Para Câmara Americana do Comércio, relações Brasil-EUA nunca estiveram tão boas

Enviado por Assis Ribeiro

Do Último Segundo

Entidade destaca avanços na relação com os EUA no governo Dilma

Câmera Americana de Comércio diz que relações entre os dois países nunca foram tão boas quanto nos últimos três anos

Os principais presidenciáveis de oposição, o tucano Aécio Neves e o pessebista Eduardo Campos, têm defendido uma maior aproximação do Brasil com os Estados Unidos, principalmente na área econômica. O discurso, no entanto, não parece baseado na realidade.

Para a Câmera Americana de Comércio sediada em São Paulo, as relações entre os dois países nunca foram tão boas quanto nos últimos três anos, durante a gestão da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição. A entidade defende a importância de o País buscar acordos bilaterais com a União Europeia e os Estados Unidos, mas destaca a evolução das relações econômicas, apesar de alguns choques políticos que os dois países tiveram, principalmente por conta da revelação das ações da espionagem norte-americana no País.

Entre os aspectos positivos, a Amcham destaca o Acordo de Troca de Informações Tributárias, ratificado pelo Congresso em 2013, e a implementação do programa piloto de Operador Econômico Autorizado (OEA). Este projeto deve começar a funcionar no mês que vem, com três empresas que vão ter suas operações de importação e exportação facilitadas quando forem feitas entre os aeroportos de Miami e Viracopos, no interior paulista. Cita ainda as parcerias na área do conhecimento. Atualmente, 7 mil alunos brasileiros estudam nos Estados Unidos graças ao programa Ciência sem Fronteiras, lançado pelo governo brasileiro em 2011. O Brasil também recebe alguns milhares de estudantes norte-americanos graças ao 100 Mil Unidos pelas Américas, equivalente do governo norte-americano, iniciado pelo presidente Barack Obama no ano seguinte.

EISA tenta retomar suas atividades

O Estaleiro da Ilha do Governador (EISA), na Zona Norte carioca, vai tentar aporte de R$ 200 milhões junto à Caixa Econômica Federal para reverter sua crise financeira. Cerca de 3 mil trabalhadores estão em férias coletivas e sem receber seus salários, e suas operações estão paralisadas desde o mês passado. A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) tem participado das negociações entre os trabalhadores e a empresa, do grupo Synergy. Ela deve participar de uma assembleia dos funcionários hoje: “O Governo do Rio foi omisso com o setor, que é um dos maiores PIBs do Estado”, critica. A verba será aplicada para atender encomendas e pagar dois meses de vale-refeição atrasado.

PMs contra a PM

Uma pesquisa feita pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas indicou que 55,06% dos PMs do País são contrários à existência de uma polícia militar. A maioria dos agentes de segurança defendeu uma carreira policial única e de caráter civil.

Emenda para identificação de ossadas

O deputado Renato Simões (PT-SP) conseguiu o apoio da ministra Ideli Salvatti, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, para a liberação de uma emenda parlamentar de sua autoria de R$ 300 mil. O valor deve ser aplicado na identificação de ossadas de desaparecidos políticos durante a ditadura, que foram enterrados em uma vala clandestina no cemitério de Perus, na capital paulista. A partir deste ano, graças a um convênio, a identificação esta a cargo da Unifesp.

Vala clandestina foi descoberta em 1990

A vala foi descoberta em 1990 e tem um total de 1.049 ossadas. Para movimentos de defesa dos direitos humanos há indícios de que pelo menos 20 delas pertençam a desaparecidos políticos. Segundo eles, no local estariam também vítimas de grupos de extermínio formados por policiais que atuaram na década de 1970. Em quase 24 anos, a identificação pouco avançou.

“Sou contra qualquer tipo homofobia. Acredito que homossexualismo não é doença, mas é pecado” – Marcelo Crivella, bispo da Igreja Universal e candidato ao governo do Rio pelo PRB, sobre o projeto que criminaliza a homofobia

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Público Americanófilo

    O Tucano e o Traíra jogam para o público americanófilo.

    Pura perda de tempo. Estes já vão votar neles mesmo…

  2. Enquanto isso…, no portal Ria Novosti

    Brasil ofrece a Rusia 150 mil toneladas de carne de pollo adicionales

    Tema de actualidad: Rusia responde a las sanciones de Occidente

    La industria de carne de Brasil está dispuesta a sustituir a los suministradores de EEUU en el mercado ruso de la carne de pollo después de que Rusia restringiera las importaciones agrícolas y de alimentos desde varios países, comunicó la víspera el presidente de la Asociación Brasileña de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra.

    “La industria de la carne de Brasil está lista para aprovechar la prohibición de Moscú a las importaciones agrícolas de Estados Unidos y enviar más pollo a Rusia. (…) Tenemos una capacidad disponible muy grande”, cita a Turra el diario Notimerica.com.

    El funcionario agregó que 20 granjas avícolas de Brasil ya recibieron la autorización de Rusia de suministrar carne de pollo y en un futuro su número irá en aumento.

    Brasil, uno de los grandes exportadores mundiales de pollo, se propone enviar a Rusia 150.000 toneladas adicionales del producto al año. En 2013, ese país suramericano suministró 60.000 toneladas.

    El presidente de la Cámara de la Industria de Carnes de Argentina (CICCRA), Miguel Schiariti, declaró a su vez que los productores argentinos de carne expresaron también su interés en ampliar suministros a Rusia y llamaron a Moscú a empezar negociaciones con Buenos Aires sobre el aumento de exportaciones.

    Este mismo jueves, el Servicio Federal Ruso de Control Veterinario y Fitosanitario, Rosseljoznadzor, discutirá con las misiones diplomáticas de Argentina, Ecuador, Brasil y Chile la posible ampliación de las importaciones alimentarias.

    El pasado 6 de agosto, el presidente ruso, Vladímir Putin, embargó por un año ciertos tipos de importaciones agrícolas y de alimentos de los países que impusieron sanciones a Rusia. Asimismo encomendó tomar medidas económicas especiales para garantizar la seguridad y los intereses nacionales de Rusia.

    La UE, EEUU, Canadá, Australia, Japón, Suiza y varios otros países impusieron sanciones contra decenas de individuos y entidades de Rusia por la adhesión de Crimea y la crisis ucraniana.

    http://sp.ria.ru/economy/20140807/161166514.html

  3. As relações estão boas mas

    As relações estão boas mas sem subserviência, sem  tirar os sapatos, e cancelando uma visita em vosso país sem lhes dá explicação, que isso fique bem claro.

    Assim sendo, enquanto formos governo, seremos amigos para todo e sempre.

  4. O tucano Aécio e o pesebista

    O tucano Aécio e o pesebista Dudu defendem uma maior aproximação com os EUA, só que de costas e de quatro, engatando uma ré

  5. Que venham……………….

    Que venham comerciar conosco, mas de igual para igual!!!! 

    Não como queriam  os governos anteriores ao PT, que viviam se abaixando, tirando o sapato e até passando vaselina para facilitar!

    SE querem nossas matérias primas, que paguem o preço justo, e não a levem de graça, como faziam antes.

    O Lula abriu novos mercados, e quando da crise de 2008, se estivéssemos atrelados a eles como muitos ainda hoje gostariam, estávamos f…………!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Lembro-me que Catanhêde, e sua trupe, não cansavam de publicar, ou melhor pressionar para que compmrássemos dos Estados Unidos, mesmo com a classula de não repassarem a tecnologia.

    Ficava irado em ver o quanto eram e são esses vendilhões da Pátria!!!!!!!!!!!!!!!

    BASTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador