No Brasil, o Papa Francisco seria “bolivariano”, por Bob Fernandes

Sugestão de Vânia

No Brasil, o Papa Francisco seria “bolivariano”, “esquerda caviar”

Por Bob Fernandes

Os Estados Unidos têm estimadas 5.113 ogivas, bombas nucleares. E 450 mísseis intercontinentais.

Esse arsenal, um PIB de US$ 17,7 trilhões, e os norte-americanos elegeram… um Trump…

Na chamada “Era da Globalização”, os Estados Unidos estão radicalmente divididos. Pelas desigualdades, assim como os ingleses se dividiram no Brexit.

No Brasil, a secular divisão por desigualdades agora é profunda, e solar.

Três dias antes da eleição de Trump, no Vaticano, o “Terceiro Encontro Mundial de Movimentos Populares”. E o Papa Francisco falou sobre esse Mundo dividido.

Para Francisco, mundo dividido entre “Os Povos” e o “Muro do dinheiro”.

Com clareza e dureza raras vezes vistas em Chefe de Estado, o Papa perguntou: “Quem governa? Como governa?”.

O próprio Papa respondeu:

-O Dinheiro governa. Governa com o chicote do medo, da desigualdade, da violência econômica, social, cultural e militar que gera sempre mais violência…

Diz o Papa: “Existe um terrorismo de base que deriva do controle global do dinheiro sobre a Terra e ameaça toda a humanidade”.

“Existe corrupção na política”, entende o Papa, como “existe corrupção nas empresas, existe corrupção nos meios de comunicação, existe corrupção nas Igrejas…”.

“Existe corrupção também nas organizações sociais e nos movimentos populares”, adverte o Papa.

Francisco atacou a “Ordem Mundial” que fez do dinheiro “um ídolo”, e a corrupção nos mercados financeiros. O que chamou de “A Internacional do Dinheiro”.

A corrupção via mercados, alerta o Papa, “é menos notícia do que a corrupção diretamente ligada ao âmbito político e social”.

Francisco cobrou a “resolução radical dos problemas dos pobres”, a renúncia “à autonomia absoluta dos mercados e da especulação financeira”.

Sem tais ações, prega Francisco, “não se resolverão os problemas do mundo e, definitivamente, nenhum problema”.

O Papa conclamou 5 mil representantes de Movimentos Populares de 60 países ao trabalho de mudar um “sistema socioeconômico” imoral, injusto e desigual.

Na baciada do asneirol clichê o Papa Francisco seria um “comuna”, um “bolivariano” da “esquerda caviar”…

 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. o reino de mammon

    cada palmo de terra
    tem cerca e senhor
    sertão não tem não

    um maquinal compasso
    de prazos e horários
    adestra a duração

    balcões e vitrines
    encerram o desejo
    em gaiolas de ouro

    nem as almas tão leves
    escapam ao peso
    das réguas do preço

    o corpo e a mente
    dia a dia se negam
    se entregando ao trabalho

    no coração dos súditos
    a aridez das horas
    a solidão dos muros

    [video:https://youtu.be/KLD7xlW2jaw%5D

  2. UM ESPÍRITO DE LUZ

    Em tempos tão sombrios, uma voz se levanta, colocando-se ao lado dos que vivem nas periferias existenciais. A mídia corporativa não dá o devido destaque às palavras, atos e alertas do Papa Francisco (de Assis).  Só é cego quem lê Veja. Outro Mundo É Possível !

    Link para o Terceiro Encontro de Movimentos Populares, que reuniu lideranças sociais de todo o mundo. 

    https://www.youtube.com/watch?v=FPNG0bfzyJo

     

  3. no…

    O Papa Francisco deveria pensar mais em fé e menos em política. Em política ele deveria clamar pela liberdade das pessoas e que pudessem exercer sua cidadania diretamente comandando seus países e suas políticas ( como os norte americanos. Viu o tamanho das cédulas e os assuntos a serem votados?) Até porque, outras políticas que pregam a verdade absoluta que não pode ser contestada, produzir um Presidente que usou seu cargo de Bispo na Igreja Católica, para suas aventuras polítcas. E amorosas também. “Crescei-vos e multiplicai-vos” Era a parte da Biblia que ele mais pregava.    

    1. Evangelho e Politica

      Qualquer atitude (calar, apoiar ou denunciar)  eh politica. Como lider de um grande contingente de cristaos, sua leitura da situacao mundial tem obrigatoriamente de se basear no Evangelho. Que prega exatamente e com toda a veemencia um cenario mundial oposto ao que vemos. Logo a indispensavel denuncia. Calar seria uma atitude politica irresponsavel do Papa.

      P.S.: Desculpem a falta da acentuacao portuguesa, mas I.Pad que estou a usar, por emprestimo, nao me permite acentuar palavras.

  4. A Tv Gazeta tem um monte de

    A Tv Gazeta tem um monte de gente inescrupolosas fazendo comentários durante o jornal da noite, mas se diferencia em muito do resto quando mantém em seu posto um jornalista como Bob Fernandes. Esse homem é fantástico; admirável porque com seu poder de síntese, antenado com o que rola no mundo, não muda sua visão, e não se deixa levar por ninguém. Às vezes me pergunto o que acha dele um sujeito indigno como Néumann Pinto, que no mesmo jornal, só abre a boca pra dizer m. 

  5. Errado: aqui ele é

    Errado: aqui ele é “bonzinho”.

    Ninguém sabe o que é o tal “bolivarianismo”, sobretudo seus detratores. A propaganda óe que se trata de uma “ditadura” – e não adianta dizer que o regime foi eleito em sufragio livre e universal com observadores externos, etc. – de gente má e pouco inteligendte que é antiamericana e que tem algum trato com Cuba.

  6. O mesmo pode-se dizer do

    O mesmo pode-se dizer do Mujica. Incensado hoje. Mas se fosse brasileiro seria populista, comunista, guerrilheiro, etc e estaria sendo investigado/perseguido pela lava a jato.

  7. “Então dirá também aos que

    “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

    Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
    Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
    Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?

    Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.

    E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.”
    Mateus 25:41-46

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador