Tudo o que você queria saber sobre o Templo de Salomão, por Laura Capriglione

Enviado por MiriamL

Do Yahoo

Tudo o que você queria saber sobre a inauguração do Templo do Rei Salomão, mas não tinha ninguém que lhe contasse

Por 

A Igreja Universal do Reino de Deus sempre gostou dos mármores, dos dourados, da grandiosidade do espetáculo. Quando plantou sua imensa catedral no depauperado bairro de Santo Amaro, distrito destroçado pela recessão e desindustrialização dos anos 1990, assentou um modelo monumental, rico, suntuoso e ostentatório de arquitetura e decoração religiosas. Vieram outros tantos colossos, sempre no mesmo padrão. Não poderia ser diferente com o maior de todos os templos dessa denominação neopentecostal, inaugurado na última quinta-feira.

O mítico Templo do Rei Salomão, a obra maior do bispo Edir Macedo, custo alegado de R$ 680 milhões, contudo, excede em muito o que já se viu. E marca, como se verá, um novo momento da igreja, repleto de importantes referências judaizantes e de homenagens ao Estado de Israel, entendido como o berço bíblico da tradição abrâmica. Denominações evangélicas americanas há décadas fazem o mesmo, no que já foi apelidado de “novo sionismo cristão”.

Este blog conversou com seis pessoas que estiveram presentes na festa de inauguração à qual a imprensa em geral não pode comparecer (só os veículos ligados à Universal, como a Rede Record de TV, o jornal Folha Universal e a Record News). A seguir, seus relatos sobre o que aconteceu lá:

—————–“O mais legal foi ver que Jesus acabou expulso do Templo do Rei Salomão. É muito engraçada a ironia. Justo quando inaugurava uma réplica do Templo de Jerusalém, construído por Herodes, do qual Jesus teria expulsado os vendilhões da fé, o bispo Edir Macedo resolveu expulsar Jesus.”

 

Milhares de pessoas estão na porta do Templo de Salomão, sede da Igreja Universal, para a inauguração nesta quinta-feira (31).

—————– “Em todas as igrejas do Edir Macedo, lê-se o lema da Universal, sempre o mesmo: ‘Jesus Cristo é o Senhor’, ‘Jesus Christ is the Lord’ ou ‘Jesucristo es el Señor’. A frase encontra-se em destaque nos altares das igrejas do bispo Macedo, seja em que país for. Mas não no maior templo. No Templo de Salomão reconstruído, a frase foi substituída pela novidade: ‘Santidade ao Senhor’. Em lugar das letras góticas de sempre, agora foram usadas letras do alfabeto hebraico.”

Mas tem mais, muito mais. Leia o relato completo:

—————– “A chegada foi terrível. A avenida Celso Garcia estava congestionada. Policiais e marronzinhos da CET tentavam organizar o trânsito. E então, ao nos aproximarmos do templo, vimos uma multidão perfilada, todos de camisetas brancas, de mãos dadas, formando uma corrente humana em torno do quarteirão. Nos mastros, hastearam-se as bandeiras da Igreja Universal, a bandeira brasileira e o pavilhão nacional de Israel.”

—————– “Já se via ali que o espaço era especial, precioso, protegido. Eu estava chegando no meu carro e perguntei para um desses rapazes da corrente humana onde devia estacionar. Hã? A gente estava a poucos metros da entrada do estacionamento e ele não sabia. Havia uma estrita e rigorosa divisão de tarefas entre os seguidores de Edir Macedo. Aqueles ali eram apenas para ‘abraçar’ o templo e garantir a segurança do espetáculo e dos felizes privilegiados que o assistiriam ao vivo. Não falavam; não interagiam.”

—————– “O Brás, onde fica o templo, é um bairro histórico de São Paulo. No começo do século 20, foi ocupado por levas de imigrantes pobres italianos, armênios e gregos. Então, veio a imigração nordestina, depois da qual sobrevieram os coreanos e os muitos bolivianos. É um lugar de trabalhadores muito pobres –tudo tem um ar de precariedade, de emendas, consertos. Nas centenas de lojas de roupas baratas e de bugigangas, abastecem-se camelôs e vendedores ambulantes.”

—————– “E não vamos esquecer da igreja católica, construída em 1908, que fica bem em frente do templo, a Paróquia São João Batista do Brás. Minha nossa, aquela igreja que por muitas décadas foi considerada uma das mais importantes e majestosas da cidade, ficou parecendo cenário de Playmobil.”

—————– “Mas, quando se chega àquele quarteirão da Universal, é como se você saísse da cidade… Primeiro, tem o sistema de segurança inteiro em volta, aquele monte de guardas, a polícia. Então, você entra no lugar protegido, onde nada está por acaso, por improviso. Não tem gambiarra. Tudo é meticulosamente limpo, planejado e organizado.”

—————– “Você sai do caos e entra no espaço da ordem.”

—————– “Eu fui à abertura do Shopping Paulista e do Shopping Pátio Higienópolis. Lembro-me do susto que tomei quando entrei no estacionamento do shopping Paulista. Foi um dos primeiros shoppings a ter estacionamento sem janelas. Era uma coisa horrorosa. Depois entendi que esses lugares que pretendem sequestrar você do mundo real, apartar você da realidade, obrigatoriamente suprimem as janelas. Pode ver. Os shoppings são assim. Os bingos eram assim. Os cassinos são assim. E o Templo do Rei Salomão é assim. Não tem uma janela.”

—————– “Não tem mesmo! No estacionamento não tem janelas. Quando entrei, fui conduzida a um coquetel no 10º andar, da ala vip. Não tinha janelas. Idem para o salão principal, no térreo, imenso, capacidade para 10.000 pessoas sentadas. Também não tem nenhuma janela.”

—————– “Para mim, pareceu um daqueles brinquedos dos parques temáticos de diversões, de Orlando, Flórida. O Templo do Rei Salomão, do Universal Studios… Bem podia ser. Ahahaha!”

—————– “Todos os meus amigos me perguntaram como eu consegui entrar. Primeiro, chegou ao escritório um pergaminho com o convite e um envelope contendo uma senha. Daí, era necessário entrar no site para cadastrar o nome e o RG do seu convidado. Depois disso, as pessoas do cerimonial ligavam para confirmar tudo e só então você recebia um cartão com um código de barras. Era o convite individual, pessoal e intransferível, que só seria aceito na portaria do evento mediante a apresentação de documento com foto.”

Brochinho azul /Arquivo pessoal

Brochinho azul /Arquivo pessoal

—————– “A comissão de recepção funcionava no estacionamento. Checados número do cartão, documento, tudo ok, ganhei um pin (brochinho). O meu era da cor azul, mas tinha também os vermelhos, e de outras cores. Fotógrafos a serviço do evento convidavam os vips para fazer fotos em um estúdio portátil, como aqueles da revista ‘Caras’. Detectores de metais impediam o convidados de entrar com celular, câmeras ou outros aparelhos eletrônicos.”

—————– “Comecei a achar que havia algo estranho quando apareceram pessoas andando com túnicas de seda branca até os pés, cintos dourados, sapato social branco, desses de enfermeiro… Sei lá, para mim pareceu aquela coisa de novela espírita, tipo ‘A Viagem’. Mas depois me explicaram: esses eram os guardiões do templo… Estavam lá vestidos como se imagina que se vestiriam os levitas, membros de uma das doze tribos judaicas, na época bíblica.”

 

—————– “Lá dentro, um exército de hostesses, mulheres vestidas com longos em veludo azul, conduzia os convidados, segundo a cor de seus broches, para o andar a eles designado.”

—————– “O 10º andar, para onde fui levado, tinha as paredes forradas por amplos painéis com fotos de Jerusalém. O Monte das Oliveiras, o Muro das Lamentações e o casario de pedras dentro das muralhas de Jerusalém deram o ar da graça. Jornalistas, executivos, atores e apresentadores do staff da TV Record brilhavam: Luciano Szafir (com a mãe, Beth Szafir), Paulo Henrique Amorim, Celso de Freitas, Heródoto Barbeiro, Marcelo Rezende, Chris Flores, Lucinha Lins, Bemvindo Sequeira e o comediante Castrinho. Mas também estavam lá vários dirigentes de agências de publicidade. O esforçado serviço de bufê incluía itens de comida kasher, servidos em uma ala dedicada aos convidados judeus, num dos extremos do salão. Não havia bebida alcoólica.”

—————– “No meio dos convidados, em uma mesa, dois homens ainda mais ricamente fantasiados agendavam visitas a um museu anexo sobre a história religiosa judaica, até chegar à missão do bispo Edir Macedo. Esses tinham, além da túnica branca até os pés e do cinturão dourado, uma espécie de elmo dourado, imitando ouro, com inscrições em hebraico em que se lia “Servo de Deus”. Ah, eles vestiam um peitoral enfeitado com 12 pedras coloridas.”

—————– “Por volta das 18h, o pessoal começou a se mexer para descer rumo ao térreo, onde fica o grande salão do templo. Nas duas paredes laterais, foram colocados 12 candelabros de sete braços, as chamadas menorás, um dos símbolos mais conhecidos do judaísmo, representando cada uma das 12 tribos de Israel.”

Edir Macedo ao lado de Dilma (Divulgação)

Edir Macedo ao lado de Dilma (Divulgação

—————– “Os recepcionistas dentro do templo vestiam aquela fantasia dos levitas. Havia também

mulheres entre eles. Eram centenas. Todos –homens e mulheres— invariavelmente com mais de 1,70 metro de altura. As mulheres, cabelos compridos, prendiam-nos em um rabo-de-cavalo por uma fivela dourada. Eram esses personagens que levavam os convidados até o local onde deveriam se sentar. Nas fileiras da frente, autoridades portadoras dos broches vermelhos. Logo atrás, os convidados vips, portadores dos broches azuis, e por aí vai.”

—————– “Um conjunto de câmara tocava canções religiosas judaicas, músicas de trilhas sonoras de filmes evocativos da saga judaica, como o hollywoodiano ‘Êxodus’, além de peças populares, como ‘Halelluya la’olam’ (‘Aleluia para o Mundo”) e ‘Yerushalayim Shel Zahav’ (‘Jerusalém de Ouro’, em hebraico), uma espécie de segundo hino nacional de Israel.”

—————– “Então, foi chegando, aos poucos, o poder da República: o ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), o atual, Fernando Haddad (PT), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, o ministro do STF Marco Aurélio Mello, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, o vereador por São Paulo Andrea Matarazzo (PSDB), o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). Por fim aterrissou, na cadeira mais central e mais perto do palco, ela, a própria presidente Dilma Rousseff (PT). Foi ao lado de Dilma que o bispo Edir Macedo escolheu sentar-se.”

—————– “Um bispo da igreja apareceu para fazer as vezes de mestre de cerimônias. Parecia um rabino. Barbudo, cobria a cabeça com uma quipá (solidéu judaico) e vestia o talit, acessório religioso judaico na forma de um xale, usado como uma cobertura na hora das preces. Para surpresa geral, logo depois de anunciar os presentes, esse bispo-rabino pediu silêncio para a execução dos hinos… De Israel e do Brasil.”

—————–“Duas fileiras de cadeiras, ocupadas por uma delegação de 20 membros da comunidade judaica, cantaram o hino de Israel acompanhando o conjunto de câmara e depois se congratularam, rindo, satisfeitos, pela homenagem.”

—————– “Na avenida Celso Garcia, seis homens com a fantasia de levitas, apareceram carregando uma réplica do que seria a Arca da Aliança (onde teriam sido guardadas as Tábulas da Lei que Moisés recebeu de Deus, um pote com o maná que Deus mandou para alimentar os judeus durante a travessia do deserto e o cajado de Arão, que tinha florescido). Eles, então, começaram a marchar rumo ao templo e nele entraram, pisando em um tapete vermelho, até desaparecerem, debaixo do palco. Todo o percurso foi transmitido em dois telões de ultra-alta definição.”

—————– “Os fiéis da Universal choravam, emocionados. Nesta hora, a cortina de tule que recobria o altar se abriu, revelando uma outra réplica da Arca da Aliança, desta vez em tamanho monumental e o letreiro: ‘Santidade ao Senhor’ (no lugar onde sempre esteva o “Jesus Cristo é o Senhor”).

—————–“Um bispo que se disse ex-viciado em crack, maconha, cocaína, ecstasy, prostituição, álcool ‘e tudo o que há de ruim nesta vida’ foi chamado ao altar para testemunhar como a Universal ajudou-o a superar a dependência. Disse que a ciência, os médicos, os psiquiatras, a psicologia, ‘não curam o vício’, que na verdade não passa de uma manifestação do demônio. Disse mais: que a cura só vem com a fé. Em seguida, pediu aos pastores que já foram ‘viciados’ que se levantassem de suas cadeiras. Centenas de homens, todos de terno e gravata, levantaram-se e ficaram imóveis, como testemunho do milagre.”

Envelope para pedidos de oração   Envelope para pedidos de oração

    —————–“Em seguida veio um breve documentário com a luta do povo judeu pela Terra Prometida, que chegou até os dias atuais, com a trajetória do bispo Edir Macedo.

—————–“Foi a senha para que ele mesmo subisse ao altar. Sobre o terno que usava enquanto esteve sentado ao lado da presidente Dilma, Macedo, agora barbudo como um judeu ultra-ortodoxo, também vestiu o talit. Na cabeça, colocou a quipá… Antes de subir ao altar, ele ajoelhou-se e beijou o solo, como fazem os cohanim, descendentes da casta sacerdotal mais pura na tradição judaica.

—————–“Então, não poderia faltar… Macedo convidou todos a pegar os envelopes colocados no encosto das cadeiras. ‘Estarão abertos os Meus olhos e atentos os Meus ouvidos a toda oração que se fizer neste lugar.’, disse. E conclamou: ‘Escreva o seu pedido de oração para colocar nas pedras do altar! Quem quiser, não é obrigatório, pode fazer uma doação’.

—————–“Não se sabe de onde eles apareceram. Mas, enquanto os fiéis iam disciplinadamente depositar o pedido nas pedras do altar, dezenas de homens munidos de máquinas de cartões de débito e crédito circulavam no meio, recolhendo as doações.

—————–“Dilma, Alckmin e os demais dignitários da República, ali presentes, assistiram a tudo sentadinhos. Ao fim de sua peroração, fiéis em êxtase, Edir Macedo disse que acompanharia ‘a presidenta’ até uma sala, onde fariam uma ‘conferência’.”

O templo estava inaugurado.

Redação

50 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Inacreditável! O Brasil

    Inacreditável! O Brasil está caminhando para ter uma AIPAC? Realmente as garras sionistas estão chegando ao Brasil. 

  2. Macedo imita Chateaubriand,
    Macedo imita Chateaubriand, fez a elite paulista beijar a nova cruz. E a elite paulista, como em tudo na vida, dobra-se ao Noveau Riche do momento. Nada contra a Universal. Apenas constatando a realidade do dinheiro. No entanto, o mistério é como Macedo fez o Templo de Salomão em 4 anos e a Igreja Católica não consegue nunca terminar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida há décadas…

    1. Desmascarando quem mesmo, hem?

      “… fez a elite paulista beijar a nova cruz”.

      Dona Dilma e o Seu Haddad estavam lá para beijar as mãos e babar o ovo do bispo. Vai ver que é por isto que você não vê “nada contra a universal”. Ela rende ‘votinhos’ e caixa de campanha, não?

        1. Esqueci, não.

          Eu só relembrei, o que alguns querem esquecer.

          A fila de baba ovo do bispo era imensa, citei apenas os mais próximos, que ladeavam os ovos do bispo.

          1. O que você quis foi associar

            O que você quis foi associar foi a presidenta Dilma ao Macedo. E assumiu que a elite paulistana e paulista estava lá, e estava sim, queira você ou não, amigo. E não respondeu à intrigante pergunta: ”o mistério é como Macedo fez o Templo de Salomão em 4 anos e a Igreja Católica não consegue nunca terminar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida há décadas…”. Um novo Chateaubriand, fez a elite paulistana beijar a nova cruz. E eles se ajoelharam, para beijar melhor. O dinheiro vai aonde está o dinheiro. Aos que buscam o poder, não há distinção de Deus, senão onde há ouro. Mas tem baba ovo que ainda defende…e lambe.

  3. Faltou nessa bizarrice toda,o

    Faltou nessa bizarrice toda,o assassinato de crianças e suas famílias,indefesas e inocentes,a tradição mais executada pelo povo escolhido por deus,segundo o milenar,171.

    1.  
      O que mais choca de um

       

      O que mais choca de um comentário asqueroso como este não é que existam pessoas capazes de fazê-lo, são as cinco estrelinhas de gente que “curte”.

       

       

      1. Assassinar crianças e suas

        Assassinar crianças e suas famílias,inocentes e indefesas em nome de deus,seja quem for o assassino,NÃO É ASQUEROSO,senhor,leandro a?Ora!

  4. é bizarro.
    desgraça pouca é

    é bizarro.

    desgraça pouca é bobagem.

    dá vontade de estar longe de tudo isso para conviver com semelhantes a mim, ao meu lado. se antes era ignorância agora é uma massa política influenciando mais e mais, crescendo como uma praga fétida, insidiosa, obscura, uma geração espontânea de mandrágoras tóxicas imunes e incapazes de se libertarem. são o lado mais doente da humanidade.

     

  5. Djijo

    Tive que rir várias vezes ao ler isso. Bem contado. Não tenho religião e pra mim foi um baita dum circo armado para os que gostam de pompa e circusntância. Não vi relato de milicos. Era muito raro eles serem deixados de fora. Teriam eles recusado o convite?

  6. O pano de fundo do Templo de Salomão

     

    O pano de fundo do Templo de Salomão

    Vocês devem ter ouvido falar da palavra “dízimo”. É um mandamento do Velho Testamento, onde todo israelita deveria de separar o décimo de seus animais e plantações para levar até Jerusalém, para manutenção dos Levitas – (filhos de Levi) uma tribo israelita que não ganhou terras – pois  foram encarregados de cuidarem do Templo e do Culto.

    Obs: Nunca era levado em DINHEIRO (e já havia moeda naquele tempo). Sempre eram animais e colheitas, para alimento dos levitas  e sacerdotes. Também serviam para sacrifícios a Iahweh. Nenhum outro profissional pagava o dízimo, senão agricultores e pecuaristas, pois “viviam da terra” e a terra era de Iahweh. Ele deu a eles e agora “cobrava” sua parte. Diferentemente, hoje os pastores cobram o dízimo em DINHEIRO (cartão também) de todos profissionais. O grande golpe acerca da construção deste templo, está nos versículos abaixo, que são os mais utilizados pelos pastores evangélicos para tomarem dinheiro facilmente do povo, pois implicam bençãos e maldições, maldições estas que Jesus já removeu na cruz.  Ml 3:8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.Ml 3:9 Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.Ml 3:10 Trazei todos os dízimos à CASA DO TESOURO, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.Ml 3:11 Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos. Resumo: Se pagar o DÍZIMO, tem benção na tua vida, caso contrário, tem maldição. Isto até fazia sentido no V.T. (Velho Testamento=Torah=Lei de Moisés), pois tanto a terra onde os israelitas moravam, plantavam e dela viviam, foi dada à Abraão por Iahweh (os israelitas são filhos de Abraão) e por isto os dízimos (colheita e pecuária) eram para manutenção do culto a Ele. E na Lei de Moisés, que foi o tratado de Iawheh com eles, dizia exatamente isto: Eu dei a terra e vocês me dão o dízimo dela e eu dou este dízimo aos levitas (a única tribo, das 12, que não ganhou porção de terra) e eles cuidarão do meu culto, pois o trabalho de vocês será na terra e o deles no Templo. Se cumprirem esta Lei (613 mandamentos, dentre os quais estavam os 10 Mandamentos e alguns mandamentos do dízimo) receberão bençãos, caso contrário, maldição. O que Malaquias fez, nos versos acima, pois simplesmente repetir a Lei de Moisés. Mas,, para nós, gentios,(não judeus), estamos debaixo da Graça, portanto, não mais debaixo daquela Lei. Vamos ler? Rm 6:14 Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da LEI, mas debaixo da GRAÇA.  Graça quer dizer “favor imerecido”, ou seja, recebemos favores de Iahweh, mesmo que nada tenhamos oferecido a Ele. Mas, os pastores evangélicos (no catolicismo o dízimo é também chamado de centésimo, que é 1%, mas além de ser bem menor, não é muito cobrado por eles) insistem em pegar a Lei de Moisés, principalmente nesta parte do dízimo, para colocar “medo” nas pessoas e tirar 10% delas. É assim que muitos estão ficando ricos, comprando mansões, carrões, fazendas, aviões, canais de rádios, TVs etc, como se se o Evangelho precisasse disto. Lamentável. Obs: A Congregação Cristã no Brasil (CCB=Igreja do véu), também evangélica é a única que NÃO cobra dízimo, pois NÃO tem um sistema eclesiástico (pastores) para serem sustentados pelos outros membros, visto que todos são VOLUNTÁRIOS. E estão no Brasil inteiro. Os Testemunhas de Jeová também NÃO cobram dízimo, mas a doutrina que eles pregam é tão diferente das demais, que NÃO são considerados nem católicos e nem evangélicos.  O grande golpe da construção deste templo é que, a Casa do Tesouro ficava dentro do TEMPLO DE SALOMÃO e Malaquias disse que o DÍZIMO deveria ser entregue lá, na CASA DO TESOURO. Entenderam? Agora, Edir Macedo, tem mais um motivo para tomar dinheiro dos evangélicos, NÃO APENAS DO REBANHO DELE, mas de TODOS os demais rebanhos.  Ele poderá dizer daqui em diante (se é que já NÃO está dizendo): “Você que dá dízimo em outra igreja, MAS ainda vive na pobreza, nada dá certo, não conseguiu ainda comprar seu Camaro,  não realiza seus sonhos… é porque você está dando seu DÍZIMO no lugar errado. Onde você está dando seu dízimo NÃO é CASA DO TESOURO como está escrito em Malaquias, tão pregado pelo SEU pastor. Por isto você NÃO vence. A CASA DO TESOURO ficava no Templo de Salomão e agora, apenas eu tenho este Templo.” Ficou claro? Se ele pregar isto, imaginem quantos evangélicos fracassados (ou não) ficarão na dúvida? E destes, quantos passarão a ofertar no Templo de Salomão do Edi? E pior que agora os pastores das outras denominações evangélicas NÃO podem mais deixar Malaquias de fora, pois eles sempre pregaram tais versos. P.S: Mas NÃO estou aqui para falar mal dos evangélicos. Há muitos pastores simples e honestos entre eles. Meu pai foi um deles, que NÃO cobrava dinheiro de ninguém e ainda dava do seu dinheiro, para cuidar do rebanho.  Eu mesmo fui um viciado em cocaína e vida noturna, incorrigível, falido, quando através das orações de meus pais, comecei a receber a visitação do Espírito Santo nas madrugadas de drogas e lá mesmo, começava a chorar e sentir vontade de mudar de vida. Então, em 10/03/1992 corri a um Templo Evangélico (Assembleia de Deus) e ali pedi misericórdia ao Senhor. Foi liberto e transformado naquela noite. Por isto, sou grato a Deus pelos evangélicos, pois assim como eu, milhões de vidas encontraram o Caminho através do trabalho deles. Aliás, o Brasil foi muito abençoado pelas igrejas evangélicas, pois conseguiam transformar famílias inteiras, perdidas, falidas, viciadas, destruídas, que iam para a igreja e à partir dali, passavam a ser cidadãos melhores, também socialmente falando. Mas, hoje, meus irmãos evangélicos cresceram tanto em quantidade, que  querem tomar o poder do país, impor suas leis para toda sociedade cumprir, como se Jesus desejasse isto… e Ele não quer. Jesus quer transformar corações, não nações. Muito menos por força de leis, pois até a Lei de Moisés já foi por ele abolida. Termino dizendo que NEM todos pastores são gananciosos. Mesmo os que tomam dízimo. O fazem para manutenção da obra apenas e não para enriquecimento. Os pastores que enriquecem não chegam a 10% do total. Conheço um pastor pobre, aqui no bairro, que tem uma salinha alugada onde prega o Evangelho. De dia e de noite, ele com sua bicicletinha vive atrás de vidas nos vícios e demais problemáticos, para ajudá-los, orar e aconselhar. Ele ajuda até aquelas pessoas que até a família já perdeu a esperança, não quer mais. Muitas vezes encaminha para Centros de Recuperação. E como este pastor, há milhares deles por este Brasil afora.  O “público” alcançado por ele é um público pobre. Portanto, o DÍZIMO que ele recebe, mal paga o aluguel da salinha. E como ele realmente trabalha abençoando as famílias, vejo aí um caso de DÍZIMO justo, desde que NÃO haja ameaça de maldições. Conheço vários pastores que apenas recebem o DÍZIMO, mas NUNCA pregam Malaquias e nunca ameaçam com maldições.  Fica aí minha contribuição para o debate.

    1. Jesus cristo era oSenhor.

      O Judeu Silvio Santos dos aviaozinhos de dinheiro,cumprimentou o edir macedo por incrementar o turismo em Sao Paulo.Com os pastores das capelas da divina grana,templo é dinheiro,Jesus e o caminho eles sao o pedagio,nao tem miseria.Os padres de Aparecida vao ter que contratar um marqueteiro porreta,senao a grana voa.Se Jesus retornar,vai ter tambem de contratar um marketing folheado a ouro.Ser crucificado numa cruz cheias de brilhantes e diamantes.

  7. Assustador

    Não vejo nada engraçado nisso. Não se trata de piada mas de um perigo para nossa sociedade.

    Minha preocupação é com a importância que essas denominações neopentecostais ganham a cada dia. Hoje mais de 20% da população se declara evangélica.

    O peso deles na política é gigantesco, e como se trata de um grupo com postura extremamente retrógrada, muitos avanços na sociedade podem desaparecer. Quem não se lembra dos absurdos aos quais os candidatos à presidência se sujeitaram para ganhar o apoio dos evangélicos?

    Quanto tempo para chegarmos no mesmo nível de vários Estados norte-americanos, onde o ensino do criacionismo é obrigatório como ciência?

    Se a igreja católica é conservadora em sua maioria, esses são muito piores.

    1. Vossa preocupação monsieur

      Vossa preocupação monsieur Crabbé também é minha, acho um perigo essas denominações ditas neo pentecostais que de cristãs nada tem, se impregnar em nossa sociedade feito erva daninha.  Quando acordarmos poderá ser tarde demais, já temos até representantes da famigerada Opus Dei nos governos estaduais. Acabo de ler nos jornais de hoje que o governo paulista exige atestado de virgindade para os postulantes que desejarem ingressar no serviço público. Outra representante dessa claque é a joana darc das florestas que também considero um perigo.  Dias desses eu ouvi o deputado Jean Willis dizer que ouviu um representante dessas seitas dizer lá no Congresso que o objetivo deles será tomar o poder no país.  Vejo tudo com grande preocupação, ainda mais agora com inauguração desse templo, as profecias sobre esse malfadado templo são as piores já previstas, mas como eu não acredito em profecias…  

  8. Espinosa

    “Para de ficar rezando e batendo o peito! O que eu quero que faças é que saias pelo  mundo e desfrutes de tua vida. Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti.

    Para de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que você mesmo construiu e que acredita ser a minha casa.

    Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias. Aí é onde Eu vivo e aí expresso meu amor por ti.

    Para de me culpar da tua vida miserável: Eu nunca te disse que há algo mau em ti ou que eras um pecador, ou que tua sexualidade fosse algo mau.

    O sexo é um presente que Eu te dei e com o qual podes expressar teu amor, teu êxtase, tua alegria. Assim, não me culpes por tudo o que te fizeram crer.

    Para de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo. Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar de teus amigos, nos olhos de teu filhinho… Não me encontrarás em nenhum livro!

    Confia em mim e deixa de me pedir. Tu vais dizer a mim como fazer meu trabalho?

    Para de ter tanto medo de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem te incomodo, nem te castigo. Eu sou puro amor.

    Para de me pedir perdão, não há nada a perdoar. Se Eu te fiz… Eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre-arbítrio. Como posso te culpar se respondes a algo que eu pus em ti? Como posso te castigar por ser como tu és, se Eu sou quem te fez? Crês que eu poderia criar um lugar para queimar a todos meus filhos que não se comportem bem, pelo resto da eternidade? Que tipo de Deus pode fazer isso?

    Esquece qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei; essas são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em ti. Respeita teu próximo e não faças o que não queiras para ti. A única coisa que te peço é que prestes atenção a tua vida, que teu estado de alerta seja tua guia.

    Amado meu, esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio para o paraíso. Esta vida é a única que há aqui e agora, e a única que precisas.

    Eu te fiz absolutamente livre, não há prêmios nem castigos, não há pecados nem virtudes, ninguém leva um placar, ninguém leva um registro.

    Tu és absolutamente livre para criar na tua vida um céu ou um inferno.

    Não te poderia dizer se há algo depois desta vida, mas posso te dar um conselho. Vive como se não o houvesse. Como se esta fosse tua única oportunidade de aproveitar, de amar, de existir. Assim, se não há nada, terás aproveitado da oportunidade que te dei.

    E se há, tem certeza que Eu não vou te perguntar se foste comportado ou não, Eu vou te perguntar, Você gostou?… Divertiu-se? O que foi o que você mais gostou? O que você aprendeu?

    Para de crer em mim, crer é supor, adivinhar, imaginar. Eu não quero que você acredite em mim, quero que me sintas em ti. Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho no mar.

    Para de louvar-me, Que tipo de Deus ególatra você acredita que Eu sou?

    Me aborrece que me louvem, me cansa que me agradeçam. Você se sente grato? Demonstrá-lo cuidando de ti, de tua saúde, de tuas relações, do mundo. Te sentes olhado, surpreendido?… Expressa tua alegria! Esse é o jeito de me louvar.

    Para de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre mim. A única certeza é que você está aqui, estás vivo, e este mundo está cheio de maravilhas. Para que precisas de mais milagres? Para que tantas explicações?

    Não me procures fora, não me acharás. Procura-me dentro… aí estou, batendo em ti.

    Espinosa.

  9. Hoje tenho 60 anos e fico num

    Hoje tenho 60 anos e fico num estado de ânimo péssimo ao constatar tanta ignorância, mau gosto e má fé. Triste. Eu que pensava q veria o mundo andar p frente, vejo andando p trás…Não me conformo! Vi, Edir Macedo, eu era adolescente, numa cidadezinha muito pobre do Vale da Ribeira rodeado de pessoas mais pobres ainda, tentantando fazer um aleijado miserável andar…O quadro não me sai da cabeça e a indignação é enorme..ele deveria ter sido preso…ele e tantos outros.

  10. religião e ostentação

    Estranho tanta surpresa com esse novo templo. A ostentação sempre se fez presente em prédios erguidos para louvar a fé , ou determinadas religiões. Vejam certas mesquitas, a sinagoga da rua Veiga Filho e principalmente o Vaticano. É por essas e outras que não sigo nenhuma religião. Mas as respeito.

    1.  
      Eu pensei o mesmo, mas

       

      Eu pensei o mesmo, mas provavelmente em outro sentido. Se eles tivessem tido a ideia de pedir para algum grafiteiro artista (Gemeos, p. ex.) de pintar o teto, teríamos agora um templo gigantesco com um teto digno da capela sistina.

      Ninguém poderia dizer que não seria algo fenomenal.

       

       

  11. Gente, cada religião constrói

    Gente, cada religião constrói a seu tempo. Tá lá o Vaticano que não nos deixa mentir. E cá entre nós, clamar pelos pobres daquela sacada ,sabendo o que há por dentro, até eu.

  12. Visto que o nada nada é,

    Visto que o nada nada é, somos livres ou determinados por Deus?

    O que é o bem e o que é o mal? Desde Adão e Eva esse mistério torna a vida misteriosa 

    Na igreja existe o caminho de aprender a morrer revivendo depois da morte.

    Edir sabe que para a eternidade não levaremos dinheiro, mas as obras que fazermos para que outros possam desfrutar da verdadeira estrutura da vida eterna. Quando formos a igreja louvar a Deus poderemos fazê-lo com o que há de mais grandioso para partilhar com o bem daqueles que alegremente abandonam prazeres mundanos, em que a sociedade ajudou a oferecer para gozar ou sofrer, possuir ou perder.

    Depois desta inauguração haverá uma nova igreja para haver mais pessoas do bem, ao invés de nada.

    Aqueles que levam a morte a sério, sem no entanto saber onde encontrar Deus antecipadamente, se houver uma chance não querem correr nem 1% de risco de não se salvar,

    E aqueles que, pelo contrário, com a sua avareza não vêem que a igreja pode ser uma passagem de transição entre duas vidas, não terão nem um ponto de fuga da morte eterna.

    Tudo é feito para honra e glória de Deus.

    Amém, amém e amém. 

  13. Tá mudando de ramo

    Tá mudando de ramo denovo…

    Vai pro lado onde o vento leva.

    Mais um ópio religioso a serviço da manipulação das massas.

    Mas não é que tá parecendo a caixa forte do tio Patinhas mesmo?

  14. Espinoza…………..

    “Esquece qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei; essas são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em ti. Respeita teu próximo e não faças o que não queiras para ti. A única coisa que te peço é que prestes atenção a tua vida, que teu estado de alerta seja tua guia”.(Espinoza)

    Valeu Sobrinho Netto, voce ao divulgar esta pérola de Espinoza, só nos dá alegria, pois ela diz tudo o que precisazmos para sermos felizes. É só praticar!! 

  15. Dois detalhes esclarecedores

    1 – Talvez agora os brasileiros aprendam, da pior maneira possível, uma das grandes causas do apoio irrestrito dos EUA a Israel (além do lobby = dólares): a sinergia entre as religiões evangélicas, notadamente as neo-petencostais, e a religião judaica.

    2 – O Partido dos Trabalhadores se fazendo representar, em peso, e com o peso da República, na festa maior daqueles que enriquecem a partir da ignorância, pobreza e carência do povo…

    1. Lamento informar, mas a

      Lamento informar, mas a sinergia entre evangélicos e Israel é muito anterior ao neo-pentecostalismo. Isso vem dos protestantes fundamentalistas do sul dos EUA. 

  16. O templo outra vez?

    “A Igreja Universal do Reino de Deus sempre gostou dos mármores, dos dourados, da grandiosidade do espetáculo.”

    Parei de ler aqui. Ou esta tal de Laura é sonsa ou nunca entrou numa igreja católica.

    O que ela dirá se visitar alguma das famosas catedrais católicas espalhadas pela Europa?

    Francamente… o blog podia colocar postagens mais inteligentes sobre o assunto.

     

     

     

  17. O show tem que continuar…………….

    Podem gostar ou não do Bispo Macedo. Podemgostar ou não da arquitetura do Tempo de Salomão.

    Mas a verdade é que é uma grande obra de arquitetura. Eu mesmo um dia irei visitá-la.

    Se não é do agrado de alguns, possivelmente não deve ser  também,  as catedrais góticas, o santuário de Aparecida, o templo maçônico de Brasilia, e uma infinidades de outras construções.

    Alguns agradam de Shopings, teatros, circos, supermercados, Caldeirão do Huck, Silvio Santos, JN, Faustão, reality shows, bbbs, enfim, há gosto pra tudo!!!

    Como disse o falecido carnavalesco Joazinho Trinta : “Quem gosta de miséria é intelectual, pobre gosta de luxo”!

    E finalizando diria aos que se sentem confortáveis e felizes frequentando estes lugares, que façam bom proveito.

    Em tempo: Aos que também desagrado com meu comentário, aviso que não sou evangélico, mas ao contrário de ouros, adoto a filosofia – Viva e deixe viver !!!!

    Ahahahah…..,  ia me esquecendo – o show tem que continuar!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     

     

     

     

    1. DEMOCRACIA

      Certamente você tem razão. Segundo uma pessoa que estava parada próxima ao templo enquanto tentava ir para casa disse para um repórter que o entrevistou que  para ele era  só um trânsito parado, mas para muitos era importante aquele acontecimento,” isso é a democracia” completou. A democracia às vezes pode ser bem incômoda, mas temos que respeitá-la mesmo que nos custe. 

  18. Evangélicos sonistas?

    Enquanto lia o relato fiquei imaginando todo o ridículo disso tudo, diante dos ensinamentos de Jesus, que certamente perdeu completamente seu lugar nesse templo e nessa religião, já que pregou a humildade, o desapego. Ao mesmo tempo fiquei  imaginando o desconforto das autoridades do governo, que  são católicos, cristãos ortodoxos ou cristãos não praticantes de nenhuma religião. Devem ter esgotado o estoque de antiácidos. Nessas horas dá até uma certa pena dos políticos.

  19. Olha, sei não, isso aí só Freud explica.

    É notório o preconceito que os evangélicos sofrem no Brasil, IURD em particular: ser fiel desta Igreja virou sinônimo de pobreza, ignorância, burrice e desespero. Isso porque, além do establishment ser católico, existe um forte componente de classe social e racial nessa visão negativa (ninguém chama espírita ou ateu de burro por sua escolha).

    ..e o bispo é vaidoso. Comprou a Record, escreveu livro de auto-ajuda, e nada de mudar sua imagem.

    As escolhas feitas para seu novo Templo não só decorrentes da sinergia evangélicos-sionistas, mas parecem wishful thinking também. Judeus possuem um nível educacional e cultural admirável, e quem sabe o bispo muda a imagem da sua Igreja vinculando-os a eles?

    Até tirar Jesus do lema ele fez..

     

  20. Tudo que você precisa saber do sábio rei Salomão…

    texticulo fake de encomenda publieditorial para elite branca… embalado para o presente charlatanismo religioso mídia & mercado…e oportuno cordão sanitário político pluripartidário dos puxa-votos da ocasião faz o ladrão…

    a imagem aérea do templo kitsch do bispo edir que causa baita inveja e ódio nos sensortes bispos r.r. soares e valdemiro trouxe-me lembranças da infância dos gibis de letramento do gringo civitizado walter disney: as capas da revista infanto-juvenil do Tio Patinhas com suas cenas ilustradas da gigantesca caixa-forte quadrada desenhada com grande angular e o pão-duro Tio Patinhas lá dentro nadando em dinheiro “ético protestante”…

    eis que vós apresento o verdadeiro “tudo que você precisa saber sobre o rei bíblico salomão” pelo pensamento filosófico-político de espinosa mais chaui:

    “Até o capítulo IV, Salomão é considerado como alguém diferente dos profetas, mas apenas nesse capítulo Espinosa o apresenta como um sábio,

     

    “autor que fala pela virtude da luz natural, cuja sabedoria o fez superior a todos os de sua época e cujas sentenças inspiraram ao povo tanto respeito religioso como as palavras dos profetas. Seus livros sagrados não celebram o dom profético nem a piedade, mas a prudência e a sabedoria. Seus Provérbios falam do intelecto humano como fonte de vida verdadeira e fazem do infortúnio, desatino.”

     

    Essa determinação da figura produz algo paradoxal. Com efeito, uma das teses do Teológico-político é a de que o desastre da história hebraica situa-se na passagem da teocracia para a monarquia (isto é, en passant,  pode “causar” o atual conflito político-religioso-humanitário-militar-terrorista-israelo-palestiniano), pois a existência de reis, incompatível com o princípio da lei instituinte, engendra contradições que preparam o término do povo. Salomão, embora rei, é, no entanto, elogiado frequentemente por Espinosa. O elogio feito ao sábio irá alcançar a figura do rei que foi capaz de compreender a necessidade inerente à lei e que procurou, dentro dos limites que lhe eram dados, restaurá-la. Somente Salomão compreende que “a sabedoria e a ciência têm sua fonte em Deus e que este no-las-dá”. Somente Salomão “ensina expressamente que nossa ciência, cuja origem e realização encontram-se em Deus, contém a verdadeira ética e a verdadeira política que dela são deduzidas” e por isso ensina que “quando a ciência entrar em teu coração e a sabedoria te for doce, então, a vigilância velará sobre ti e a prudência te guardará”. A felicidade não depende do poder da sorte ou da fortuna caprichosa, mas da virtude interior daquele que é vigilante, ativo e prudente; eis como o sábio ensina a arte de governar ao político. Porém, justamente por ser um sábio, Salomão percebe a incompatibilidade entre a monarquia e a lei e por isso seus ensinamentos, longe de serem apenas políticos, serão sobretudo éticos. A ética salomônica é de grande importância para a leitura espinosana. Uma vez que a regra fundamental da interpretação é a de que a Escritura deve ser interpretada por si mesma, sem que o intérprete recorra à razão ou a elucubrações imaginativas sobre seus mistérios e, por outro lado, visto que o documento foi conservado por homens aos quais não estava originariamente destinado (isto é, os cristãos), os aspectos políticos do texto sagrado não podem ultrapassar a determinação histórica que os produziu e, sob esse aspecto, suas lições para os cristãos são sobretudo negativas. Em contrapartida, a simplicidade e universalidade de seus preceitos morais e piedosos podem ultrapassar esse limite e perdurar. Porém a figura de Salomão tem ainda um peso maior, pois aparece simultaneamente como a de um autor e um leitor do texto sagrado que, além de escrever, também interpreta os relatos anteriores num registro ético e não apenas moral. Dando-lhe tal lugar, Espinosa pode aplicar rigorosamente o princípio interno de interpretação: de fato, para afirmar que a Bíblia é um texto portador de ensinamentos morais, Espinosa precisa contar com a existência de personagens bíblicas capazes de oferecer tais ensinamentos. Os grandes profetas e o Cristo são personagens desse tipo, mas Salomão é superior a eles porque lê e escreve como um sábio, compreende a verdadeira política e a verdadeira ética e pode interpretar, então, o sentido do próprio texto sagrado. Seguindo a trilha salomônica, Espinosa poderá dar conta de uma questão bastante delicada, que será indiretamente tratada: a questão do pecado original e do mito adâmico.”

    Política em Espinosa, de Marilena Chaui. Companhia das Letras, 2003.

     

    [ se então um alckmin sábio salomão… o político governante das águas de são paulo, poderia sussurrar ao bispo papa edir uma retórica fala mansa bem cadenciada no fraseado de convencimento político-religioso para que o seu templo de salomão fake inaugurado sem pagar as devidas taxas municipais de construção urbana recebesse uma bela pintura azul sabesp e engenhosas adaptações hidraúlicas para servir, a médio prazo, como uma gigantesca caixa d’água de reservatório prudente e inteligente para salvação do povo fiel de não morrer de sede nem da catimba braba dos sem-banho matinal tomado nos busões lotados da grande metrópole paulistana à deriva catastrófica anunciada… por obra e planos de meta dos mandachuva da dinastia do cartel tucano paulista ]

     

     

     

     

                      

     

     

     

     

  21. A pergunta permanece:
    ”o

    A pergunta permanece:

    ”o mistério é como Macedo fez o Templo de Salomão em 4 anos e a Igreja Católica não consegue nunca terminar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida há décadas…”.

    Um novo Chateaubriand, fez a elite paulistana beijar a nova cruz. E eles se ajoelharam, para beijar melhor. O dinheiro vai aonde está o dinheiro. Aos que buscam o poder, não há distinção de Deus, senão onde há ouro.

    Mas tem baba ovo que ainda defende essa elite…e lambe.

  22. Geopolítica

    Será que as pessoas sabem qual a influência da Universal na Geopolítica brasileira?

     

    A Rede Record, é a maior concorrente da Rede Globo, e Paulo Henrique Amorin, com seu site Conversa Afiada (11 milhões de acessos ao site por mês) é um dos maiores apoiadores do PT. A Record tem participação da Igreja Universal. E Paulo Henrique Amorin, é jornalista tanto da Record quanto em seu site de notícias.

    Tanto a Record quanto o site Conversa Afiada, são uma boa parte do fiel da balança eleitoral, ao mostrar aos leitores a outra versão da apresentada pela Rede Globo, apoiadora do PSDB. Os blogs de esquerda mostram um jornalismo mais imparcial e não tão comprometido ao mercado neoliberal direitista.

    Não sou membro da Universal, embora respeite todas as formas de religião; mas agradeço muito aos sites de esquerda, como o Conversa  Afiada de Paulo Henrique Amorin, e à Rede Record por mostrarem uma versão de jornalismo alternativo ao da velha mídia de direita.

    “Quem não é contra vós é por vós.”

  23. E quem disse que eu queria

    E quem disse que eu queria saber alguma coisa sobre esse templo? Sinceramente, gostaria que alguém me explicasse qual a diferença entre o poderio que hoje demonstra a Igreja Universal e o que já demonstrou a Igreja Católica. É só porque a primeira é mais brega do que a outra?

    Falar de um grupo religioso que, por enquanto, é auto-sustentável é meio sem noção. Devemos nos esquecer das infinitas Igrejas Católicas coloniais espalhadas por esse país que, apesar de serem propriedades da Igreja Romana, são recuperadas com dinheiro público? Por que os templos da Igreja Universal são ostentação e o que Padre Marcelo construiu não é? Quando entrei na Catedral de Sevilha fiquei abismada com seu tamanho; nunca tinha visto uma igreja tão grande. Se aquilo não é ostentação, é o quê? É patrimônio cultural? Bom, quem sabe daqui uns 200 anos o Templo de Salomão também vire patrimônio cultural.

     

  24. Deus

    Na minha opinião, para procurar Deus não precisamos de lugares suntuosos como este templo (também acho isto do vaticano). Mas, infelizmente, para uma imensa parte da população, estar num lugar deste é estar mais perto de Deus. Dá até dó dessa gente.

    Certamente o Sr. Edir Macedo faria coisa muito mais produtiva se investisse todo esse dinheiro, que deve ser ínfimo diante da sua riqueza pessoal, auxiliando instituições sérias, contribuindo para a educação e saúde de tanta gente que precisa. Deus certamente estaria muito mais satisfeito.

    Não quero nem passar na frente deste lugar.

  25. Essa página parece passível de censura..

    É minha quarta tentativa de comentar a notícia sobre a inauguração do Templo Samba do Crioulo Doido (sorry, Stanislau Ponte Preta), e não consigo. Meu texto desaparece sob propaganda do Banco do Brasil (!), e, quando tento de novo, desaparece. É acidente ou  outra coisa…. Milagre, talves.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador