Pobres pagam “preço amargo” de “soluções superficiais” no Brasil, diz Papa a Temer

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Foto: Roberto Stuckert Filho/ PR
 
Jornal GGN – Além de recusar o convite de Michel Temer para visitar o Brasil, o papa Francisco chamou a atenção do presidente da República de que os problemas brasileiros, “sobretudo com os mais pobres” que “pagam o preço mais amargo e dilacerante de algumas soluções fáceis e superficiais”, vão “muito além da esfera meramente financeira”.
 
As afirmações foram colocadas em uma carta do papa Francisco a Temer, negando o convite do mandatário, no fim de 2016, que convidava o líder da Igreja Católica a participar das celebrações dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida, que serão comemorados neste ano. O Papa afirmou que não poderia visitar o país devido a sua intensa agenda.
 
Na correspondência, o papa deu outros recados a Temer. Disse que está “rezando pelo país” e que acompanha “com atenção” os acontecimentos da maior nação da América Latina. Em clara referência às tentativas de aprovação das reformas, como a da Previdência, a Trabalhista, além do próprio Teto dos Gastos já em vigor, o Pontífice afirmou que “não se pode confiar nas forças cegas e na mão invisível do mercado”.
 
E foi além: “Sei bem que a crise que o país enfrenta não é de simples solução, uma vez que tem raízes sócio-político-econômicas, e não corresponde à Igreja nem ao Papa dar uma receita concreta para resolver algo tão complexo”.
 
Continuando: “Porém não posso deixar de pensar em tantas pessoas, sobretudo nos mais pobres, que muitas vezes se veem completamente abandonados e costumam ser aqueles que pagam o preço mais amargo e dilacerante de algumas soluções fáceis e superficiais para crises que vão muito além da esfera meramente financeira”.
 
No último ano, durante a inauguração de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida no Vaticano, Francisco já havia manifestado que o Brasil estava passando por um “momento triste”, em referência à crise política, desde o impeachment de Dilma Rousseff. O papa também havia enviado uma carta não oficial em apoio à ex-presidente.
 
Nesta quarta-feira (19), Michel Temer e seus aliados tentaram minimizar a correspondência do representante da Igreja Católica. “Como latino-americano, o Papa reconhece a gravidade da crise e acreditamos que a reforma da previdência representa a síntese que responde a todas as questões apresentadas na carta”, contornou um parlamentar aliado de Temer, segundo a revista Época.
 
De acordo com a publicação, fontes do Planalto negaram que a recusa do papa seja um sinal de desaprovação ao governo Temer. “Ao ler a carta, Temer ficou feliz e viu que a mensagem do Papa coincide com o que ele tem feito no governo”, disse o deputado Arthur Maia (PPS-BA) após um encontro com o mandatário peemedebista.
 
Assine
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Ao ler a carta, Temer ficou

    “Ao ler a carta, Temer ficou feliz.”

     

    será q é apenas mentira hipócrita ou ele está quase um zé serra, o senil?

    oq mamá diria sobre a razoabilidade de seu comprador, quer dizer ,dono. ops, marido de loja?

    feitor, talvez? desculpa, fiquei confuso….

  2. Fiquei fã do Papa Francisco

    “Ao ler a carta, Temer ficou feliz e viu que a mensagem do Papa coincide com o que ele tem feito no governo” Hahaha! Não vou dizer que esse Temer é um pândego porque os pândegos são gente boa, e isso Temer não conhece. Mas que é um grande mentiroso e hipocrita…. E o papa Francisco esta mais por dentro do que acontece de fato no Brasil que boa parte da população brasileira.

  3. Temer ficou feliz porque…
    Na carta a Michel Temer, o Papa Francisco afirmou que não pode deixar de pensar em tantas pessoas, sobretudo nos mais pobres, que muitas vezes se vêem completamente abandonados e costumam ser aqueles que pagam o preço mais amargo e dilacerante de algumas soluções fáceis e superficiais para crises que vão muito além da esfera meramente financeira, enquanto o Mi$hell Temer, ao ler a carta, ficou feliz porque viu que a mensagem do Papa coincide com o que ele tem feito no governo, isto é, coincide com o abandono dos pobres pelo seu governo, obrigando os pobres a pagar o preço amargo e dilacerante de soluções fáceis e superficiais para a crise. O Papa ainda não viu nada. Deixa a reforma, ou melhor, a destruição da Previdência ser aprovada, aí o Papa verá o que é abandono dos pobres à própria sorte. Parece que temos burros no governo. O Papa condena os meliantes golpistas e eles entendem a condenação como um elogio. PQP! Paredón nesses traíras, junto com os Reptilianos Moros, Dallagnóis e Gilmares

  4. Coitado do Papa… solitário nesse meio…

    O candidato das bases catolicas tradicionalistas na França cavalga a xenofobia, o liberalismo selvagem dos que tem contra os que nao tem e é acusado de desvio de dinheiro público e tráfico de influência.

    Nao tenho provas…

    Mas tenho convicçao de que o Papa Francisco, se fosse francês, votaria domingo no ATEU Jean-Luc Melénchon:

    http://www.romulusbr.com/2017/04/alerta-na-franca-e-brasil-quando-midia.html

     

  5. Não demora muito para o poder

    Não demora muito para o poder bélico-financeiro mundial promover um golpe de Estado no Vaticano, substituindo o Papa por um economista de banco. 

  6. Bife a milanesa = Bife ali na mesa.

    O analfabeto funcional é capaz de ler, porém incapaz, na maioria das vezes, compreender a íntegra do que leu.

    Existe o tradutor ultra funcional, capaz de ouvir e ler e dar sentido oposto ao que foi ouvido ou lido.   

     “Porém não posso deixar de pensar em tantas pessoas, sobretudo nos mais pobres, que muitas vezes se veem completamente abandonados e costumam ser aqueles que pagam o preço mais amargo e dilacerante de algumas soluções fáceis e superficiais para crises que vão muito além da esfera meramente financeira”.

    Disse o Papa.

    -“Ao ler a carta, Temer ficou feliz e viu que a mensagem do Papa coincide com o que ele tem feito no governo.”

    Traduziu o tradutor ultra funcional

     

    1. Quer dizer que se o Papa chamasse o Moro de testa di cazzo…

      Quer dizer que se o Papa chamasse o Sérgio Moro de testa di cazzo, ele diria que o Papa o estaria elogiando à frente da lavabosta.

      Romulus, quer dizer que você tem convicção mas não tem provas de que o Papa não votaria no candidato da esquerda?

      Eu tenho prova e convicção de que ele votaria no xenófobo

    2. Quer dizer que se o Papa chamasse o Moro de testa di cazzo…

      Quer dizer que se o Papa chamasse o Sérgio Moro de testa di cazzo, ele diria que o Papa o estaria elogiando à frente da lavabosta.

      Romulus, quer dizer que você tem convicção mas não tem provas de que o Papa não votaria no candidato da esquerda?

      Eu tenho prova e convicção de que ele votaria no xenófobo

    3. Por falar em tradutor ultra-funcional…

      Terremoto no Ceará

      Depois dos terremotos ocorridos na Ásia, o Governo Brasileiro resolveu instalar um sistema de medição e controle de abalos sísmicos, que cobre todo o país. O então recém-criado Centro Sísmico Nacional, poucos dias após entrar em funcionamento, já detectou que haveria um grande terremoto no Nordeste do país. Assim, enviou um telegrama à delegacia de polícia de Icó, uma cidadezinha no interior do Estado do Ceará.

      Dizia a mensagem: “Urgente. Possível movimento sísmico na zona. Muito perigoso. Richter 7. Epicentro a 3km da cidade. Tomem medidas e informem resultados com urgência.”

      Apenas uma semana depois, o Centro Sísmico recebeu um telegrama que dizia:

      “Aqui é da Polícia de Icó. Movimento sísmico totalmente desarticulado. Richter tentou se evadir, mas foi abatido a tiros. Desativamos as zonas.Todas as putas estão presas. Epicentro, Epifânio, Epicleison e os outros cinco irmãos estão detidos. Não respondemos antes porque houve um terremoto da porra aqui.”

      1. A propósito da felicidade do Temer,…

        A polícia de Icó cumpriu mandado de captura ou de abate?

        Deve tr sido o Sérgio Moro que expediu esse mandado.

        Pô, Tio, era prá capturar Richer, não para abater o Cientista, seu babaca de merda

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador