Alckmin diz que eventual racionamento será decisão técnica

Do Estadão

‘Racionamento será decisão técnica’, afirma Alckmin
 
Em outras oportunidades recentes, o governador garantia, sempre quando indagado, que não se trabalhava com corte de fornecimento de água
 
Carla Araújo e Ricardo Brandt
 
CAMPINAS – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta terça-feira, 25, que um eventual racionamento de água na capital “é uma decisão técnica que está sendo monitorada dia a dia pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado)“. Em outras oportunidades recentes, Alckmin garantia, sempre quando indagado, que não se trabalhava com corte de fornecimento. “Nós vamos decidir mais para frente”, disse desta vez.

O governador voltou a afirmar, porém, que a situação é localizada no Sistema Cantareira. “Estamos frente a uma situação extremamente excepcional. E ela não é uniforme. Tem lugar que chove demais e tem lugar que chove de menos”, afirmou.

Nesta terça-feira, o Cantareira voltou a registrar recorde negativo: 16,9% da capacidade, menor índice desde a inauguração, em 1974. A pluviometria do dia, que mede quanto choveu sobre a região, foi de 6,2 milímetros. No mês, o acumulado é de 60,7 milímetros, ante a média histórica de fevereiro, de 202,6 milímetros de precipitação.

Alckmin reafirmou ainda que o governo já está trabalhando para utilizar os 400 milhões de metros cúbicos do chamado “volume morto” (parcela do reservatório não disponível para o uso operacional normal).

Alternativas. Segundo o governador, também “já está pronto o projeto das ensacadeiras, dos canais e das bombas” para facilitar a captação. “Não que a gente pretenda utilizar agora, mas vamos deixar tudo preparado para o inverno, caso haja necessidade.” E destacou o sucesso no programa de concessão de bônus por redução de consumo. “Teve um bom resultado, tivemos uma economia de 2,1 metro cúbico por segundo”, afirmou.

 

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nada que esse sujeito faz

    Nada que esse sujeito faz presta.

    Se chove muito, grande parte da cidade fica debaixo d’água porque o PSDB não faz coisas básicas como limpar a calha do Tietê.

    Se não chove, ocorre racionamento de água porque o PSDB não planejou bem o sistema de abastecimento.

    Pior que nem se SP racionar água por meio ano o paulista não vai deixar de eleger o mesmo. É uma síndrome de Estocolmo braba que impera por aqui.

     

     

     

     

  2. Roleta russa com São Pedro

    Sim, é técnica, porque a decisão política (eleitoreira) da roleta russa já foi tomada:

    Que São Pedro “atucane”

    Ou que a população se dane!

  3. paulista morrer de sede com agua nas canelas, viva o PSDB.

    … paulista morre de sede com agua nas canelas, viva o PSDB!!! Calma gente! não é por isso que tenham que baixar  a cabeça.

  4. Se fosse com o PT…

    A mídia bandida já estaria como urubu na carniça dia-e-noite falando por todos or gargalos possíveis e impossíveis. Mas como é com um tucano, se a mídia puder, vai fazer dança da chuva, mijar na represa, fazer o diabo para chover e ela não ter que falar nada sobre a incompetência do Alckmin, seu mantenedor.

  5. “O governador de São Paulo,

    “O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta terça-feira, 25, que um eventual racionamento de água na capital “é uma decisão técnica que está sendo monitorada dia a dia pela Sabesp””:

    -Governador, acabou a agua.

    -Chame a imprensa e ordene o racionamento.

    -Mas nao tem agua pra racionar.

    -Mas vou ficar com aparencia tao responsavel ordenando racionamento agora que ninguem vai notar.

  6. Completamente ERRADO. Esse

    Completamente ERRADO. Esse tipo de decisão é sempre POLITICA, faz parte do ato de governar, não é o técnico quem

    toma decisão tão importante, ESCAPISMO PURO, cabe ao Governador governar, não o técnico.

  7. Comentário.

    O clichê: “decisão técnica”.

    “Decisão técnica” é aquela, por exemplo, usada pelo Kassab pra manter um lixão em uma região residencial. Embora outras decisões técnicas afirmassem que fosse prejudicial à população uma coisa daquela espécie.

    Qual a decisão técnica que liga os serviços da Sabesp ao Acre? Tenho uma hipótese, mas ela revolveria agência de publicidade, notas fiscais, dentre outros, aos quais não tenho acesso.

    Quais decisões técnicas envolveram a “secagem” do sistema Cantareira?

    Devem ser as mesmas que dilapidaram a TV Cultura.

  8. Essas “decisões técnicas”

    Essas “decisões técnicas” começaram com o FHC , ao anunciar o racionamento de luz , no inacreditável apagão que roubou 3 pontos do PIB. Com a ajuda da mídia , que tinha a missão de transformar a figura do político incompetente em um administrador dinâmico e pragmático , o presidente inaugurou a era dos administradores caras de pau , capazes de tomar medidas duras , como se nada tivessem com isso …

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador