Turma da Mônica ensina espiritismo em novo livro de Mauricio de Sousa

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

“Meu Pequeno Evangelho” passa os conceitos kardecistas sobre amor, humildade, perdão e caridade às crianças
 
Jornal GGN – Mauricio de Sousa lança neste mês o livro infantil “Meu Pequeno Evangelho”, com a Turma da Mõnica repassando os ensinamentos do espiritismo, doutrina codificada por Allan Kardec, no século XIX.
 
A publicação foi idealizada pelos espíritas Luis Hu Rivas, designer peruano, e Alã Mitchell, administrador baiano. Mauricio ilustrou as 64 páginas que narram a Turma da Mônica recebendo a visita de André, um primo do pai do Cascão, Seu Antenor, que é espírita. “Meu Pequeno Evangelho – Ensinamentos de amor em forma divertida” traz as mensagens de Jesus contidas no “Evangelho segundo o espiritismo”, uma das obras básicas do kardecismo.
 
O objetivo é ensinar às crianças os conceitos do evangelho, sobre amor, humildade, perdão, caridade, felicidade, em situações do dia a dia, independentemente da religião que praticam. 
 
As personagens da famosa revista de Mauricio de Sousa estão neste livro: Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Anjinho, Penadinho e companhia. 
 
O lançamento oficial será dia 13 de dezembro, na livraria Cultura, em São Paulo, com a presença de Mauricio de Sousa.
 
Sugerido por Miriam L, com informações de O Globo.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Espiritismo.

    Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
    Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
    Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.

    Deuteronômio 18:10-12

    1. Donos da verdade…

      Não julgueis para que não sejas julgado.

      Pois com o mesmo juízo que julgares sereis julgado, e com a mesma medida que tiveres medido, há de medir a vós.

      E porque reparas no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?

      Ou como dirás a teu irmão: deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?

      Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão!

      Mateus 7:1-5 

    2. Caraca malandro, vocês sempre

      Caraca malandro, vocês sempre aparecem com esses trechos bíblicos. É tão difícil assim respeitar a opinião alheia? Sai voado!

    3. Espiritismo

      No caminho de Damasco, o contato entre Paulo, entao Saulo, foi feito apos a morte de Jesus….Teria Paulo sido abominado? Ou Jesus veio com a boa nova?

    4. Pode ser que tenham dito

      Pode ser que tenham dito isso daí, mas não é incrível saber e experienciar que somos espíritos em corpo material? Daí que o que é dito no Teuteronômio é uma falácia, que é um discurso com o fim de enganar os “fracos de espíritos”.

  2. “Mauricio ilustrou as 64

    “Mauricio ilustrou as 64 páginas”

     

    Sério? Não foram os artistas que trabalham para ele e são proibidos de assinar o seu próprio trabalho?

    Fora isso é uma atitude muito interessante. Tomara que espandam a linha para várias outras religiões. Seria bom que as crianças tivessem um contato mais plural com estas doutrinas.
     

    1. O contrário. É 1 abuso aproveitar histórias p/ evangelizar

      Seja qual for a religiao. Usar uma literatura infantil de que as crianças já gostamm at;e hoje independente de qualquer religiao, para insinuar princípios religiosos de uma religiao, seja qual for. Que os pais que achma necessário doutrinar os filhos usem livros feitos desde o início para tal, e que nao possam atrair crianças de outras religioes ou sem religiao que já conheçam os personagens, isso é um estelionato. 

      1. Eu sou ateu. Crianças lidam

        Eu sou ateu. Crianças lidam com histórias de fantasia ou que lidam com moral o tempo todo. Não acho ruim que eles tenham a sua disposição material de várias religiões. Acho ruim que elas só tenham a sua disposição uma religião só, e que esta seja verdade absoluta. Que é o que acontece quando não é produzido material sobre outras religiões que não o cristianismo. As referências cristãs abundam por toda parte, e não vão diminuir. Porque criticar o que fala de outras religiões mais ignoradas?

        Estes quadrinhos não serão vendidas apenas para pais de suas religiões. Vão parar em bibliotecas, em escolas. Em casa de pais que assinam a revista.

  3. Não sei onde há a necessidade

    Não sei onde há a necessidade de encaixar o evaqngelho e os fundamentos do espiritismo para conceituar o amor, a humildade, o perdão e a felicidade. 

    1. Pode ser o contrário: será

      Pode ser o contrário: será que não poderia estar subindo alguns degraus?

      Será que a descida, muita vezes, não decorre exatamente do nosso preconceito ou conceito incompleto, diante do desconhecido?

    1. Você também poderia

      No “precisamos de pessoas…”  fica mais completo se disser que é mais um que vem somar com nossos esforços de ensinar amor e solideariedade para as crianças, e para os adultos. A dica é não ficar esperando pelos outros.

  4. Comunicação com os

    Comunicação com os mortos

    Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, os irmãos Tiago e João, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E se transfigurou diante deles: o seu rosto brilhou como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisso lhes apareceram Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra, e disse a Jesus: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se quiseres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.” Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra, e da nuvem saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, que muito me agrada. Escutem o que ele diz.” Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito assustados, e caíram com o rosto por terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantem-se, e não tenham medo.” Os discípulos ergueram os olhos, e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não contem a ninguém essa visão, até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.(Mt 17,1-9).

  5. oportunismo beócio… acabou

    oportunismo beócio… acabou de queimar o filme com o rico merchan e propaganda de seus “personagens quadradinhos” associados afetivamente ludicamente ao mercado consumidor e cultural ainda dominado, no mainstream do mercado publicitário e midiático, pela subliminar atávica ideologia católica apostólica romana… vai fazer muito sucesso é no mundo dos fantasmas e das almas penadas! aonde o rico dinheirinho é de mentirinha…

    oh! meu deus, pobre das inocentes tirinhas amaldiçoadas no leite ninho do mercado futuro pelo próprio Criador!

    1. Devagar com as críticas. Eu

      Devagar com as críticas. Eu acho que ele tem evoluído. Tem um monte de material bom do Maurício por aí. Um exemplo:  Comprei para o meu filho um outro livro dele, que contam histórias de Lendas Brasileiras, como o o boi tatá, o curupira, o Negrinho do Pastoreio, o Saci… Um compilado muito bom uma vez que é difícil achar material para as crianças abaixo de cinco anos.

      Desta forma acho que falar de mercado publicitário para os personagens dele é um pouco demais, haja visto as galinhas pintadinhas e personagens da Disney que abrangem o mesmo público e estão sempre em propagandas. Decerto tem pessoas que acham que o Maurício estava bem quando submetido ao jugo de Editoras como a Abril e depois a Globo.

       

       

  6. muito bom para nossas crianças…………….e adultos também

    só com amor, humildade e caridade é possível passar ao largo do profissionalismo religioso que mais engana e explora do que ensina ou convence

     

    1. são seres especiais as crianças……………………………

      passarinhos também

      assim como o espiritismo, não foram e jamais serão afetados pelo progresso

      na natureza ou engaiolados, comportam-se e cantam como se íntimos de Jesus

    1. Só parece

      So parece que é também ciência, mas foi até o livro dos espíritos, depois sai a ciência e fica só religião e moral. Tá certo que na época era um momento difícil pois o Vaticano ainda impunha as regras. Há espíritas que fazem ciência, mas por conta própria.

  7. Espiritismo para espíritas

    Lembro a todos quem compra é quem acredita ou segue a doutrina espírita , não há nada de obrigatório, será um bom veículo para ensino aos pequenos. Quem é espírita autêntico, não cobra direitos autorais, e toda a venda de qualquer publicação sempre é destinada às milhares de obras assistenciais suportadas por grupos espíritas em todo país. Quem discorda da doutrina ou de suas obras está no seu direito, assim como, o verdadeiro espírita nunca vai entrar em conflito com outras religiões ou doutrinas religiosas.

  8. O Espiritismo segundo Alan

    O Espiritismo segundo Alan Kardeck não agride,não ofende, nem mesmo garante passagem para o céu.

    Fui criado em lar que abraçou a doutrina logo após a morte  de um irmão. Meus pais até então eram Católicos,minha mãe filha de maria.

    Depois de ler o livro “O Evangelho segundo o Espiritismo” eles encontraram as respostas que procuravam para tanto sofrimento advindos da perda de um filho.

    Disso tudo que viví,confesso que a doutrina espírita é a que mais me convence em toda essa vida louca. Embora eu nunca tenha dado o braço a torcer a eles,sempre ancorado em meu pragmatismo cartesiano.

    Kardecismo não deve ser tratado como religião ou ceita, pois está mais para estilo de vida….um saudável estilo de vida…

     

     

     

  9. Jesus religião

    Jesus nao instituiu nenhuma  religião, afirmou que somente o amor seria capaz de cobrir uma multidão de equívocos. Parabéns Mauricio de Sousa.

  10. o Espiritismo

    ajudou mtas pessoas a superarem perdas familiares e a encarar o sentimento do luto, além de que no brasi ltemos bons autores sobre o tema como a Zibia Gasparetto

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador