Lei hermética da vibração: os opostos se repelem, por Marcos de Aguiar Villas-Bôas

Lei hermética da vibração: tudo vibra e os opostos se repelem

Por Marcos de Aguiar Villas-Bôas 

Em textos anteriores deste blog, tratamos primeiro da lei hermética do mentalismo e depois da lei da correspondência. A terceira lei ou princípio hermético da vibração diz o seguinte: “Nada está parado, tudo se move, tudo vibra.”

Isso já foi inicialmente tratado nos últimos artigos. Um fator interessante das leis herméticas é que, de certa forma, elas estão todas interligadas e explicam muitos dos aspectos básicos ocultos na vida humana. Se os átomos são compostos de onda e corpúsculo, de energia e matéria, tudo é onda, é energia e, portanto, vibra. Isso é constatação da Física Quântica amplamente aceita no meio científico.

Matéria e energia são, então, a mesma coisa, como veremos quando estudarmos a próxima lei: da polaridade. A diferença entre elas é a vibração e a arrumação. Isso reforça a tese defendida por muitos cientistas de que tudo vem de um elemento único.

O Livro dos Espíritos diz que tudo é um rearranjo de um “fluido universal, ou primitivo, ou elementar, sendo o agente de que o espírito se utiliza, é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e nunca adquiriria a qualidade que a gravidade lhe dá” (item 27).     

Se todos os átomos são matéria e energia, e a diferença entre as duas é a densidade/vibração, há uma parte deles mais densa, que vibra com menos velocidade, enquanto que há uma parte em movimento mais rápido.  

Muitos cientistas e filósofos, Albert Einstein era um deles, defendem que não existe vácuo completo, pois isso impediria, por exemplo, a propagação do som. Estamos todos imersos em algum tipo de fluido, que alguns cientistas decidiram chamar de éter. Tendo esse fluido como meio, as ondas se propagam por ele e podem chegar até extremamente longe a depender da capacidade do seu emissor de enviá-las, do meio que elas percorrem e do receptor para recebê-las.

Por mais sólido que pareça o objeto (ex. uma mesa de madeira) ou o corpo humano, a Física Quântica já comprovou cientificamente, no início do século XX, que eles vibram. Isso havia sido dito, contudo, por Hermes Trimegisto quase 5.000 anos antes, tornando possível atestar, com base na ciência mais atual, que havia realmente algo de especial naquele grupo de sábios.

Pelo que o espírito Joseph Heinrich, hoje na falange Exu Tiriri, conta no livro “As vidas do guardião de Ihmotep”, mencionado no texto sobre a lei da correspondência, Ihmotep, provavelmente um dos sábios do grupo Hermes Trimegisto, se comunicava frequentemente com o plano astral.

Já naquela época, ele sabia que sentimentos, emoções, pensamentos, palavras, gestos; tudo emite vibrações. Esse recebimento de informações “privilegiadas” do plano astral explica o conhecimento de engenharia e de outras ciências que os egípcios antigos tinham, considerados avançados demais para a época.

Isso nos leva a confirmar a tese defendida por alguns de que muitos dos gênios do passado e do presente eram e são, acima de tudo, médiuns com faculdades ostensivas que trazem por intuição ou por alguma comunicação mais direta (ex. desdobramentos, clariaudência) informações vindas do astral que são necessárias para o plano de evolução da Terra.   

Como o sol, por exemplo, pode exercer influência física sobre os seres humanos se está a milhões de quilômetros de distância? Os raios solares são energia enviada da gigantesca estrela solar, ou seja, ondas, vibrações que caminham pelo éter até chegar à pele e fazê-la mudar de cor ou até causar um câncer.

Nada é estático no universo, nem o próprio universo. A única coisa certa no universo é que ele muda. Tudo está em movimento, conectando-se pela constante emissão de ondas que caminham pelo éter. É por esse fato que surge a lei da atração e a lei da afinidade. Como tudo vibra, as ondas afins terminam tocando os demais e gerando uma atração.

Veremos, ao tratar da lei hermética da polaridade, que positivo e negativo, assim como matéria e energia, são apenas graus de energia de uma mesma coisa. Os graus são infinitos e, dentro dos diferentes graus, há atração entre os afins.

Na Física Clássica, aprendemos que os opostos se atraem, mas isso acontece apenas com corpos eletrizados. No eletromagnetismo, corpos eletrizados, com cargas elétricas, se atraem quando estão em graus opostos, como positivo e negativo, enquanto que, no mesmo grau, eles geram ondas que não se afinizam.

Há outra definição de positivo e negativo, que mantém relação com a maior densidade ou a maior sutileza das ondas emitidas. Ondas negativas são mais densas e ondas positivas são mais sutis. Nesse caso, iguais se atraem e opostos se repelem.

Uma pessoa serena, amorosa e autoconfiante é leve, suave, enquanto que uma pessoa nervosa, odienta e medrosa é pesada, densa. Esse tipo de vocabulário já é utilizado corriqueiramente pela humanidade há muito tempo, mesmo apesar de a maior parte dela não estar consciente de que realmente há um sentido científico por trás disso.

Estudos demonstram que, apesar de frequentemente as pessoas acharem que buscam pessoas bem diferentes delas, no fundo elas querem encontrar pares semelhantes. A atração do eletromagnetismo aprendida na escola termina sendo incorporada ao senso comum e aplicada pelas pessoas. Não é só no Brasil, mas também em outros países, que se diz que os opostos se atraem, porém, na prática, isso raramente acontece.

Os pensamentos, os sentimentos, as emoções, as palavras, as atitudes; tudo irá criar vibrações e afetará a outra pessoa. A tendência é que pares com afinidade vibratória se unam e deem mais certo do que aqueles sem afinidade.

Não é incomum também que a afinidade existente num momento deixe de existir em outro. Nesses casos, fica mais difícil a relação fluir bem. O problema é que muitos insistem nas relações fadadas ao fracasso por conta de atavismos que dizem não ser correto se divorciar, por terem medo da mudança, por sentimento de posse do outro e outras razões.

Não é tão raro conhecer pessoas com grande afinidade que dizem se conhecer no olhar ou mesmo conseguirem se comunicar sem nem estarem próximas. Uma pensa na outra e aquela telefona em seguida. É a telepatia, que tende a se desenvolver cada vez mais à medida em que a humanidade evolua vibratoriamente, deprenda-se do material e tome consciência espiritual. 

A influência mental é algo estudado seriamente na ciência. Muitas pessoas que tiveram contato com grandes sábios com consciências despertas, como Paramahansa Yogananda, dizem que eles têm um poder de persuasão e uma energia de atração fora do comum. Vale a pena assistir ao documentário sobre a vida dele no Netflix.

Por que algumas pessoas mais sensíveis chegam a um local com densidade energética e passam mal no mesmo minuto? Como ela sente aquilo no ar, no éter? São as vibrações o que ela sente, as quais não se afinizam com a sua energia.

No mesmo caminho, a Psicanálise e outras linhas de terapia já perceberam que, se alguém nota muito o outro e o critica, quase sempre está encontrando nele características próprias. Essa é uma forma de autoconhecimento. Em vez de criticar o outro e reclamar dele, quando algo nos incomodar muito e nosso senso de amor incondicional não for acionado, devemos imediatamente pensar se aquilo que tanto incomoda não é algo que também está em nós e daí podemos buscar nos melhorarmos, em lugar de querer mudar o outro.

Como tudo vibra e vibrações podem mudar até com alguma rapidez, essa lei da vibração mantém coerência com a lei do progresso defendida por alguns conhecimentos, que afirma estar tudo em movimento progressivo, caminhando para um estado de maior sutilidade vibratória.

Daí a importância da transmutação das energias lembrada no texto sobre a lei da correspondência. Se negativo atrai negativo, é preciso transmutar o negativo em positivo, para que o indivíduo não entre no ciclo vicioso de geração de energias negativas.

Ao ter um pensamento ou sentimento negativo, deve-se procurar imediatamente substituí-lo por outro de caráter positivo, lembrando, por exemplo, de alguém que amamos muito, tomando um banho de alfazema ou ouvindo uma música que necessariamente nos arrepia os cabelos. E por que músicas conseguem nos arrepiar? Elas vibram e as ondas causam repercussões físicas no nosso corpo.

Se tudo vibra e se vimos no último texto que há diferentes dimensões, uma explicação plausível para que elas coexistam, mas que, mesmo assim, não seja possível à maioria das pessoas ver as dimensões nas quais não estão primordialmente, é que cada dimensão de realidade e de consciência tem um nível vibratório. Utilizamos o termo “primordialmente”, pois todos temos corpos e energias vibrando em diferentes dimensões. No entanto, com a consciência pouco desperta, os humanos em geral apenas conseguem perceber com mais clareza esta terceira dimensão e outras mais densas, porém se conectam muito pouco com as dimensões mais sutis. 

Quando aquecemos muito alguma substância e a vibração dos seus átomos é aumentada consideravelmente, aquela substância desaparece. De certa forma, é isso o que pode acontecer com os seres e coisas nas diferentes dimensões. Por estarem em vibrações distintas, é possível coexistir num mesmo espaço, porém aqueles em vibrações mais densas não conseguem enxergar os que estão em vibrações mais sutis.

Se giramos um peão lentamente, vemos ele com facilidade, mas quase não emite som. Se o giramos rapidamente, ele parece estar parado e começa a emitir uma nota baixa. Se o girarmos muito rapidamente, fica até difícil de ver o peão tal como ele é e passa a emitir notas mais altas. Isso ocorre porque, ao elevar a vibração, os olhos humanos atuais não têm capacidade para acompanhar e porque cada nota musical é uma vibração. A partir de uma dada vibração medida em megahertz, os ouvidos humanos não captarão o som.   

O mesmo acontece com carros em altíssima velocidade, como numa corrida. Não se consegue vê-los bem, mas apenas uma mancha, o “espírito” do carro, poderíamos dizer de forma bem humorada.  

Não conseguimos ver as dimensões sutis e os seres que nela estão pois eles são arranjados com átomos que vibram em densidade bem distinta da nossa. Ainda sim há matéria ali, mas uma bastante quintessenciada, invisível aos dois olhos dos seres humanos, mas visível ao chamado “terceiro olho” de alguns, que é a glândula pineal composta de mais cristais de apatita, os quais tornam possível a visualização dessa matéria muito menos densa, muito mais próxima da energia. 

Então, diferentes mundos coabitam de certo modo o mesmo espaço, porém em dimensões de densidade distintas. No caso da existência de multiversos, eles estariam coexistindo dentro do mesmo espaço físico, mas em níveis vibratórios distintos, havendo portais entre as dimensões, que alguns julgam ser os buracos de minhoca.

Estando as dimensões em diferentes vibrações, é de se crer que respeitem diferentes leis de espaço-tempo, se é que nelas há realmente tempo, que, para muitos, é apenas uma criação mental de certa forma necessária nesta dimensão em que hoje existimos.

Os conhecimentos herméticos, assim como outros ocultistas, são de uma grande valia para o homem e, como quase tudo, podem ser usados com boas ou más intenções. Conhecimentos assim foram normalmente mantidos em grupos fechados nos últimos séculos de modo a evitar que o uso deles ocorresse para fins contra as leis cósmicas. Com a nova fase planetária que se desvela, é momento de eles serem mais difundidos.

No próximo texto, estudaremos a lei hermética da polaridade. 

 

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. de volta ao analfabetismo cientifico

    Francamente, prefiro a faceta filosófica do autor. Quando se mete a falar de ciência o Villas Bôas comete sacrilégios que fariam um cientista corar de vergonha.

    Provavelmente deve ser o meu potencial altamente negativo que se sente irresistivelmente atraído pelo potencial positivo deste charmoso espirita rsrsrs.

    Vamos lá. O sr. Villas Bôas bem que poderia nos agraciar com uma definição espirita para ENERGIA. Na ciência clássica a energia NÂO EXISTE. Trata-se de um potencial , uma capacidade de realizar trabalho.

    Já o conceito de vibração e frequência é muito bem entendido pela ciência. Hoje a ciência detecta e opera larguissímas faixas de frequência que compreendem desde o mais absoluto invisível até o gigantesco. Vamos lá , Villas Bôas, colabore com a nossa sofrível ciência , em que faixa de frequência devemos procurar seus espiritos ?

    Já os conceitos de dimensionalidade e multiverso na física não contemplam nenhum sobrenatural ou “espiritos desencarnados”. Matematicamente a mecanica quantica admite que todas as realidades possíveis se desdobram em universos alternativos. Então , o que teriamos não seriam universos com “espiritos desencarnados”. Teriamos universos alternativos com versões modificadas de nós mesmos.

    Com relação aos sentimentos leves , sentimentos densos e os pensamentos heterodoxos , eu passo.

    1. A definicao espirita de

      A definicao espirita de “energia” eh a de Tia Neiva e nem os espiritas sabem dela ainda:  um espirito com um pe em um continente e outro pe em outro continente.

      Nao vai haver outra.

      Cuidado com suas oitavas…

      No mais, ce eh chato pra caralho, alguem ja te disse isso nos ultimos 10 minutos?

    2. ?

      Td de bom sr Marcelo. Pelo seu texto da entender que seja portador de titulos de ciencia e por isto espero que o sr tenha a disposição de tirar uma duvida.

      O que o sr quer dizer com esta afirmativa : – Teriamos universos alternativos com versões modificadas de nós mesmos.

      Abraços fraternos

        1. Tenha a decencua de responder

          Tenha a decencua de responder se seu pinikinho de oiro seria, talvez, um “titulo de ciencia” pois disposto a esclarecer uma duvida ja Ta claro que voce nao esta.

      1. Classico erro de filosofuinho

        Classico erro de filosofuinho de terceira classe:  ja que a infinidade eh exhaustive no sentido classico, voce pode traduzir 1/3 em uma lingua secreta so sua ate encontrar seu propriovrosto na descricao…

         

  2. ultraje a razão

    “Muitos cientistas e filósofos, Albert Einstein era um deles, defendem que não existe vácuo completo, pois isso impediria, por exemplo, a propagação do som. Estamos todos imersos em algum tipo de fluido, que alguns cientistas decidiram chamar de éter. Tendo esse fluido como meio, as ondas se propagam por ele e podem chegar até extremamente longe a depender da capacidade do seu emissor de enviá-las, do meio que elas percorrem e do receptor para recebê-las.”

     

    O paragrafo é lapidar ao demonstrar a completa ignorancia do autor. 

    Ondas eletromagnéticas se propagam no mais completo vácuo. E o tal “éter” foi completamente abolido pela ciência no famoso experimento de Michelson-Morley. Não sei porque o blog insiste em submeter o autor ao ridiculo. 

  3. o Kim Kataguiri da ciência

    Depois deste texto o sr. Marcos de Aguiar Villas Bôas já pode ser promovido ao novo Kim Kataguiri das ciências. Aguardamos seu texto sobre as influências da idade média no despertar do espiritismo.

  4. gostei das versões modificadas de nós mesmos…

    muito mais importante que a existência espiritual é a preservação da vida em qualquer outra forma

    de repente é assim no universo

    mas como adentrar os universos alternativos sem morrer?

    ou mais cientificamente, como se libertar da tal linearidade começo, meio e fim?

    acredito que só com a vibração………………………..

    mas no nosso atual estágio de desenvolvimento animal vibrar é um perigo, pois em tudo que vibra há sempre algo que migra, sem que seja possível ainda determinar para onde

    felizes são os que vibram inconscientemente…………………………para não dizer conscientemente localizados e nada modificados

    já mortos ou sem tempo, nem espaço. Uns infelizes que ainda precisam de guias, tanto aqui como em qualquer outro plano

      1. So so forsas esparsas,

        So so forsas esparsas, peregrino.  Ignore o link.

         Ele eh tao burro que acha que eh so linkar e pronto, se livrou da flame war que causou

        Ele Eh tao estupido que acha quec ivanzinho aqui se ezqueceu do que ela disse A respeito da minha ciencia.

        Nao vai passar, trollzinhovde merda.  Garanto.

        1. dei uma olhada rápida e gostei…

          falar nisso, já te pedi duas vezes para me mandar teus escritos sobre e até agora nada

          ou você mandou e eu nem me liguei

          tá por aqui, no teu espaço ggn?

      2. cara, que presentão…

        muito obrigado

        de suma importância para os que consideram que tudo que é visto como pronto e acabado é uma ilusão

        muitas horas de novidades e estudo pela frente, que bom……………………………..

        já de saco cheio de detalhar certas passagens da vida dos que me cercam e ter que ouvir que é impossível saber delas porque eu nem era nascido……………………….pronto e acabado………………………..nascer e morrer

        duas formas de estar por aqui igualmente importantes, se considerarmos que as leis existentes, não apenas as aprendidas. são extremamente perfeitas para que não sejam de igual importância

        toda esta confusão, acredito, deve-se ao fato de sermos enganados desde o berço

        felizes aqueles que se criam sozinhos, livres do maldito poder da sugestão e juntamente com todas as formas de vida, não adquirindo consciência própria ou imediata, mas sim sendo adquirido por uma de preservação coletiva

        não fosse isso o existir de todos neste planeta já teria explodido de novo ou para nunca mais existir

  5. Marcos, pelamor… Que “cara”
    Marcos, pelamor… Que “cara” chato e pouco sabedor – ou seja, um arrogante.

    A gente até perde a vontade de vir ao GGN te ler. Toda vez essa mala…

    Paixão por você? Só pode…

    Dá uma atenção, por favor! Quem sabe, assim, sossega a carência…

    Aguardando por polaridade! Assunto que muito me interessa!

    Muito bom este! “Hermes” – seja lá o que ou quem tenha sido – é um manancial que pode ser explorado ad aeternum (sem trocadilho).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador