Primeira visita de Estado de Dilma aos EUA acontece em outubro

Jornal GGN – A primeira visita de Estado da presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos, protocolo que acontece com pouca frequência no país norte-americano, deve acontecer no dia 23 de outubro. A viagem foi confirmada nesta sexta-feira (31) pelo vice-presidente dos EUA, Joe Biden, que fez o convite formal a Dilma. Segundo ele, o convite é uma demonstração da relevância das relações entre Brasil e Estados Unidos.

“Agora compreendo porque o presidente Obama acha que a presidenta Dilma é uma parceira tão boa. Raramente se faz uma visita de Estado aos Estados Unidos”, afirmou. Na ocasião, Biden elogiou a posição de liderança da presidente brasileira. “A presidenta é uma líder que olha com o foco de raio laser para as questões que são mais importantes para o povo brasileiro”, disse, em declaração à imprensa ao lado do vice-presidente Michel Temer, após reunião com Dilma no Palácio do Planalto.

O vice-presidente norte-americano ressaltou ainda a necessidade de buscar a consolidação das metas definidas entre Estados Unidos e Brasil. “Palavras só não bastam. Temos de trabalhar muito”, destacou o vice-presidente que passou três dias no Brasil conhecendo a realidade local, conversando com autoridades e empresários.

Comércio

Biden defendeu que EUA e Brasil intensifiquem parcerias comerciais. “Não há razão para que a maior economia do mundo [EUA] e a sétima mundial [Brasil] não possam multiplicar por cinco vezes o comércio bilateral”, disse. “Ambos reconhecemos que há lacunas e discutimos uma agenda ambiciosa sobre a qual devemos nos concentrar”, acrescentou.

“Temos muito a aprender com vocês”, disse Biden. “Também discutimos o fato de que vocês podem aprender conosco”, acrescentou ele. De 2008 a 2012, o intercâmbio comercial entre os dois países cresceu 11,3%, passando de US$ 53,1 bilhões para US$ 59,1 bilhões.

Em 2011, a corrente de comércio alcançou recorde histórico em decorrência do aumento das importações brasileiras (25,6%). Em 2012, os Estados Unidos foram o segundo parceiro do Brasil no mundo, com participação de 12,7% no total do comércio exterior brasileiro.

Durante a visita, Joe Biden também afirmou que os EUA avaliam a possibilidade de reduzir o tempo de espera para obtenção de visto aos brasileiros que desejam visitar cidades norte-americanas. O tempo atual de espera, que chega a 12 semanas, pode cair para dois ou três dias.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador