No Vaticano, Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão

Francesca Di Giovanni tem larga experiência em questões relacionadas a migrantes e refugiados, direito internacional humanitário e direito internacional privado.

Foto Reuters

Jornal GGN – O Papa Francisco dá mais um passo importante: nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé. A Secretaria é órgão equivalente ao governo central do Estado. A nomeação feita pelo Papa trouxe, para o seio da Santa Sé, uma mulher com larga experiência em questões relacionadas a migrantes e refugiados, direito internacional humanitário e direito internacional privado.

Francesca Di Giovanni é laica e ocupava, até então, o cargo de subsecretária encarregada do multilateralismo na seção de Relações com Estados, algo próximo ao Ministério das Relações Exteriores no Vaticano. Com 66 anos e nascida em Palermo, a vice-ministra é formada em Direito e trabalha há 27 anos na Secretaria de Estado. Ela ficará subordinada ao monsenhor Paul R. Gallagher, ‘ministro’ das Relações Exteriores, e atuará junto do Monsenhor Miroslaw Wachowski.

O Papa Francisco, desde o início de seu pontificado, tem uma postura de reconhecimento ao papel da mulher na Igreja e na sociedade. A nova vice-ministra reconhece que sua nomeação é um sinal de atenção com as mulheres, indo além de sua pessoa.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador