Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

O Brasil fora do mundo, por André Araújo

Itamaraty
 
Por André Araújo
 
Após quarenta anos de esforços iniciados no Governo Militar para projetar a presença do Brasil no Oriente Médio, África, Caribe e América do Sul, a cruzada moralista liquidou com essa presença agora e para a frente, o dano ao País é imensamente maior que os ganhos da “transparência”, mas como se explica a cegueira dos poderes no Estado brasileiro para não ver tal desastre  geopolítico?
 
Pode-se imaginar a China abandonar sua fortíssima presença na África porque alguém  em Beijing descobriu que na África não se vende uma caçamba sem pagar comissão?
 
A China liquidaria sua presença na África por causa desse fato? Jamais, a China por todo o mundo dança a música do lugar, ampliou sua presença pelos cinco continentes jogando o jogo de cada lugar. Ou será que a China é uma economia de altos princípios éticos?

 
A China quer espaços geopolíticos na África para ter acesso a matérias primas, esse é o interesse do Estado chinês, não é purificar a África, é ganhar mercados e concessões, é conseguir contratos para empregar sua mão de obra e exportar aço, equipamentos, tubos, ganhar concessões de petróleo, de energia elétrica, de mineração.
 
O  que se diz da China se aplica à Rússia, à Turquia, à Indonésia, ao Paquistão, à Índia, a Tailândia, a África do Sul, aos países do Leste da Europa como Romênia e Hungria, para apenas ficar em países que estão com suas construtoras por todo o planeta.
 
O mundo entra novamente em um período de turbulência, as tensões no Oriente Médio, Turquia, Coreia do Norte, nas relações dos EUA com o México e com a China, tudo indica tempos tumultuados quando os Estados procuram se reposicionar, economizar forças, se preparar para o pior. Qual a política de Estado do Brasil no mundo?
 
Não existe atualmente  política alguma de projeção de poder, todavia já existiu uma política bem calculada dessa projeção,  especialmente no Governo militar,  se existisse nos nossos tempos jamais se permitiria ver uma construtora brasileira no Peru há 40 anos ser expulsa do País como um cão  sarnento, porque no Brasil se  lavou roupa suja para o mundo ver com nossas desgraças, no processo  queimou-se  o nome de três ex-Presidentes do Peru acusados de corrupção por autoridades brasileiras, MAS o que o Brasil ganha com isso? Nada, ou melhor, perde muito,  perde uma presença duramente conquistada, nada é fácil de vender no mundo.
 
Perde confiabilidade em suas empresas, em seus  projetos, em suas relações comerciais.
 
Ganha ter suas empresas expulsas do Peru, cancelados todos seus contratados e negócios?
 
No mundo global de negócios há poucos contextos preto ou branco, mas há muitíssimas situações cinzentas. Grandes empresas internacionais no setores estratégicos usam lobistas, intermediários nos negócios de obras públicas, mineração, petróleo, armamentos. No mundo árabe não se vende nada sem um intermediário local, usualmente um príncipe ou parente do soberano, é dos usos e costumes da região. Na Rússia e Sudoeste asiático há intermediários e comissões em quase tudo, não se opera de outra forma. Querer a hipocrisia de relações super éticas nessas regiões e pretender fugir da realidade de seus ambientes, no mundo real dos negócios o mundo tem suas regras para cada área geográfica e não serão apóstolos da lisura que irão mudar a título individual essas regras particulares de operação.
 
Tudo isso diz respeito também aos interesses do Estado brasileiro. Todo Estado digno desse nome incentiva, patrocina e protege suas empresas no exterior porque essa presença interesse ao País, traz divisas, empregos, incentiva a engenharia nacional, é um canal para exportações posteriores de equipamentos e serviços.  Não é papel do Brasil ser moralista no Peru ou em outro qualquer lugar, interessa ao Brasil aumentar sua influência e projeção econômica no exterior, como fizeram por séculos os EUA, Inglaterra, França, Holanda, sem em momento algum tentar ser santo em terra alheia, se é para fazer proselitismo de virtudes manda-se missionários pios com água benta e não empresários.
 
País algum que se apresenta forte ao mundo tem um clima político dominado por inquéritos e delações ocupando 90% do espaço jornalístico como se isso fosse o centro determinante do poder no Brasil. Perdemos o senso? O Brasil enlouqueceu? Como o país funciona nesse ambiente ensandecido?  Pouco se fala em novos grandes projetos para o crescimento do País, o que interessa para a mídia alucinada é quem delatou quem, estão todos alvoroçados com o farto material que vai encher os espaços dos noticiários, só notícias negativas, que maravilha, o país afunda e a mídia festeja a abundância de material corrosivo para notícias bomba, notícias para o abismo, notícias que indicam um País em decomposição.
 
Enquanto isso a recessão avança ao invés de diminuir, como irresponsavelmente alardeia a mídia oficialista e seus comentaristas-avestruz. Mirar a inflação como único objetivo em um oceano profundo de paralisia econômica é o último grau de loucura. Achar que baixando a taxa básica Selic os bancos vão baixar o juro na ponta dos clientes é dobrar a loucura. E que como os bancos vão baixar os juros então aí a economia vai crescer por geração espontânea.
 
O sistema bancário brasileiro não é competitivo, é cartelizado, ninguém vai baixar juro porque a Selic baixou, os juros REAIS estão aumentado nos últimos seis meses e não baixando como aposta “para o público” a equipe econômica. Eles tem obrigação de saber que os bancos NÃO vão baixar juros, como na REALIDADE não vem baixando, apesar da baixa da Selic.
 
Em um ciclo de recuperação de economia é fundamental para o País ter mercados no exterior, obras e projetos em outros continentes, o Brasil pelo seu tamanho não pode ser um país insulado dentro de seu território, o Brasil tem necessidade de se projetar em outros países emergentes onde a contribuição do Brasil tem especificidades únicas, como por exemplo na agropecuária tropical, que deu ao Brasil a posição ímpar de maior exportador de alimentos do planeta, na engenharia de obras públicas o Brasil tem vantagens muito claras sobre asiáticos e hindus, estes instalam canteiros-guetos que irritam a  população local, não interagem com os habitantes do País, algo em que os brasileiros são campeões, em todo lugar os brasileiros são bem vindos por sua facilidade de convívio com outros povos, isso é uma vantagem.
 
Nas máquinas para processar  produtos agrícolas, o Brasil tem larga capacidade, máquinas adaptadas às condições  de países menos adiantados, como beneficiadoras de café, de arroz, moedas de cana, máquinas para tratar madeira, máquinas para cerâmica, britadeiras, usinas de asfalto, máquinas para construção, britagem, mixagem de concreto.
 
A tecnologia desenvolvida no Brasil para produzir etanol é única,  dentro do grande catálogo brasileiro  de equipamentos para produção de açúcar. É uma grande faixa de tecnologia média, conhecida em inglês como “low tech” onde o Brasil tem larga experiência.
 
Também na moda, na música, nas novelas, o Brasil tem o que vender.
 
No meio desse esforço fundamental, dentro de um projeto de marcar territórios no exterior vem autoridades brasileiras  exibir para o mundo um oceano de malfeitorias que sujam a “marca Brasil”, queimando o nome do País com roupa suja na janela, na linha tragicômica “olha eu sou franco e vou dizer as coisas como elas são” MAS a franqueza não é da regra do jogo no mundo das relações internacionais, só idiotas são francos contra si próprios.
 
Família que se digladia perante outros, irmão falando mal de irmão, tem sua imagem geral queimada. Nem todos os malfeitos devem ser mostrados aos vizinhos, quem se coloca pelado na janela não aumenta seu prestígio na rua. Enganam-se os ingênuos que acham que o Brasil dá uma lição ao mundo com sua cruzada moralista, o mundo sempre foi imperfeito e não está interessado em lições de moral e ética. O mundo respeita  coisas concretas e não princípios e causas. O Brasil é um País único, maior País emergente de cultura ocidental. Ser aplaudido por promotores de outros países pode inflar egos mas não traz novos mercados ao Brasil.
 
O Brasil tem muito a mostrar de interessante ao mundo, não delações e inquéritos. O  ATIVISMO INVESTIGATÓRIO vai acabar por prejudicar as exportações brasileiras, especialmente de carne, um caso afeta todo o setor, lá fora não se separa o ruim do bom e ao fim todo um setor paga a conta da escandalização que só beneficia os concorrentes.
 
O Brasil é o MAIOR exportador mundial de carne aviária, o 2º maior em carne bovina, o 4º maior em suína, posição conquistada com enormes esforços para vencer barreiras sanitárias que são mais políticas do que técnicas, é um jogo bruto onde não há mocinhos.
 
As investigações com grande estardalhaço sobre frigoríficos chamando a atenção para casos  pontuais de irregularidade sanitária, podem QUEIMAR o Brasil em muitos mercados. A mesma investigação poderia ser feita SEM ATIVISMO IDEOLÓGICO, sem abuso da escrachos e espaço na mídia, esse ativismo pode liquidar com a atividade econômica do País em vários setores aos mostrar mazelas para o mundo, que outros países tem e não mostram porque sabem se proteger, contrapropaganda é como gol contra, não se faz de propósito.
 
Quais serão as projeções do Brasil junto aos EUA?  Tradicional aliado há um único campo de atrito, a presença do Brasil no Sul da África, que os EUA consideram sua zona estratégica, especialmente Angola e Namíbia. A presença da Marinha do Brasil na Namíbia não agrada aos americanos, Angola passou a ser já há seis anos a segunda maior fornecedora de petróleo aos EUA, depois do Canadá. Os EUA estão aumentando sua presença em Angola agora com o novo contrato da Exxon Mobil para exploração do pré-sal angolano. O aumento da influência americana em Angola se dará com a diminuição da presença brasileira pelo desmoronamento da construtora Odebrecht, um braço do Estado brasileiro desmontado em nome da moral.
 
A projeção de poder tem como abre alas a operação diplomática do País. O Brasil é um país ÚNICO no planeta pela sua multietnia, pela sua multiculturalidade, pela sua raiz ocidental, multi religiosa,  o BRASIL NÃO TEM SIMILAR no mundo emergente, é  ao mesmo tempo um país atrasado e muito adiantado, tem contornos muito mais sofisticados que a Índia, muito mais antenado que as potências asiáticas China e Índia, a primeira ainda uma ditadura, a segunda com duzentas línguas e castas, a Rússia como propriedade de oligarcas pós comunistas de cultura totalitária.
 
As relações diplomáticas do Brasil com o Governo Trump ainda não começaram. A diplomacia brasileira  hoje é comandada pelo chanceler Aloysio Nunes, figura de proa do PSDB e o Embaixador  em Washington é Sergio Amaral,  ultra tucano, todos ligados tradicionalmente  ao Partido Democrata, o relacionamento com os Republicanos é frio, o que não ajuda o Brasil em nada, especialmente em um governo conflitivo como o de Trump. Há, todavia, pontos em comum entre Trump e Temer, ambos na mesma faixa etária, casados com mulheres muito mais jovens e bonitas, Trump é um intuitivo, personalístico, o lado pessoal com ele pesa mais do que os tradicionais Presidentes americanos, mais ainda, Trump conhece razoavelmente bem o Brasil, mais que qualquer outro País da América do Sul, já cogitou ter hotel no Brasil.
 
Na União Europeia, a presença do Brasil não é o que poderia ser,  pela timidez da diplomacia brasileira que abdica de oportunidades como a de ter uma cadeira no Grupo da Síria, cadeira que foi oferecida pela União Europeia e recusada pelo Brasil. Acordos de comércio com a União Europeia se arrastam sem conclusão por mais de uma década, perdendo o Brasil o maior mercado mundial em PIB, o Brasil é lento, pouco agressivo, difuso e confuso, parece que não sabe o que quer, não explora sua “marca” especialmente na questão do clima.
 
Na África, que seria o grande espaço de projeção de poder do Estado brasileiro, pelas afinidades com a cultura afro brasileira, mais da metade dos brasileiros tem sangue africano, estamos perdendo rapidamente espaço na África por causa da liquidação das construtoras brasileiras que já estavam engajadas no contexto político africano.
 
O grande incremento dos últimos 40 anos, que se iniciou com o reconhecimento pioneiro  do novo governo independente de Angola em 1975, feito diplomático do governo Geisel, deu ao Brasil uma posição impar na antiga África portuguesa, projeto de grande peso estratégico, capital político único agora em demolição pelas cruzadas moralistas.
 
As relações com o Oriente Médio foram bem mais profundas no Governo Militar, o Brasil tem a maior colônia sírio libanesa no mundo, deveria ter laços muito mais profundos com o mundo árabe, como já teve até o governo FHC que reverteu esse quadro por ser completamente pró-Israel,  perdemos boa parte do capital conquistado no governo militar, quando o  Embaixador do Brasil em Bagdá era um General do Alto Comando do Exército, Samuel Alves Corra, ligação estratégica que se complementava com grandes obras públicas tocadas por construtoras brasileiras ,  fornecimento de material bélico e grande quantidade de carros de passeio e caminhões, tudo coroado pela fundação de um banco misto brasileiro iraquiano cujos acionistas eram os dois governos. Lembro-me perfeitamente da fundação desse banco em Bagdá, estive presente ao ato, foi um acontecimento de grande importância política para o Iraque.
 
As relações com a Ásia e o Sudoeste Asiático podem ser aprofundadas, depois de altos e baixos por falta de um política de aproximação  com Países onde somos bem recebidos.
 
A partir dos anos 80, o Brasil deixou esgarçar as relações com o Japão, país com o qual o Brasil teve  vínculos profundos, o Brasil teve a maior imigração japonesa no mundo e foi por algumas décadas pólo receptivo de grandes investimentos japoneses.  Nenhum outro País recebeu tantas visitas de Imperadores e Príncipes Herdeiros do Japão como o Brasil. As relações foram maltratadas, desfeitas absurdas como cancelamento de duas visitas de Estado em cima da hora, algo que os ultra protocolares japoneses não perdoam, uma das visitas foi cancelada dois dias antes da chegada, na visita haveria um jantar de gala com o Imperador, não poderia haver nada mais ofensivo aos japoneses, o fato se deu no Governo Dilma.
 
Para completar , a cruzada moralista atingiu importantes empresas japonesas, para grande desagrado do governo do Japão, manifestado sem rodeios pelo Primeiro Ministro japonês perante o Presidente do Brasil que passou por Tóquio em 2016.
 
As relações com a China estão em nível razoável, a China tem grande interesse no Brasil como fornecedor de matérias primas e polo de investimentos, falta um protagonismo maior do Brasil e melhor negociação com os chineses, porque eles não aceitam soja processada, só grãos?
 
Os chineses aceitam longas negociações nas quais o Brasil precisa se engajar, demos a China uma vantagem extraordinária ao declarar a China uma economia de mercado, o que lhes valeu vantagens tarifárias nos demais mercados. Precisamos  de melhoria na pauta de exportações, parte da soja deve ser exportada já processada em farelo e óleo e não simplesmente in natura.
 
As relações com a Índia devem ser objeto de maior atenção, é um País interessante para o Brasil, tem muita coisa em comum, há uma ligação histórica na pecuária, o gado indiano é a base da carne bovina brasileira, há mercado para muita coisa do Brasil na Índia.
 
As relações do Brasil com a América do Sul, Caribe e México são de uma timidez de filhas de Maria. Nenhuma ação mais forte, presença fraca, apagada, envergonhada, criou-se a UNASUL onde nenhum brasileiro teve qualquer cargo, o site da UNASUL e é inglês e espanhol, o Brasil foi fundador da UNASUL e daí? Deixam o Brasil passar da recepcionista na sede em Quito?
 
O Brasil não se dá ao respeito, não se dá valor, se desvaloriza perante o mundo com absurdas auto flagelações contra seus políticos, contra seus empresários, será que o Brasil enlouqueceu? Ninguém no mundo se auto agride dessa forma.
 
Perdemos excelentes mercados onde já estávamos fortes no Peru, Colômbia, Equador, República Dominicana, o Brasil deu uma de traidor  da pior espécie, entregou Presidentes desses países como corruptos no Departamento de Justiça dos EUA, existe coisa pior?
 
Eles nos confiaram obras e projetos, pediram comissão, nós atendemos e depois os entregamos na bandeja em Washington? MAS o que o Brasil ganha com isso, o que ganha como PAÍS? Será que algum País latino-americano  dará alguma obra para construtora brasileira depois disso?   Só o Brasil pagou comissão?  Claro que não. A China  entregaria em Washington um Presidente do Peru que confiou em uma construtora chinesa? JAMAIS.
 
A presença do Estado brasileiro no mundo depende de um Governo FORTE que governe sem contestações diárias. O mundo NÃO respeita governos fracos, tíbios, reféns de mídia, de grupos, de corporações, de movimentos. Ou alguém governa ou o Estado afunda, o Brasil está nesse estágio. Autonomias  ANTI-ESTADO são inaceitáveis mesma na plena Democracia.
 
Enfrentar a MÍDIA é a primeira atitude. A mídia quer a cabeça de um Ministro? O  Presidente deve dizer, agora é que ele não sai. Mário Covas tinha essa atitude, Jânio Quadros mais ainda, desafiantes da mídia e das corporações, marcando território,  a Constituição, a de 88 e as anteriores, NÃO determinam que o Presidente abdique de seu poder em favor de outros poderes, é preciso MANDAR e COMANDAR  porque se assim não fizer o País se esfacela em pedaços, nenhum regime comporta cinco ou seis poderes concorrendo.
 
É o Presidente, seja quem for,  que interpreta o interesse nacional, só ele e acima de demais poderes, é assim no regime presidencialista, é assim em todas as Constituições republicanas desde 1891 até 1988, o Brasil se consolidou como nunca em momentos de forte comando.
 
Hoje a projeção de poder do Estado brasileiro chegou a seu ponto MAIS BAIXO na História do País. O Brasil não é mais respeitado em nenhuma esfera. Deveria ser o PAÍS COMANDANTE da campanha do clima no mundo porque tem a CHAVE do problema climático, a RAIN FOREST, a Floresta Amazônica. Mas nem sabe disso e nem se apresenta em tal papel. País miúdo, de olhar pequeno, com gente tacanha, rasa, propostas tíbias para o mundo, envolto em brigas de comadres, picuinhas, quizilas, inquéritos, delações, uma  elite miamizada e brega. Será que vamos deixar escorrer pelo ralo o IMENSO legado do Tratado de Tordesilhas? 
 
Assine
Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vamos parar com essa

    Vamos parar com essa babaquice “em nome da transparência”. Nem em nome do combate a corrupção, nem em nome da ética.

    Quebraram o Brasil e nossas maiores empresas para tirar o PT do governo federal e destruir a imagem do Lula.

    O Brasil está quebrado, menos transparente, menos ético e mais corrupto. Mas o PT não está mais no governo federal. E era esse o objetivo.

  2. ninguém me tira da cabeça…

    “Será que vamos deixar escorrer pelo ralo o IMENSO legado do Tratado de Tordesilhas?” , questiona nosso sensato AA.

    Tudo indica que sim.

    Tudo indica que isto vai terminar bem ao gosto dos EEUU: o país fragmentado em dezenas de republiquetas obedientes e sem futuro outro que não ser colonia exportado ra de alimientos e minerais.

     

    A tal de “Terra Arrasada”.

     

    Triste fim do sonho de Brasil Grande.

     

    Obrigado ao “Movimento Passe Livre” que detonou a bomba.

     

    Realmente, não era só por 20 centavos…

      1. Por onde anda essa cambada?
        A

        Por onde anda essa cambada?

        A última “participação cívica” dessa turma de que tive conhecimento foi por ocasião da votação do impeachment. Declararam que não se procupavam isso.

  3.  André Araújo, vc como um

     André Araújo, vc como um conservador racional, ponha pelo menos 80% disso que está falando na conta da direita insensata e lesa-pátria que temos.

    Outros 20% na conta de uma esquerda que se recusou a exercer o poder para o qual foi eleita.

  4. A tragédia é que o Brasil só

    A tragédia é que o Brasil só aplicou plenamente um projeto de estado sob ditaduras – seja a ditadura clássica, de um homem só (Vargas, de 30 a 45) seja a praticada em rodízio e com uma encenação de democrática ( a de 64 a 85, com os generais ‘escolhidos’ indiretamente pelo congresso). Nossas lideranças civis sempre estão em guerra uma com as outras. O auge dessa guerra foi em 64, quando Lacerda, Magalhães Pinto, Jango, Brizola, Adhemar e outros quase puseram o país numa guerra civil. O irônico é que cada um achava que, caindo Jango, teria ao seu lado as forças armadas para ficar no poder – sem saber que as forças armadas tinham decidido que ELA é que tomaria o poder, pois concluíram que um país não poderia se desenvolver vivendo em turbulência desde a chegada de Vargas ao poder pelo voto rm 50. Aliás, JK só conseguiu tomar posse graças ao General Lott, figura infelizmente jogada ao esquecimento hoje. Lott enfrentou a campanha de Lacerda (sempre ele rs )  que alegava que JK não tinha legitimidade para ser presidente. 

    Talvez fora da esfera ditadorial, o governo civil que mais chegou perto de governar com um claro projeto de país foi JK – mas aí eu pediria opinião de André Araújo. 

     

     

     

     

  5. Vamos com o que temos

    Na recente visita da Merkel ao Trump os big da indústria alemã e americana estavam sentados lado a lado com o poder politico demonstrando a simbiose entre as forças do estado.

    Quando da visita do Temer a acompanha-lo será a republica de Curitiba estandarte e bíblia, pf fantasiada e armada no momento mais glorioso da condução coercitiva do Presidente Lula e outros representantes do judiciário.

  6. Ótimo post, é realmente

    Ótimo post, é realmente necessário que as pessoas se convençam de que exortações éticas e morais são muito bonitas, nos evangelhos e telenovelas, na vida comum das pessoas, em suas relações, no dia-a-dia. Mas não na guerra que grassa lá fora, cujas balas perdidas podem alcançar qualquer um.

    Mas é preciso deixar claro que o desmonte nacional que está em execução neste momento, não é iniciativa do “Estado Brasileiro”, ou “o Brasil”, como está no texto.

    É iniciativa da gangue neo-liberal, dos modernos índios que gostam de receber espelhinhos e miçangas do estrangeiro que aporta aqui para levar, em troca, as riquezas e recursos naturais do lugar.

    Os meirelles, moreiras, temer, goldfazn, etc.

  7. Mais uma vez no ponto, o

    Mais uma vez no ponto, o André Araújo. Acrescentaria apenas o já exposto em comentário que fiz anteriormente: sim, é uma loucura o que estão fazendo com o presente e o futuro deste país. Mas é uma loucura com método e com propósito. 

  8. Brasil, quintal dos EUA
    Os Militares tomaram o poder a mando dos EUA não para projetar o Brasil geopoliticamente no globo, mas para impedir essa projeção.Foram os governos petistas que diversificaram as relações internacionais do Brasil, com o Irã, a China, etc. Agora está tudo indo por água abaixo, destruimos a Petrobrás, as nossas grandes empreiteiras, jogamos fora milhões de empregos, tanto diretos quanto indiretos, agora vão desmontar os nossos frigoríficos, tudo isso para que as Corporações norte-americanas tomem conta da nossa economia, em nosso prejuízo.Os Jatomoristas e os Golpistas deveriam ser desempoderados e levados às barras dos Tribunais Populares por traição.

  9. Realmente não negamos o

    Realmente não negamos o sangue português = há uns 500 anos, Portugal, potência na época, que tinha conseguido em termos de conquistas marítimas algo comparável ao o que os EUA fariam no século XX na corrida espacial, Portugal, movido por um sentimento religioso de purificação, expulsou os judeus de seu território – e assim deu um capital financeiro e humano aos outros países da europa, como a Holanda ( um dos maiores filósofos do ocidente, Spinoza, era filho de uma família portuguesa-judia que fugiu para a Holanda)  Sim, se livraram dos ‘impuros’ a custa de jogarem o país no insignificaância geopolítica que está até hoje. A diferença é que Portugal já foi uma potência – o Brasil pelo jeito nem terá tempo de chegar a isso. 

    1. Joel desdenha de Portugal por ele ter desistido das conquistas

      O problema foi Portugal ter se livrado dos ‘Impuros’ ou ter deixado de ser um país conquistador?

      Significância geopolítica não tem, necessariamente, nada a ver com conquistas territoriais. Ou tem, Amigo?

  10. A bolha do mouro sic moro

    O mundo da Globo News não confere com o mundo real, há algo de esquisofrênico naquilo, autista, que me desculpem os esquisofrenicos e autistas pela comparação. Eu já havia prometido não mais assistir a Rede Golpe as ontem estava na minha irmã e deixei a coisa rolar….logo apareceu a GN exibindo o Temer em meio a embaixadores e em seguida provando que a carne era boa, comiam churrasco brasileira, dizia a Globo…se eu não me infomasse por outros meios ficaria com essa falsa informação na cabeça, o que não ocorreu porque tão logo acessei a blogosfera independente fiquei sabendo que aquele churrasco do regabofe do Temer era de carne importada…pra completar o mal estar ao assistir a Globo, não demorou o lixo exibir Moro: veja só, a mulher desse fez um video para a sua bolha de coxinhas amestrados no facebook….ai a Globo transforma isso numa grande noticia…e apareceu lá o Moro dizendo que ele tem o apoio de 100% dos brasileiros..,,…olha só a que ponto chegamos: o populismo judicial ou picaretagem penal ou fascismo midiático-penal, acho que tudo misturado numa bolha só.

     

  11. Gosto dos artigos do André.

    Gosto dos artigos do André. Apenas acho que ele esconde algumas coisas.

    Se olharmos os gráficos sobre exportação de carne brasileira publicados no blog O Cafezinho podemos notar qual foi o governo, ou governos que projetaram o Brasil na geopolítica e mercados mundiais nos últimos 50 anos.

    Aqueles números que valem para a carne valem para quase todos os outros setores, inclusive na diplomacia.

    Ele fala de governo militar. Pode ser, eu era criança na época.

    Acredito que o governo petista fez isto mais e melhor. E ele não dá o menor crédito. As reservas internacionais que eram negativas quanto Lula assumiu estavam em torno de U$ 350 bi ao final do governo Dilma. Acho que este fato pode demonstrar alguma coisa.

    Mas, não perde a oportunidade de acusar o governo Dilma de cancelar compromisso com o governo japonês. 

    Concordo que desmarcar uma visita a outro país na última hora é realmente desagradável e descortes. Mas, porque foi mesmo que a Dilma cancelou a visita?

    Por fim, o golpe de 64 e os militares foram péssimos para o país. Tinham a vantagem de ser mais nacionalistas que os golpistas atuais, mas o estrago que fizeram foi inimaginável e irreparável porque acho que foi alí que o brasileiro começou a ser transformado em um covarde bunda mole.

    Veremos qual será o tamanho do estrago dos golpistas de hoje. Penso que será maior ainda.

    Somos um país sem futuro ou com um futuro muito negro. 

    A não ser que sejamos invadidos por uma potência estrangeira que atire todos os brasileiros ao mar e outro povo seja colocado aqui.

    Talvez isto fosse uma vantagem para o mundo que finalmente ficaria livre da Globo.

  12. Caro Andre,
    Não vou me
    Caro Andre,

    Não vou me estender muito no assunto. Mesmo porque não tenho muita especialidade.

    Mas o que noto nos seus bons artigos é que você não se livra totalmente do viés ideológico.

    Reconhece nos governos militares um projeto geopolítico de aproximação com a África. Até eu, que não suporto ditadura, reconheço o viés nacionalista dos militares. Mas vc não consegue fazer uma referência sequer ao aumento destas relações com a África no governo Lula.

    Sei que pelas suas posições ideológicas fica difícil elogiar, que o governo Lula cometeu erros também. Mas tem vários acertos. Não dá pra escrever um artigo deste tamanho sobre este tema e ignorar isso.

    Cara, você já deve ser idoso, com muita experiência, mas faz parte desta experiência reconhecer até erros de posicionando. Tais como avaliações ou falta de avaliações no passado sobre uma mídia antinacionista.

    E concluo te dizendo que é saudável a dicotomia entre direita e esquerda. Sem denominazaçoes.

    1. Meu caro, eu registrei o

      Meu caro, eu registrei o grande lance do governo militar ao reconhecer o regime MARXISTA de Angola, apoiado por 25.000 soldados cubanos, CONTRA a expressa orientação do Departamento de Estado, os americanos apoiavam a UNITA de Jonas Savimbi,  outro movimento anti-portugues em Angola mas enviesadamente apoiado pelos EUA e União Sul Africana.

      A jogada estrategica do governo Geisel foi de ALTISSIMO RISCO naquele contexto, causou uma grande fissura com os EUA,

      completada com o rompimento do Acordo Militar Brasil EUA que vinha desde a Segunda Guerra, tambem na compra de tecnologia nuclear da Alemanha o governo militar bateu de frente com os EUA.

      Lula de fato teve uma politica africana mas com vento a favor, muito dinheiro do BNDES e em cllima de festa,

      era uma politica sem profundidade, sem exigir nada em troca, não temos acordos com os paises africanos, foi

      uma politica que dependia do Brasil só conceder, como foi a EMBRAPA no Zimbauwe, onde o Brasul gastou alguns milhões de dolares e não deixou lá nem rastro de influencia,.

      A melhor politica do Brasil na Africa por sua solidez é a da Marinha do Brasil na Namibia, nossa Marinha formou a Marinhada Namibia, treinou oficiais e praças, instalou lá uma base, vendeu navios, é uma aliança profunda CONTRA as intenções dos EUA e da Africa do Sul.

  13. O que cansa de ficar sempre

    O que cansa de ficar sempre evidente é que esses boçais nem liberais nem mesmo “capitalistas” são: são meros defensores de privilégios mesquinhos e ideologias rasteiras; uns valentões de butiquim antissociais.

    1. Por isso é que, penso eu, não

      Por isso é que, penso eu, não terão o menor pudor de, se não prender, constranger o Lula, a ponto de não ser candidato.

      De pensar,  até a dar nó no estômago, que os superiores do juízo, aqueles que ocupam o stf, são na verdade, todos paus mandados…

      Convenhamos, o juízo de curitiba, dentro da estrutura, é mero subalterno. Faz o serviço sujo, enquanto os superiores, posam de, do que mesmo?

      Quer saber, nesse mundo sem noção, o único que se dá o respeito, é o ministro Gilmar…

    2. o….

      Caro sr. André, mas estas politicas não tem também a ver com nossa Gestapo Ideológica. A ascenção do nosso anticapitalismo tupiniquim retomado na redemocratização e Constituição Cidadã? Não é o “cachorro atrás do rabo”? Independente de governos ou siglas, qual é a Estratégia de Estado que temos? Aquela que apesar de tudo e tantos factóides contra, foram muito bem implementados em governos militares (pouco importa quais governos, importa o resultado para a nação) . Não passamos semanas após semanas acusando o agronegócio? Agora imprescindível? Não fizemos o mesmo com Campeãs Nacionais, com Industriais e Empresários, com Marcas Brasileiras? Não é o que está em todos os jornais brasileiros: “A ODEBRECHT É CORRUPTA”. Então todos seus mais de 100.000 funcionários e todos nós brasileiros, pátria de tal empresa, não aceitamos a pecha e nos tornamos comparsas aos olhos do Mundo? Censo comum raso e limitado, mostra muito do atraso que temos no país ainda em pleno 2017. E tem gente que ainda escreve que a culpa é dos interesses estrangeiros, principalmente americanos. É sim,  mas não precisa nem do seu empurrão. Nós nos arrebentamos sozinhos. abs. 

  14. O Brasil está nas mãos de

    O Brasil está nas mãos de bandidos mafiósos. Aplicaram um golpe de estado, prática herdada e copiada das forças armadas brasileiras, o maior covil de putas golpistas do planeta quiça do universo. O golpe das putas durou de 1964 a 1985, foram 21 anos de submissão, 100% jogados na lata do lixo e com consequencias desastrosas, como esse golpe de 2016 entre outras gravíssimas. O problema que enfrentamos hoje é que a ditadura / estado de exceção está em andamento a todo vapor sem nenhum combate aos golpistas piratas saqueadores! Os que poderiam fazer alguma coisa estão discutindo sôbre as salsichas que os golpistas jogaram de iscas! Ou então discutindo infantilmente sôbre o leite derramado, como por exemplo essa matéria! Cadê os pensadores! Cadê os verdadeiros filósofos do Brasil! Cadê aqueles que podem dar a força e a motivação para lutarmos contra os bandidos saqueadores! Cadê o pessoal que não perde tempo com salsichas e leite derramado pô!  

  15. Será apenas por viralatismo?

    Alguém se lembrou do AA. Pois é, o sr André é idoso, mas não é velho, pelo contrário, frequentador do espaço, desde o início, tem nos esclarecidos vários aspectos de como funciona o país e, por diversas vezes, nos colocou a par do que rola e rolou no mundo, em bons artigos.

    “… BRASIL NÃO TEM SIMILAR no mundo emergente, é  ao mesmo tempo um país atrasado e muito adiantado…”

    Pois bem, tenho minhas dúvidas se ele não tem vaga ideia de a qual projeto se age de maneira a, quando não entregar, travar as potencialidades do Brasil.

    Tem que dar nomes aos bois?!…

     

  16.  “Enfrentar a MÍDIA é a
     “Enfrentar a MÍDIA é a primeira atitude.” Bem vindo, caro AA. Lembra quando falávamos do pig e voce dizia que era invenção de petistas que não adimitiam crítica?Pois é, a imprensa brasileira é e sempre foi golpista. Não apenas contra a esquerda, mas contra o interesse nacional. É intreguista, colonizada, fruto direto da Casa Grande da antiga colônia que transforma seu país num bordel barato. Desde que receba boa comissão tal qual cafetão ordinário metido a malandro

  17. Em um ano as crasses

    Em um ano as crasses políticas ficaram mais preocupadas em se defenderem de acusações de subtrações de tenebrosas transações e o resto que se esproda.

    Mas, não se preocupem. Serão esses mesmos que aí estarão “vendendo” a ideia de que somente eles é quem salvarão o país pela perda provocada deliberadamente por suas “faltas de iniciativas”.

    Serão os mesmos de sempre os beneficiários de politicas de governo. Seja lá qual for o governo no poder. Hay gobierno ? Yo so a mi favor !

    Nesse meio tempo periga vermos a Etiópia galgar a categoria de maior exportador de café, de milho, de soja, de minério de ferro, de automóveis …..

  18. Hipocrisia no combate aos frigorificos

    Os brasileiros que acham que a corrupção só existe aqui nas empresas brasileiras deviam buscar saber porque as empresas européias como a Alstom, Siemens vem participar de licitações dos trens e metrôs em São Paulo e pagam milhões em propinas para o governo Paulista e todo mundo acha normal e nem por isso a França e Alemanha quebraram suas empresas. Aqui no Brasil com este espirito de submissão aos EUA, a PF e MPF junto com o Moro quebraram as maiores empresas de Tecnologias brasileiras e agora quebram os nossos Frigorificos, ou seja tem cara que estão a serviço dos EUA, nosso maior concorrente nestes campos.

  19. Louco, nada…

    Não é loucura nem falta de bom senso, André. O roteiro para recolocar nosso país no lugar do qual o PT estava nos tirando é claro, sensato e obedece a lógica de que os EUA, a Inglaterra e outros países de capital baseado na moeda estadunidense devem ter poder total sobre a Economia e a Política do mundo todo.

    Os brasileiros que participam do desmonte das conquistas do PT talvez não sejam exatamente modelos de bom senso mas os estrangeiros que exploram fissuras morais desses brasileiros sabem muito bem o que estão fazendo.

    Não é um roteiro detalhado, são direções que vão se concretizando na medida em que os acontecimentos se desenrolam. Por exemplo, ninguém poderia advinhar o desfecho do julgamento da AP470. Mas a ação estava colocada. Segundo o roteiro do dolar estadunidense, o PT tinha que se dar mal.

    O roteiro é, não obrigatoriamente nessa ordem, colocar o Brasil subalterno àquele dólar (Economia) e desmontar iniciativas socialistas e democráticas (Política). Se o partido chama-se PT ou P-qualquer-coisa, se o presidente chama-se Lula ou Zé, tanto faz. O roteiro – sensato, pensado e lógico – é impedir-nos de independência, soberania e prosperidade. Sabotar.

    Loucura, falta de bom senso e alienação é dizer que os golpistas estão doidos. Eles sabem muito bem o que estão fazendo.

  20. Queriam o quê???

    Para o Brasil virar algo decente, precisaria de uma elite de verdade, não essa oligarquia-burguesia atrasada, burra, desprezível, escravagista, mesquinha ao extremo. Da dominação dessa gente só pode vir o que acontece no Brasil desde sempre: a manutenção do Brasil-Colônia. Tudo é consequencia dessa gente escrota que domina o Brasil desde sempre e tem um projeto de atraso para o País, porque lucram muito com esse papel de burguesia dependente. E o Brasil que se exploda. Porcas parem porcos, nunca vão parir bezerros….  A aparente autonomia que a PF, MP e Judiciário tem é falsa, eles só estão fazendo o que fazem porque tem ordem e autorização para fazer isso. O André sabe disso muito bem, é inteligente e informado, só não diz por questão ideológica, por também ser direita, embora seja uma exceção, um nacionalista de direita. A direita no Brasil sempre foi entreguista e antinacional em sua grande maioria.

  21. Na realidade em tudo isso tem

    Na realidade em tudo isso tem uma quetão humana,

     

    inconfessavel, a inveja: não à toa determinados grupos hoje se tornaram marajás, mas tem outra questão humana, nunca estamos satisfeitos………

  22. Quem diria. AA rende-se ao bolivarianismo!

    O perfil de um presidente forte, descrito pelo André Araújo é o de Hugo Chaves. 

    Brincadeiras à parte, o artigo está ótimo, só pecando em alguns aspectos:

    1) Após a independência das colônias portuguesas, me parece que a ditadura piscou e não ocupou espaços por subserviência aos EUA no contexto da guerra fria. A ex-URSS foi quem primeiro arrastou as fichas. OS EUA tentava derrubar os novos governos apoiando guerrilhas de oposição como a UNITA e o governo brasileiro titubeava no mínimo. Lembro muito bem do Figueiredo às turras com tropas cubanas na guerra de Angola e da Nanibia com a África do Sul ainda racista.

    2) Durante o governo FHC um dia tive curiosidade de pesquisar a presença de empresas brasileiras em Angola. Para minha surpresa o que encontrei foi forte presença de empresas estadunidenses no setor de Petróleo. Existia uma câmara de comércio Angola-EUA e não achei nenhuma Brasil-Angola. Para se ver a falta de visão de setores empresariais brasileiros naquela época e o pragmatismo comercial dos EUA.

    3) Foi a política externa do governo Lula que reorientou como prioritárias as relações para incrementar o comércio com países africanos, latino-americanos e do oriente médio.

    4) Qual a diferença entre cartel de bancos e de empreiteiras? Qual a diferença na atuação da FEBRABAN e da ABDIB? Qual a diferença entre licitação de obras com preços combinados e leilão de títulos da dívida com juros que o “mercado pede”? Qual a diferença entre empreiteiras emplacarem diretores na Petrobras cooptados e bancos emplacarem seus representantes na equipe econômica? Qual a diferença entre financiamento de campanha por empreiteiras e por bancos? Qual a diferença entre propina e luvas e bônus na contratação de ex membros da equipé econômica por bancos privados, no mecanismo de portas giratórias? Porque diretores de bancos jovens, no auge da carreira, anti-estado, deixam seus cargos privados para irem para a equipe econômica ganhando salários irrisórios para altos executivos? Porque bancos que intermediam operações estruturadas do governo e estatais (tais como privatizações) são imunes a investigação sobre operadores de propinas?

    5) Dilma só cancelou a visita ao Japão porque havia tentativa de golpe em 2013 com o auge das manifestações anti copa tentando reproduzir as tais revoluções coloridas do Oriente Médio.

    1. Meu caro, como se pode alegar

      Meu caro, como se pode alegar subserviencia aos EUA se o Governo Geisell foi o PRIMEIRO no mundo a reconhecer o regime

      ultra esquerdista de Angola apoiado pela URSS e Cuba CONTRA o mivmento da UNITA apoiado pelos EUA?

      1. André Araújo, não tome a exceção pela regra

        Uma exceção, é só uma exceção. Geisel é só um Geisel, ele não representa o regime militar, assim como um padre pedófilo não representa todo o catolicismo.

    2. Chavez nunca seria modelo,

      Chavez nunca seria modelo, era um presidente ideologico, de eficiencia zero em economia e geopolitica.

      O Presidente forte não é ideologico, pode ir da direita à esquerda e voltar,  como foram Getulio e Peron. na America do Sul e

      De Gaulle na Europa.

      1. Se a eficiência do Chávez em economia era zero…

        Se a eficiência do Hugo Chávez era nula, a eficiência dos governos que o antecederam era negativa. Entre cegos, quem tem um olho é campeão.

        1. Não é verdade. A PDVSA

          Não é verdade. A PDVSA pré-Chavez era um empresa muito eficiente e de excelente reputação internacional, tinha

          9.500 engenheiros de petroleo, a maioria formada na França, a maior rede de distribuição nos EUA,  com 14.000 postos,

          tres mega refinarias na Venezuela e oito no Texas, NÃO tinha ingerencia politica e nem militares na Diretoria e Conselho.

          Hoje a PDVSA é uma RUINA, as refinarias foram sucateadas, uma pegou fogo (Puerto la Cruz), a Venezuela hoje IMPORTA gasolina,  a Venezuela tinha GRANDES e eficientes empresas de cerveja. cimento, siderurgia, produtos farmaceuticos,

          hoje ACABOU tudo, Chavez estatizou 2.300 empresas, as primeiras ele pagou, depois estattizou e não pagou mais nada,

          nas que estatizou em dois ou tres meses QUINTUPLICAVA o numero de empregados.

          Hoje a PDVSA tem militares na Diretoria e no Conselho, é como o regime compra o apoio do Exercito,  os engenheiros de petroleo foram demitidos por não serem chavistas,

          a maioria hoje está no Canada, a PDVSA está completamente aparelhada com cupimchas do chavismo, perdeu credito e reputação, não consegue sequer aproveitar as reservas do Orinoco, as maiores do planeta, precisa de contrato de serviço com a Chevron para perfurar no Orinoco.

          Não há como defender o regime chavista, é completamente disfuncional, perto dele o regime de Cuba é uma Suiça.

  23. Água na boca

    “Você sabia que nós, americanos, gastamos menos do nosso salário disponível com a compra de carne do que em qualquer outra nação do mundo?”

    [video:https://youtu.be/XIG7uyub3aw%5D

    “Em 1970, os quatro maiores frigoríficos controlavam 25% do mercado. Hoje eles controlam mais de 80%. Três ou quatro companhias controlam o mercado de carne. Nós nunca tivemos empresas alimentícias tão grande e tão poderosas na nossa história”.

    [video:https://youtu.be/a3P5tmkjHa8%5D

  24. A mídia tá ganhando milhões
    A mídia tá ganhando milhões em propagandas dessas empresas de carne agora, depois do estrago provocado.
    Não duvido que a mídia combinou tudo com esses delegados dá PF para ganhar uns milhões, e repartiram o lucro. É a parceria judiciário e mídia como grande fonte de renda para uma mídia falida sobreviver.

    1. E de que valeu as empresas

      E de que valeu as empresas gastarem tanto em propaganda com a GLOBO? A GLOBO se associou ao escandalo alegremente.

  25. Triste isso, AA

    “O Brasil não se dá ao respeito, não se dá valor, se desvaloriza perante o mundo com absurdas auto flagelações contra seus políticos, contra seus empresários, será que o Brasil enlouqueceu? Ninguém no mundo se auto agride dessa forma.”

    O viralatismo é a marca da elite sudestina que deu o Golpe e ascendeu ao poder. Desde FHC, os caras só fazem abaixar a crina e roubar. Não tem como dar certo.

    Nunca se viu governante no mundo resolver uma crise diplomática com um churrasco na laje. Tinha que demitir ministro, chefe da PF e o delegado dois-neurônios que quis aparecer no JN. Crime contra a economia.

    MT, golpista ou não, é presidente. Tem que segurar as rédeas nas mãos. Dar o tom. Fazer acontecer. Mas, não. O bicho tem medo até de fantasma…

  26. nao confundir hindus com indianos

    só um detalhe, quem nasce na india não são hindus, mas indianos, hindus sao tão somente adeptos do hinduismo, e um indiano pode ser hindu, budista, cristao , muçulmano, etc.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador