Maduro chama embaixador de volta após afastamento de Dilma

Jornal GGN – Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, anunciou na noite de ontem (13) que chamou o embaixador venezuelano no Brasil de volta para o país, em represália ao afastamento de Dilma Rousseff, classificado por Caracas como um golpe de Estado. “Foi uma jogada totalmente injusta contra uma mulher que foi a primeira presidente que o Brasil teve”, disse o presidente venezuelano em cadeia nacional de rádio e TV.

O Ministério das Relações Exteriores, agora chefiado pelo senador José Serra (PSDB), divulgou notas onde criticava país e órgãos internacionais que questionam a legalidade do afastamento de Dilma Rousseff. “O Ministério das Relações Exteriores rejeita enfaticamente as manifestações dos governos da Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador e Nicarágua”, diz a nota, completando que tais países e órgãos “se permitem opinar e propagar falsidades sobre o processo político interno no Brasil”.

Da Folha

Após afastamento de Dilma, Maduro chama embaixador de volta a Caracas
 
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na noite desta sexta-feira (13) que convocou o embaixador venezuelano no Brasil de volta à Venezuela em represália ao que Caracas considera um “golpe de Estado” contra Dilma Rousseff.
 
“Pedi ao nosso embaixador no Brasil, Alberto Castelar, que voltasse. Me reuni com ele, estivemos avaliando esta dolorosa página da história do Brasil. [Foi] uma jogada totalmente injusta contra uma mulher que foi a primeira presidente que o Brasil teve”, disse Maduro em cadeia nacional de rádio e TV a partir do palácio de Miraflores, em Caracas.

Não está claro se a retirada é definitiva, o que representaria um congelamento das relações, nem se o embaixador venezuelano voltou a Caracas nesta sexta (13) ou no dia anterior, quando o Senado Federal brasileiro aprovou o afastamento de Dilma.

O processo de impeachment da presidente é visto como uma catástrofe para o chavismo, que manteve intensas relações comerciais e políticas com o governo petista, apesar do esfriamento desde o fim da Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).

Nesta sexta (13), pouco mais de 24 horas após a troca na chefia dos ministérios pelo presidente interino, Michel Temer, o Itamaraty divulgou duas notas criticando países e órgãos internacionais que questionaram a legalidade do afastamento da presidente Dilma.

“O Ministério das Relações Exteriores rejeita enfaticamente as manifestações dos governos da Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador e Nicarágua, assim como da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba), que se permitem opinar e propagar falsidades sobre o processo político interno no Brasil”, afirma uma das notas. “Esse processo se desenvolve em quadro de absoluto respeito às instituições democráticas e à Constituição federal.”

A chefia do Itamaraty foi assumida pelo senador José Serra, em substituição ao diplomata Mauro Vieira. 

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jose Serra, um preposto dos

    Jose Serra, um preposto dos EUA e dedo duro de esquerdistas brasileiros e chilenos como ministro de relações exteriores. Onde fomos parar?

  2. Nós REJEITAMOS SERRA ENFATICAMENTE também
    O golpista Serra também vai emitir nota contra o NYT, o Guardian, enfim a imprensa mundial. ?

  3. Então…………..

    Te cuida Maduro pois a politica do Império do Norte é detonar todos os governos progressitas que se instalaram em “seu quintal” (segundo eles)!!!

    Voces acham que eles, iriam permitir que a China, Rússia colocassem as patinhas  deles aquì ?

    Irão detonar os governos progressistas, e em seguida instalar seus vassalos para acabarem com os Brincs, Mercosul, e todos os demais mecanismos criados para serem independentes do Império.

    Alguns cometários que lí, diziam que – ” os EUA gastaram bilhões para tomarem o petróleo dos países do Oriente, enquanto que aquí, prometem migalhas e esmolas para os vira-latas” !!!!!!!!!!!!

  4. Maduro é um paria mundial e

    Maduro é um paria mundial e regional por sua absoluta incompetencia. Deve estar preocupado porque devecessar a linha de credito a fundo perdido que permite a Venezuela importar comida do Brasil sem precisar pagar, o calote fica nos bancos publicos brasileiros. A perda do Brasil na Venezuela provavelmente está entre 12 a 15 bilhões de dolares, contando os creditos do BNDES para o metro de Caracas.

    Para não dizer que é implicancia ideologica, os bolivarianos Rafael Correa e Evo Morales tem avaliação de competencia economica  muito melhor, o Federal Reserve americano faz seminarios em Qutio em parceria com o Banco Central do Equador, com o qual mantem convenio operacional por ser o dolar amercano a moeda corrente do Equador.

    A Venezuela está em completa ruina economica e suas grandes reservas de petroleo estão hipotecadas à China que emprestou US$57 bilhões à Venezuela nos ultimos dois anos, dinheiro prontamento gasto, a Venezuela pediu mais e a China não tem mais vontade de emprestar.

    Enquanto isso o chavismo produziu 23 bilionarios, o maior deles, Victor Vargas Irausquin, o banqueiro de Chavez, que tem uma fortuna de US$5 bilhões.

  5. Uruguai e El Salvador chamaram seus embaixadores hoje
    O Golpe é branco e burro. Além de Temer no comando, tem Serra no Itamaraty.
    O Zé Gangorra criou uma crise diplomática no 1o dia como ministro, com sua notinha estúpida.
    Não sei como funciona as regras da diplomacia, mas suponho que quando vários países retiram seus embaixadores isso deve criar um efeito dominó.
    O fato é que 3 países já condenam o Golpe e nenhum chefe de estado ligou para Temer desde a posse.

  6. Então…………..

    A demonização dos governos progressitas tem vários propósitos. Que eles não são santos, aliás nenhum seja de qualquer matiz é, mas infelizmente ao se oporem às politicas de dominação do império, se tornam párias, quando não rotulados de bolivarianistas. É hora de se definir e de deixar de lero-lero os que defendem o império, pois não canso de dizer que por trás de toda mudança traumática de governo, a mão do império de faz presente!

    Aos que o defende, meus sinceros desprezo, pois já eram mostras suficientes de que não passam de ignorantes prepotentes cujos serviçais, muito bem remunerados,  só têm elogios às suas politicas de dominação!!!

    O resto é lero-lero, ou como dizem,  caó !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Repito o que disseram mais

    Repito o que disseram mais acima. Não há santos em nenhuma matiz ideológica, nem parecem ser grandes gênios.

    Mas é sempre interessante observar gente que critica quando os colonizados fincam o pé. Fincar o pé é a única medida que o pobre tem.

    E esses mesmos críticos acham lindo aquele país que nasceu de uns religiosos exilados, e a partir de uma revolta contra a exploração da Metrópole naquele porto de Boston. Vistos com os olhos de hoje os pais da pátria gringa parecem caipiras metidos com Filosofia, mais do que filósofos metidos com caipiras.

    Maduro, Chavez, Lula, Dilma e os demais não têm obrigação alguma de serem bem polidos. Mujica, sim, esse é gênio.

  8. Serra vai ser um desastre

    Serra vai ser um desastre nesse ministério… 

    Independente das posições ideológicas, não tem perfil para esse tipo de cargo. Mesmo que eu fosse de direita, não acharia ele adequado para o cargo !!!

    Serra não é conhecido por ser muito diplomático e por ser alguem de diálogo, fundamental num ministério que trata de relações…

    Lembrem que ele conseguiu até arrumar confusão na festa de fim de ano da firma e levou vinho na cara da KA.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador