O cardeal Sarah usou Bento XVI para orquestrar uma nova campanha contra Francisco

O Papa Emérito não escreveu, viu ou autorizou um livro a quatro mãos com o cardeal Sarah

Ratzinger y el cardenal Sarah

Jornal GGN – Elisabetta Piqué, do La Nación, e Juan Vicente Boo, da ABC, dizem que o Cardeal Sarah criou um plano para atacar o Papa Francisco. A matéria é de Jesus Pretty, no sítio Religión Digital. Segundo ele, tudo parece indicar uma séria manipulação usando Bento XVI, feita pelo cardeal guineense, prefeito da Liturgia e um dos principais oponentes de Francisco, em conluio com seu publicitário, Nicolas Diat, junto com os editores da Fayard da França, Ignatius Press dos Estados Unidos e Cantagalli da Itália.

Segundo apurado, e expresso na matéria, “durante meses, Bento XVI não está em posição de escrever e mal fala, como descobriram as pessoas que o visitam”. Fontes próximas ao Papa Emérito disseram a Elisabetta Piqué e a Juan Vicente Boo, que “Bento XVI não escreveu um livro a quatro mãos com Sarah, ele nunca viu, nem autorizou a capa, nem o fato de que um livro a quatro mãos foi publicado”.

“Ele pode manter sua extraordinária lucidez, mas conversas imprecisas não costumam exceder dez minutos, para não mencionar sua visão, audição e fraqueza geral”. Isso torna impossível para Ratzinger ser co-autor desse livro.

Os dois Vaticanistas explicam que Ratzinger estava escrevendo notas para o sacerdócio há alguns meses, e que Sarah pediu para ver. Bento colocou o texto “à sua disposição”, sabendo que o cardeal estava escrevendo um livro sobre o sacerdócio.

“É evidente que há uma operação editorial e da mídia, da qual Bento se distancia e se manifesta totalmente alheio”, acrescentou a fonte, que pediu anonimato. “É um ataque a Francisco disfarçado de defesa do celibato”, diz o ABC do Vaticano.

“Há seis meses”, diz Boo, “Bento XVI não está em posição de escrever e mal falar, como notaram as pessoas que o visitam. Ele pode manter sua extraordinária lucidez, mas conversas imprecisas não costumam exceder dez minutos, para não mencionar sua visão, audição e fraqueza geral “. Isso torna impossível para Ratzinger ser co-autor desse livro.

 

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Reconheço que não consigo compreender o conceito de “lugar de fala”. Talvez me falte informação.
    Assim sendo, solicito orientação aos defensores do conceito:
    Quem tem “lugar de fala” em defesa dos negros discriminados socialmente ? O Papa Francisco ou esse Cardeal negro ?

    1. O assunto em questão é o celibato e as decisões do Sínodo da Amazônia e não a discriminação racial. Até porque o Cardeal é de um país africano, independente desde 1958,de maioria negra.

  2. A campanha para derrubar e até a “torcida” pela morte do papa Francisco estão à todo vapor. Até no meio religioso e tido do “bem” as conspirações e sujeiras ocorrem. Se fosse descrito aqui os Vatileaks e o histórico das grandes religiões humanas, muitos se tornariam descrentes a estas crenças e ateus .

  3. Não sejam irresponsáveis. Sarah é um homem honrado, dos mais honrados na Igreja. Conheçam suas origens, leiam seus livros, observem suas obras. Dizer que ele manipulou o papa emérito é uma inferência maldosa, diante das provas apresentadas pelo cardeal e pelo fato de que Bento XVI manteve seus textos lá. O livro será publicado, tendo, na capa, Sarah como autor, com a CONTRIBUIÇÃO de Bento XVI. A mídia pensa que a Igreja é uma expressão da briga patética entre direita x esquerda. A Igreja está acima disso; e, além do mais, quem disse que Francisco aprova o celibato? Suas declarações mostram o contrário. Fiquem com seus partidos e ideologias. Francisco não é Lula, nem Bento é Bolsonaro.

    1. O fascismo corre a solto nas entranhas do Vaticano. As impressões digitais dos oligarcas poderosos estão em todas as grandes atrocidades ocorridas no mundo. Francisco é um notório socialista que aos olhos da direita extremista deve ser combatido a qualquer preço. O cardeal africano é apenas uma marionete manipulado pelos Estados Unidos entre outros.

  4. Rodrigo, querer discordar da posição do Papa Francisco é um direito seu, estamos em um mundo livre. No entanto, qualquer um que tem algum conhecimento sabe das divisões presentes dentro da Igreja Católica Apostólica Romana, uma instituição criada pelos homens, com as virtudes e fraquezas dos homens, com as visões humanas, inclusive com as diferentes visões políticas dos seus tempos, por isso mesmo não está acima dos homens.

    Apenas uma amostra dessa diferença.
    https://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/the-pope/11909767/Francis-the-modest-but-radical-Pope-who-is-conscience-of-his-era.html

    1. Prezado Marcos,
      Sem intenção de levar adiante um debate em que não temos premissas comuns, e com a civilidade que nos cabe em tempos assombrosos, permita-me esclarecer meu ponto de vista:
      1. A Igreja não é uma “instituição”. É um corpo místico, nas dimensões física e espiritual; é direito não crer nisso, mas que fique claro que não reduzo realidades de origem espiritual a dimensões sociológicas.
      2. A própria Igreja e qualquer católico sabe das divisões, fraquezas e intrigas que grassam em seu seio. Afinal, é composta por homens – mas não é criação humana.
      3. Em que ponto do meu texto você teria lido que discordo da posição do Papa Francisco? Afirmei que ele, pelas declarações dadas até agora, manifestou-se A FAVOR do celibato.
      4. Só comentei aqui porque, abominando tentativas de apropriação (tanto das ideologias de DIREITA quanto das de ESQUERDA) de uma realidade tão complexa e sobrenatural como a Igreja Católica, vi uma tremenda maldade em acusar o cardeal Sarah, cujas palavras, obras e história pessoal dão testemunho de quem ele é: um homem honrado. E quando paramos de defender homens honrados por causa de ideologia é porque perdemos o foco.
      Um abraço, com votos de feliz 2020, e obrigado pela atenção e resposta.
      Cordialmente,
      Rodrigo.

    2. Oi Marcos,
      Relendo meu primeiro texto, vi que escrevi “Quem disse que Francisco aprova o celibato?”. O correto seria “Quem disse que Francisco é CONTRA o celibato?”. Isso estragou a mensagem. Forte abraço! 🙂

  5. Essa é a Igreja real, do poder pelo poder, e eternamente contra a outra Igreja, a ideal, de Cristo e momentaneamente muito bem representada por Francisco.
    Pior que, conquanto a Ideal seja eterna, a Real sempre dá as cartas. “Em nome de Deus”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador