Vítimas de padres pedófilos publicam lista negra de cardeais

Do Correio Braziliense

Vítimas de pedofilia na Igreja divulgam lista negra de “papáveis”

Uma associação americana de vítimas de abusos sexuais por padres pedófilos publicou nesta quarta-feira (6/3) uma lista negra de doze possíveis candidatos “papáveis”

France Presse

Chicago – Uma associação americana de vítimas de abusos sexuais por padres pedófilos publicou nesta quarta-feira (6/3) uma lista negra de doze possíveis candidatos “papáveis” e exortou à Igreja Católica a levar a sério a proteção das crianças, a ajuda às vítimas e as denúncias de corrupção.

“Queremos dizer aos prelados católicos que deixem de fingir que o pior já passou” sobre o escândalo de pedofilia dentro da Igreja, declarou David Clohessy, diretor da Rede de Sobreviventes de Abusados por Padres (Snap, por sua sigla em inglês). “Tragicamente, o pior com certeza ainda estar por vir”, acrescentou.

A organização citou uma dúzia de cardeais da Argentina, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Gana, Honduras, Itália, México e República Tcheca, acusados de proteger os padres pedófilos ou por terem feito declarações defendendo os padres ou minimizando a situação.

Todos eles são considerados candidatos para suceder Papa Bento XVI, muito criticado pela forma como conduziu os escândalos. A Snap também se opõe à eleição de qualquer membro da Cúria romana, a administração da Santa Sé. “Acreditamos que ninguém de dentro do Vaticano tem verdadeira vontade de ‘limpar a casa’ no Vaticano e em outras partes”, indicou Clohessy em um comunicado. “Promover um membro da Cúria desencorajaria as vítimas, as testemunhas, os denunciantes e seus defensores a relatar más condutas”.

A lista negra inclui os seguintes cardeais: Leonardo Sandri da Argentina; George Pell da Austrália; Marc Ouellet do Canadá; Timothy Dolan (Nova York), Sean O’Malley (Boston) e Donald Wuerl (Washington) dos Estados Unidos; Peter Turkson de Gana; Oscar Rodríguez Maradiaga de Honduras; Tarsicio Bertone e Angelo Scola da Itália; Norberto Rivera Carrera do México; e Dominik Duka da República Tcheca.

Entre os mais citados para ser o sucessor de Bento XVI, estão Angelo Scola, Marc Ouellet, Peter Turkson e Oscar Rodriguez Maradiaga.

 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador