Para Ernesto Araújo, nazismo ‘é de esquerda’

A entrevista do representante do governo Jair Bolsonaro foi dada ao canal Brasil Paralelo, que produz conteúdos para assinantes em seu canal, além de cursos e palestras. O filé do canal é Olavo de Carvalho, o guru do bolsonarismo.

Jornal GGN – O chanceler Ernesto Araújo disse que o nazismo e o fascismo são parte de ‘fenômenos de esquerda’. Isso não se faz, Ernesto, não pegou bem para especialistas brasileiros e alemães.

Disse o chanceler que, eles, de certa forma, sequestraram esse sentimento de nacionalismo. ‘É muito a tendência da esquerda: pega uma coisa boa, sequestra, perverte e transforma em coisa ruim. Isso tem a ver com o que eu digo de fascismo e nazismo são fenômenos de esquerda. É a mesma lógica’, disse ele em entrevista.

E a fala repercutir de forma muito negativa na TV pública da Alemanha, a Deustsche Welle. Em seu site em português, a emissora diz que as falas do chanceler vão contra o consenso acadêmico sobre o tema e afirma que essa discussão é inexistente entre historiadores sérios do país.

A entrevista do representante do governo Jair Bolsonaro foi dada ao canal Brasil Paralelo, que produz conteúdos para assinantes em seu canal, além de cursos e palestras. O filé do canal é Olavo de Carvalho, o guru do bolsonarismo.

O historiador Marcos Guterman, jornalista do Estadão, afirma que o nazismo não pode ser qualificado como de esquerda em nenhuma circunstância. O moto de bolsonarismo é de uma argumentação insustentável, que visa somente mobilizar a militância.

O professor alemão Oliver Stuenkel, da Fundação Getúlio Vargas, diz que tal afirmação faria parte do ‘submundo as conspirações’. Ele entende que a fala do chanceler traz constrangimento, mas há o entendimento que não representa a totalidade do governo.

Já Maria Luiza Tucci Carneiro, historiadora da USP, em resposta ao Estadão diz que vive-se um momento preocupante de distorções de fatos históricos e um desprezo pelo contexto histórico, onde o que importa não é a história em si, mas o fazer política na atualidade, desconsiderando tudo. ‘Os nazistas apontavam os comunistas como ‘inimigos objetivos’. Uma das primeiras medidas de Hitler no poder foi pôr na ilegalidade o Partido Comunista. Começa, então, uma fuga de intelectuais e cientistas – muitos vêm para o Brasil. O passado deve ser revisitado, não deturpado’, explica ela.

 

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. No artigo de título as 5 dificuldades para escrever a verdade, o Brecht disse:

    “3 – A ARTE DE TORNAR A VERDADE MANEJÁVEL COMO UMA ARMA

    O que torna imperiosa a necessidade de dizer a verdade são as consequências que isso implica no que diz respeito à conduta prática. Como exemplo de verdade inconsequente ou de que se poderão tirar consequências falsas, tomemos o conceito largamente difundido, segundo o qual em certos países reina um estado de coisas nefasto, resultante da barbárie. Para esta concepção, o fascismo é uma vaga de barbárie que alagou certos países com a violência de um fenómeno natural.

    Os que assim pensam, entendem o fascismo como um novo movimento, uma terceira força justaposta ao capitalismo e ao socialismo (e que os domina). Para quem partilha esta opinião, não só o movimento socialista, mas também o capitalismo teriam podido, se não fosse o fascismo, continuar a existir, etc. Naturalmente que se trata de uma afirmação fascista, de uma capitulação perante o fascismo. O fascismo é uma fase histórica na qual o capitalismo entrou; por consequência, algo de novo e ao mesmo tempo de velho. Nos países fascistas, a existência do capitalismo assume a forma do fascismo, e não é possível combater o fascismo senão enquanto capitalismo, senão enquanto forma mais nua, mais cínica, mais opressora e mais mentirosa do capitalismo.

    Como se poderá alguém dizer a verdade sobre o fascismo ao qual é contrário, se quem diz essa verdade se abstêm de falar contra o capitalismo que engendra o fascismo? Qual será o alcance prático dessa verdade?

    Aqueles que estão contra o fascismo sem estar contra o capitalismo, que choramingam sobre a barbárie causada pela barbárie, assemelham-se a pessoas que querem receber a sua fatia de assado de vitela, mas não querem que se mate a vitela. Querem comer vitela, mas não querem ver sangue. Para ficarem contentes, basta que o magarefe lave as mãos antes de servir a carne. Não são contra as relações de propriedade que produzem a barbárie, mas são contra a barbárie”.

    Segura, que o filho é teu.

  2. Mas por que dao credito a uma ameba como este pseudo chanceler. Trata-se de mais uma cortina de fumaça, neste caso para abafar a demissão de funcionário do ibama que, em 2012, multou o eleito em 10mil por pesca ilegal em Angra.
    Ah, vale destacar que a multa foi anulada em dezembro pois, segundo o órgão, o eleito nao teve acesso a ampla defesa.
    Aliás, nem o peixe teve….

  3. Vamos fazer de conta que é? Nunca foi à época em que aconteceu, mas para agradar aos alunos dos cursos olaveiros de ‘Como se tornar um idiota completo’ vamos dizer que é.
    Mas que a estupidez, fakeonismo (manipulação da realidade e da história) e a esquizofrenia político-social é por direito e historicamente DA DIREITA, isto eles diariamente provam que é.

  4. O Ernesto não é fofinho?
    Tem uma cara de atirador solitário.
    Abraçado com o seu ídolo é um pensador brilhante que influencia, funda e afunda o pensamento brasileiro.
    Tomara que Saturno termine logo o seu trânsito.

  5. Esses seguidores do astrólogo Orgasmo de Cavalo são todos uns débeis mentais.
    Dar crédito a um sujeito que diz publicamente que a “Santa” Inquisição fazia julgamentos justos, só pode ser um ato de loucura.

  6. Esses seguidores do astrólogo Orgasmo de Cavalo são todos uns débeis mentais.
    Dar crédito a um sujeito que diz publicamente que a “Santa” Inquisição fazia julgamentos justos, só pode ser um ato de loucura.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador