Serra acaba com setor de combate à fome do Ministério de Relações Exteriores

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O  ministro das Relações Exteriores José Serra (PSDB) decidiu acabar com o setor do Itamaraty dedicado ao combate a fome. Segundo informações de O Globo, Serra fez isso para “marcar posição na transição de governo”, ou seja, deixar claro que sua gestão não simpatiza nem defende a herança do governo Dilma Rousseff.

O ato de Serra também ocorreu como resposta à ação de Milton Rondó Filho, responsável pela área, ter disparado telegramas nos quais pedia para que as embaixadas designassem um diplomata para dialogar com as organizações da sociedade civil locais sobre o golpe no Brasil e a defesa da democracia. As correspondências foram reveladas pelo GLOBO em maio.

“Dada a repercussão negativa na época, o diplomata foi afastado da função. Com a mudança do governo, toda a coordenação que comandava foi extinta. Tudo foi feito discretamente, no bojo das mudanças feitas quando o ministro José Serra tomou posse assim que a ex-presidente foi afastada”, anotou o jornal.

Reconhecido internacionalmenmte, o setor de combate à fome do Itamaraty atuava junto a populações vulneráveis e serviu de modelo para vários outros países em desenvolvimento. O MRE diz que sua extinção não elimina o interesse pelo programa.

“As funções realizadas anteriormente pela CGFOME foram atribuídas a outras unidades do MRE a fim de se manter a continuidade, sendo as operações de cooperação humanitária assumidas pela Agência Brasileira de Cooperação e as atividades de coordenação política assumidas pela Divisão de Temas Sociais (DTS)”, respondeu o Itamaraty.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Marcar uma sessão espírita

        Marcar uma sessão espírita com esse pessoal que despreza mercado de pobre e evocar o espírito do Samuel Klein para explicar a esses idiotas porque é que um judeu polonês vem pro Brasil, vai viver num dos estados que mais tem nordestinos e que mais faz campanhas contra nordestinos, e ele aí funda um império varejista e coloca o nome… CASAS BAHIA.

    1. livre pensar é só pensar

      Bola dentro pode ser gol contra o próprio patrimônio.

      Nestes tempos de condenar pelo conjunto da obra ainda espero ver o çerra com uma obra, sem trocadilho.

  1. Esta é a visão mais mesquinha existente dentro deste desgoverno.

    O Brasil uma das cinco maiores economias. O Brasil ganhou um espaço humano   e tambem economico na Africa e America latina. O Brasil desenvolveu ações internas e externas contra a fome ganhando prêmios no exterior. . E ai sem perguntar a ninguém, sem consultar ninguém, me aparece uma figura inculta ignorante, sem nenhum senso de humanidade, um oportunista, sobre o qual existem muitas páginas no livro Privataria Tucana. Uma figura que destruiu a nossa diplomacia, uma figura que implementa dentro do Itamaraty um compadrio e escolhas claramente políticas. Uma figura que combate no interior do Itamaraty, pessoas que pensam diferente do mesmo. Tudo isto para declarar   que o Brasil, não significa nada no cenário mundial. Este senhor tem raiva do Brasil  e fica mais do que claro a sua incompetência diplomática, sua incompetencia política, e sua falta de humanidade e cultura. Isto me  leva a crer que tudo que este senhor propõe não sai de sua propria cabeça, ( vazia) mas sim das ordens de seus patrões. 

    1. Esta pessoa que voce critica

      Esta pessoa que voce critica porque é petista quebrou todas as patentes de medicamentos no brasil, se voce recebe medicamento de graça nos postos de saude é porque o mesmo colocou em funcionamento um dos maiores projetos para beneficiar a população brasileira ( não apenas os companheiros hoje milionarios ), Temos que cuidar do nosso povo em primeiro lugar resolver os problemas do brasil depois vamos fazer demagogia com terceiros. Pergunte aos portadores de HIV e de doenças crronicas.

       

      1. Márcio…

        …a quebra de patentes e o programa de medicamentos foram concebidos e estruturados pelo Jatene. A máquina do Ministério da Saúde simplesmente seguiu o cronograma. 

    2. Serra & Cia…

      É uma boa resposta aos críticos que dizem que isso não poderia fazer parte do Itamaraty (combate a fome). Em que manual, como se pudesse existir esta figura, consta que não se pode exercer o combate à fome e firma-lo como Política de Estado em sua diplomacia? Há outras ações diplomáticas que sim poderia-se criticar. Exemplo mais evidente é a Estadunidense com o uso dentro do congênero do Itamaraty da força militar em suas relações com outros países.

      Dizer que Serra como Chanceler é inculto  e ignorante é dizer pouco. O que muito diz é sobre o Usurpador ao coloca-lo representando o Brasil no Exterior; alguém que menciona em entrevista que na moeda nacional consta “Republica dos Estados Unidos do Brasil” (https://www.youtube.com/watch?v=I7TU0klP9yo) pode-se esperar o que?

      Diferentemente do que o leitor Frederico diz, eu acredito que sim, estas baboseiras saiam de sua mente sim – como um sapato voador: Inesperada, inapropriada e ridícula por si. O que acho é que as sombras por detrás dele (os tais patrões) pouco se importem com ele, e importem-se mais com os lucros dos saques ao Brasil. Acredito que riam muito quando veem o que ele é na realidade: Um velhinho de 74 anos, com repentes de senilidade querendo ser presidente do país.

       

    1. j

      Cunha botou o zé da bolinha vampira no Itamaraty para dar fim à política externa respeitosa, respeitada, soberana, pacífca e solidária implantada  pelo grande    P  E  S  I  D  E  N  T  E      L   U   L   A . Vai lamber cremáster do tio Sam, for sure .

  2. Eles estão no governo e é

    Eles estão no governo e é sabido que daqui  2 anos eles  tem que sair,  então nada melhor que vingar o PT!!Há  ainda quem acredite que eles vão prosperar o País  com inúmeros  projetos  de privatizações que ele mesmo o Serra no governo do FHC batia o martelo sorrindo e causou  milhares de desempregos e demissões  voluntárias o que da no mesmo, e hoje eles repetem a receita!!

    Agora  ao vivo na Alesp de São paulo, estudantes secundaristas marcando  forte presença  mesmo muitos sendo  feridos e machucados pela Polícia, mas  os que ficaram la dentro estão   com a Mídia Ninja ao vivo na internet nas redes sociais mostrando sem corte  e edição o que de fato acontece!!!Bravos meninos  Parabénssss!!

  3. 74 anos … em 2018 vai estar

    74 anos … em 2018 vai estar com 76 anos.

    Fora o Senado composto de ancioes. 

    Todos eles tomando decisoes que vao impactar todos os jovens por decadas.

    Pra eles pouco importam. Seus netos tem dinheiro garantido e daqui a alguns anos vao estar mortos.

     

  4. Serra é irrelevante e o

    Serra é irrelevante e o assunto não tem nada a ver com a persona politica de Serra.

    Qual a SIGNIFICANCIA dessa narrativa dentro do Itamaraty, essa é a questão. Eu responto.

    PURAMENTE RETORICA, para mostar, se é que isso teve algum impacto “” olha como o Brasil é bonzinho”

    Os paises pobres da Africa não estão nem ai para discursos retoricos, eles querem “business”, negocios, projetos,

    tampouco são agredecidos ou dão algo em troca, nossa grande oportunidade na Africa é Angola e Moçambique, o Brasil deve se concentrar nesses dois Paises, já temos meio caminho andadom com a lingua e a cultura.

    Existem 500 programas de auxilio às populações miseraveis da Africa, só a União Europeia tem uns 300.

    Leia o libro LORDS OF POVERTY que mostra o grande negocio que é auxilio à miseria africana, tem dinastias belgas e francesas que há 50 anos vivem desses programas, como “consultores da ONU, da UE, da FAO, das varias “relief agencies, assistentes de prohramas, relatores da ONU, prestadores de serviços aos “relief programs”.

    O negocio é tão grande que há divisão de mercado, remedios para pobres é com a Belgica, comida é Alemanha e Paises Escandinavos, poços para agua é com os francesees, tudo é pago com recursos publicos europeus, os americanos depois do fim da URSS sairam fora dessas ações, há algum recurso do Japão, a China só que negocios.

    O Brasil fez alguns poucos mas bons programas pela EMBRAPA, especialmente no Zimbawe, que podem ser classificados como “ação contra a fome” mas foram ações esporadicas e sem continuidade, ganhou alguma simpatia e nada mais, diplomaticamente ganhou pouco ou nada, NÃO HÁ GRATIDÃO EM DIPLOMACIA.

    Lembro a tentativa do Brasil de emplacar o João Sayad na presidencia do BID em 2004, votaram contra nós advinha quem? Os bolivarianos e a Argentina, “Muy amigos”, votaram no candidato apoiado pelos EUA, ora, ora.

    Não há essa de bonzinho na geopolitica, a fome é um belo discurso mas pouco se faz na realidade.

    Há espaço para maiores ações via ABC (Agencia Brasileira de Cooperação) mas para isso é preciso RECURSO FINANCEIRO e hoje o Brasil não tem, não estamos pagando nem as contribuições para a ONU, então é melhor encerrar

    esse programa, simplesmente o Brasil tem dinheiro para isso, temo graves problemas de MISERABILIDADE dentro do Brasil e não temos “surplus” reservas de bondade para espalhar para outros pobres.

     

     

  5. Que surpresa…

    No Pais deles e da Rede Globo, tal qual em 1984, não pode haver nada que se refira à golpe, Estado de Direito, Democracia, governo de corruptos etc. Quem pagou o pato, claro, foi o diplomata que tentou falar a verdade.

  6. Relevante aonde ?

       Nossa projeção com este programa, FOI relevante durante a administração Lula, com Dona Dilma acabou, se Serra, o Almirante do Tiête irá enterrar o MRE, quem fez a cova foi a Dilma.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador