez 16 viagens a 9 países diferentes e ficou fora do Brasil por 63 dias.

    E para quem não sabe, presidente nenhum faz visitas oficiais sem planejamento prévio e aceitação por parte do país que o recepcionará.

    Nao ocorreu essa estória de “aguardar” novas eleições para Itamar, porque haveria para Temer?

  9. E na economia ?

    Até imaginei que nosso país fosse mais importante na economia global. Mas o “especialista” falou, quem sou eu para contestá-lo. Pelo jeito já está ultrapassada aquela velha expressão: “it’s the economy, stupid” 

  10. Ah, os europeus !

    Sempre tão limpinhos e cheirosos.

    Estão tão preocupados com a democracia na América Latina quanto no norte da África ou no Oriente Médio.

    Estão tão preocupados com a democracia no Brasil quanto na Líbia e na Síria.

    Esses hipócritas querem é levar vantagem, sempre.

    De qualquer maneira, vai ficando cada vez claro que é incomensurável o dano causado ao Brasil pela falta de noção de Dilma e o “diabo para ganhar as eleições”.

    1. Ah, os coxas !

       

      Sempre tão limpinhos e cheirosos.

      Estão tão preocupados com a democracia na América Latina quanto no norte da África ou no Oriente Médio.

      Estão tão preocupados com a democracia no Brasil quanto na Líbia e na Síria.

      Esses hipócritas querem é levar vantagem, sempre.

      De qualquer maneira, vai ficando cada vez claro que é incomensurável o dano causado ao Brasil pela falta de noção da direita e o “diabo para ganhar as eleições”.

  11. Mancada…

    Os Constituintes de 88 pisaram na bola quando deram ao Congresso essa possibilidade de assumir o Poder Executivo por meio de impixam,,…não imaginaram os Constituintes que um dia teriamos um Congresso como o atual…

    1. Como assim ?

      O impedimento de um Presidente pelo Congresso está na nossa Constituição Republicana desde 1891.

      E está também em todas as Constituições de regimes prsidencialistas.

      Sem a possibilidade do impedimento o Presidente se tornaria um rei durante seu mandato.

      1. Asneira o que está dizendo, o

        Asneira o que está dizendo, o congresso pode derrubar qualquer lei que o presidente decretar ou esqueceu que o executivo vive a leiloar cargos e poder com o parlamento para poder governar?

        O impeachment pode até continuar existindo, mas deveria ser atrelado a um referendo obrigatório. Do jeito que está será permanente tentação para quadrilheiros travestidos de autoridades.

         

  12. Só rindo, a Frnça tem

    Só rindo, a Frnça tem perfeitas relações diplomaticas com as piores dataduras do planeta, Valery Giscard dÉstaing, presidente da França foi à coroação de Bokassa como Imperador Centro Africano, Bokassa era canibal e tinha pedaços de humanos no congelador, Portugal tem otimas relações com Angola, cujo presidente é o mais corrupto do planeta e esta

    no poder há 33 anos, tem esses prurtidos de mocinha donzela?? Logo a Europa que saqueou a Africa, Americas e Asia?

    1. Pois é

      E pior que isso. A Espanha, sua vizinha do mesmo condomínio está vivendo um caso parecido, onde os dois partidos que dividiram o poder nos últimos 40 anos estão flagrantemente boicotando os votos que foram dados ao Podemos.

      Ah, mas está tudo dentro da normalidade constitucional, dirão alguns. Ora, mas segundo nosso STF aqui também está tudo dentro da normalidade constitucional.

    2. Se esse argumento fosse

      Se esse argumento fosse válido para todos os casos a França e a Europa nunca teriam entrado no boicote contra a Rússia tendo inclusive de arcar com prejuízos comerciais relevantes… O que interessa não é defender princípios, mas a oportunidade de enfraquecer a posição do Brasil no âmbito geopolítico. E a palhaçada desse golpe vem a calhar.

      1. Meu caro, o titulo esta

        Meu caro, o titulo esta errado. Trata-se apenas da opinião de um intelectual frances de esquerda, nada tem a ver com governos europeus que não tiveram qualquer reparo à mudança de governo no Brasil, não houve uma unica nota

        diplomatica nesse sentido.

        1. Isso você tem razão; vi que

          Isso você tem razão; vi que o artigo é apenas a opinião de uma pessoa. No caso pretendi comentar seu argumento em especifico apenas.

          Mas sobre a questão do artigo, acredtio que a diplomacia européia se manterá afastada pelo menos enquanto durar o processo no senado… Imagine um chefe de Estado europeu dar agora algum tipo de aval para o governo interino e a Dilma conseguir os 2 votos adicionais que precisa para barrar o impeachment. As chances são grandes e eles sabem. Por isso será melhor ficar de molho até lá.

          Agora se a Dilma cair, eu sinceramente não sei o que é mais interessante para eles… Marginalizar o Brasil para prejudicar a ascensão da ordem multilateral defendida pelos Brics, ou apoiar um governo de direita que internamente cuidaria de torpedear essas pretensões. Provavelmente a segunda opção é mais eficaz.

  13. O IRIS é um respeitado think

    O IRIS é um respeitado think tank  em Paris  fundado por Pascal Boniface, delegado para assuntos estrategicos do Partido Socialista francês., é um centro de estados intimamente ligado ao Partido Socialista e às causas por ele representadas. Tem dedicado amplo continuidade em estudos sobre o conflito arabe-israelense. No geral o ISIS é visto como um centro de pensamento de intelectuais de esquerda.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador