IV Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI

 

Acontece nos dias 11, 12 e 13 de novembro o IV Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI, Arte, Filosofia e Ciência nas religiões afro-brasileiras. Em sua quarta edição expõe um enfoque interdisciplinar como forma de melhor compreender a cultura afro-brasileira em suas diferentes perspectivas.

 Participam da programação do congresso o prof. Dr. Sérgio Ferretti (UFMA) e profa Dra Mundicarmo Ferretti (UEMA), prof. Dr. Silas Guerrieiro (PUC- SP), prof. Dr. Wagner Sanchez (PUC-SP), prof Es. Francisco Rivas Neto (FTU), prof. Dr. Volney J. Berkenbrack (UFJF), prof Phd Rolf Alexander Prade (Oklahoma State Universit), entre outros.

Estão abertas também as inscrições para publicação de pesquisas de graduados e graduandos.

A seleção será feita pelos coordenadores dos Grupos de Trabalhos (GT). Para se inscrever basta enviar um resumo (no máximo 10 linhas) para:  trabalhos@ftu.edu.br até dia 1º de outubro de 2011. Uma vez aprovado o resumo, deverá ser enviado o texto completo até dia 15 de outubro.

Os temas são: Teologia e Tradição Oral, Memória, cultura e Identidade e Ensino Religioso, todos coordenados por referências no assunto.

GT – 01 
Prof. Dsc. Irene Dias
Tema: “Teologia e Tradição Oral”

GT – 02 
Prof. Dsc. Maria Helena Villas Bôas Concone
Tema: “Memória, Cultura e Identidade”

GT – 03 
Prof. Dsc. Sérgio Junqueira
Tema: “Ensino Religioso”

Histórico do Congresso:

1º Congresso: I Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI. Tema: A Umbanda do Século XXI. Entre outros destacamos a participação de Patrícia Birman (UERJ), Reginaldo Prandi (USP-SP), Luís Assunção (UFRN).

2º Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI. Tema: Do Sicncretismo à Convergência. Entre outros destacamos a participação de Roseli Fischman (USP), Vagner Gonçalves (USP).

3º Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI. Tema: Religiões Afro-brasileira aproximando os Saberes. Participação de José Flávio Barros, Valdemir Zamparoni (UFBA), Julio Moracen (CUBA).

A FTU tem como objetivo distanciar preconceitos e valorizar os saberes é também a instituição é responsável pelo curso de Pós Graduação Lato Sensu: Teologia de Tradição Oral – Memória, identidade e cultura das religiões afro- brasileiras.

Saiba mais sobre o Congresso: http://ftu.edu.br/congressos/

CONGRESSO 2011


 

 

Francisco Rivas Neto –  Tema: Teologia do Ori e Bará 

Médico especializado em Cardiologia e Medicina Intensiva pela Universidade de São Paulo. Sacerdote das Religiões Afro-brasileiras há mais de quatro décadas, fundou a primeira faculdade de teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras do mundo (FTU-SP). Escritor de livros como “Umbanda – A Proto-síntese Cósmica”; “Sacerdote, Mago e Médico”; “Exu – O Grande Arcano”; “Espiritualidade e Ciência na Teologia das Religiões Afro-brasileiras 


 

Mundicarmo Maria Rocha Ferretti –  Tema: Reis Encantados do Tambor de Mina: Dom Manuel, Dom João Soeira e Dom Pedro Angassu. Representação da Nobreza Lusitana em populações afro-brasileiras?

Professora  Emérita da UEMA. Possui graduação em Filosofia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (1966), mestrado em Administração Pública (Pessoal) pela Fundação Getúlio Vargas – RJ (1975), mestrado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1983) e doutorado em Ciências – Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1991). É professora titular aposentada da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (2002), professora adjunto iv aposentada da Universidade Federal do Maranhão – UFMA (1992). Atualmente é Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas (Dr e MS) e de Ciencias Sociais (MS) da UFMA; Sub-coordenadora do Grupo de Pesquisa “Religião e Cultura Popular” – GPMINA – DESOC/UFMA; membro titular da Associação Brasileira de Antropologia – ABA, da Comissão Maranhense de Folclore – CMF, e Secretária-administrativa do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro Brasileira – INTECAB-MA . Tem experiência de ensino e de pesquisa na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: religião afro-brasileira, tambor de mina, pajelança de negro, sincretismo, cultura popular e Maranhão. 


  

Rolf Alexander Prade –  Tema: Os genes dos sentimentos

Graduado em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá, Ribeirão Preto (BRA), Ph.D. em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (BRA).

Atualmente é professor do Departamento de Microbiologia e Genéticas Moleculares da Universidade Estadual de Oklahoma com foco de estudo na genética sendo um pesquisador renomado e muito referendado em sua área internacionalmente.


 

Sérgio Figueiredo Ferretti –  Tema: Festas de Santos no Tambor de Mina do Maranhão: São Sebastião, São João, São Benedito e Divino Espírito Santo

Graduado em História (UB/UFRJ – 1962) e Museologia (MHN/ Uni Rio – 1962), Mestre em Ciências Sociais – Antropologia (UFRN – 1983) e Doutor em Ciências – Antropologia Social (USP – 1991). Professor Emérito da Universidade Federal do Maranhão tendo sido Coordenador da Graduação em Ciências Sociais e dos Mestrados em Políticas Públicas e em Ciências Socias. Áreas preferenciais de pesquisa e orientação: religiôes afro-brasileiras, tambor de mina, Casa das Minas, cultura popular, tambor de crioula e sincretismo. É autor de artigos em periódicos científicos, capítulos de livros e livros. Membro de conselhos editoriais de vários periódicos científicos. Membro da Comissão Maranhense de Folclore.


 

Silas Guerriero –  Tema: As Novas religiões e Novas Espiritualidades: um desafio para a compreensão da religião

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor titular da Universidade Paulista. Participa dos conselhos editoriais dos periódicos: Religião e Cultura e Último Andar (PUCSP). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências da religião, antropologia, antropologia da religião, novos movimentos religiosos e estudos das religiões. 


 

Volney José Berkenbrock –  Tema: Experiência religiosa e Teologia

Possui doutorado em Teologia pela Faculdade de Teologia Católica da Universidade Federal de Bonn, Alemanha (Rheinische-Friedrich-Wilhelm-Universität 1995). Atualmente é professor do programa de pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em História das Religiões, atuando principalmente nos seguintes temas: eclesiologia, diálogo inter-religioso, história das religiões, igreja católica, cristianismo e candomblé. 


 

Wagner Lopes Sanchez –  Tema: Teologia e sociedade: pertinência, aproximação e desafio

Licenciado em Filosofia (1978) e História (1981) pelas Faculdades Associadas do Ipiranga. Mestre (1989) e doutor (2001) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em teologia (missiologia) pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores. É professor assistente-doutor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É membro da diretoria do CESEP – Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: plurarismo religioso, teologia da cidade e cidade e religião. 


 

 

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome