MP diz que crise no Sistema Cantareira é o maior conflito pela água no Brasil

Sugerido por Pedro Penido dos Anjos

Do R7

Cantareira já é o maior conflito pela água no Brasil, diz Ministério Público

Segundo promotor, problema supera os conflitos gerados pela transposição do Rio São Francisco

A crise na gestão hídrica do Sistema Cantareira já é apontada pelo MPE (Ministério Público Estadual) como o maior conflito pela água no Brasil. De acordo com o promotor Ivan Carneiro Castanheiro, do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) de Piracicaba, os interesses envolvem diretamente mais de 14 milhões de pessoas e superam proporcionalmente os conflitos gerados pela transposição do Rio São Francisco, na região nordeste. Segundo ele, a estiagem deste ano evidenciou as falhas na gestão do sistema e o risco a que estão sujeitos tanto os municípios localizados na bacia doadora, formada pelos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, como a população abastecida pela receptora, a Bacia do Alto Tietê e Região Metropolitana de São Paulo.

O Cantareira foi construído em 1974 para auxiliar no abastecimento público da Grande São Paulo, mas até agora não houve redução de dependência da Bacia do Alto Tietê em relação à bacia do Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), segundo o promotor. Ações previstas no Plano Diretor de Aproveitamento Hídrico da Macrometrópole Paulista, como a captação de água em outros sistemas, não foram efetivadas.

— As consequências incidem em maior gravidade e proporção para a bacia doadora.

Além de vários municípios já terem adotado o racionamento, ocorreram mortandades de peixes por falta de água, como a que matou seis mil toneladas de várias espécies no Rio Piracicaba em fevereiro.

Uma das propostas da promotoria é que a outorga tenha o prazo reduzido de dez para cinco anos.

— O MPE pleiteia a retomada das discussões da renovação da outorga no Sistema Cantareira em novas bases, nas quais se estabeleçam mecanismos claros e objetivos quando às regras operativas, bem como as condicionantes a serem cumpridas.

Segundo ele, busca-se incluir na proposta guia definida pela ANA (Agência Nacional de Águas) visando à renovação, entre outras questões, vazões progressivas para a Bacia do PCJ, buscando manter as vazões ecológicas — mínimas condições ambientais para a sobrevivência dos peixes —, e possibilidade de fazer frente ao crescimento econômico da região, que já cresce em índices mais elevados que a Região Metropolitana de São Paulo.

O governo paulista não se manifesta oficialmente, mas não mostra interesse em alterar as proporções na divisão da água. Até este domingo (9), a Região Metropolitana utilizava 31 mil litros de água por segundo, enquanto as regiões de Piracicaba e Jundiaí recebiam 4 mil litros por segundo. A partir desta segunda-feira (10), a Grande São Paulo passa a receber 27,9 mil litros e o interior, 3 mil litros. O governo promete construir até 2018 as barragens de Duas Pontes, em Amparo, e de Pedreira, no município do mesmo nome, para aumentar o suprimento de água nas regiões de Campinas e Piracicaba.

O MPE tem dúvida em relação ao cumprimento do prazo e quer assegurar a construção do anel adutor, ainda não contratado pelo governo. As audiências públicas para renovar a outorga, que vence no dia 5 de agosto, foram suspensas em razão da crise no abastecimento.

— Este cenário de escassez hídrica decorre, em grande parte, da falta de planejamento e do descumprimento das condicionantes da outorga de 2004. 

Segundo Castanheiro, as discussões devem ser estendidas ao Estado de Minas Gerais, onde estão as nascentes que abastecem o Cantareira.

— É premente que tais questões sejam discutidas com toda a sociedade. 

Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Não há virus nenhum
      Na

      Não há virus nenhum

      Na verdade este alerta apareceu desde que o Nassif deixou o provedor yahoo. O Google dá um alerta falso de virus.

      Para contornar este alerta não precisa trocar de navegador, mas basta trocar o motor de busca google, por um outro. Eu estou usando o Duck Duck Go, que te dá a vantagem de não ser rastreado pelo Obama. Basta digitar Duck Duck no Google e você é redirecionado para o outro motor de busca concorrente do google.

      O Google como todos sabem, é relatado por muitas fontes de ser utilizado para espionagem pelos  EUA e costuma dar alerta de virua a blogs de esquerda, “inexplicavelmente”.

    2. Alerta de virus

      Será que alguem da GGN pode informar-nos sobre o assunto?  Há virus ou não ha? É um ataque de grupós de hackers de direita ou é só conversa? Dá para explicar. 

  1. Esperar alguma espécie mínima

    Esperar alguma espécie mínima de planejamento vindo de tucanos, ainda mais do inepto, incompetente e populista Alckmin, já seria demais.

    Agora, o que se está fazendo em SP é uma temeridade, agir no limite da irresponsabilidade. O racionamento já deveria ter sido decretado, e não o foi por razões puramente eleitoreiras. As autoridades paulistas devem estar vendo se São Pedro colabora, ou um jeito de empurrar a crise pra depois de outubro.

    Quem sabe se com este caso do Sistema Canteira o povo paulista não veja (finalmente) que tipo de político eles repetidamente insistem em eleger. É masoquismo demais isso.

  2. Qual o conflito?

    Na transposição do São Francisco falaram, fizeram greve de fome, protestaram, etc e agora no Sistema Cantareira todos preocupados com a possível falta de água para a metropole São Paulo. Esqueceram que a transposição do São Francisco também é para abastecimento humano. Agira estão esquecendo até do “apagão” elétrico. Onde está a gestão de recursos hídricos preconizada pelo Estado de São Paulo? Os comitês de bacia estão funcionando adequadamente? O RJ faz oposição para a transposição do Paraíba do Sul, (veja aqui) como fica São Paulo?

    1. Represas na fronteira Rio-SP

      Passando regularmente pela rodovia Pres.Dutra (Rio-São Paulo), observei a acelerada construção (sem nenhum alarde) de nada menos do que 3 represas (já pronta há tempos) em São Paulo, logo antes da fronteira com o Rio de Janeiro.

      Desde então comecei a pensar nos efeitos e no controle (paulista) que tais represas representam.

      Pergunto-me se isto não seria um assunto federal e porque tais represas foram construidas exatamente antes da fronteira entre os estados (lembrando que há um forte e histórico aparelhamento nas instituições federais).

      Conforme seu link, pergunto-me se já não seja uma preparação para criar fatos consumados com a transposição do Paraíba do Sul, que certamente afetará as populações rio abaixo.

      Alguém tem esclarecimentos?

      1. Manobras tucanas

        Não chega a ser um esclarecimento, mas… O diretor da ANA que diz, vide a matéria do link acima, que o RJ tem de tratar a água do Guandu para SP usar a do Paraíba, dr. João Gilberto Lotufo Conejo, foi subsecretário de Recursos Hídricos do gov. Mário Covas, o introdutor do vintenato tucano em SP. Ajuda em alguma coisa o entendimento do problema?

        1. Tentei descobrir a origem, mas está bem camuflado

          Luis, o teor das “especializadas e insuspeitas” opiniões deste Dr. e o tradicional aparelhamento federal me levaram a tentar descobrir a origem dele, sem sucesso.

          Vc confirmou as suspeitas, muito bem esclarecendo e efetivamente contribuindo para o entendimento do problema.

          Ele faz parte daquele grupo que pensa, há pelo menos uns dois ou mais séculos que o Brasil é aquele país que fica situado entre PR, MS, RJ e MG.

          Tá explicado!

          (mas não resolvido)

  3. “os interesses envolvem

    “os interesses envolvem diretamente mais de 14 milhões de pessoas e superam proporcionalmente os conflitos gerados pela transposição do Rio São Francisco”:

    Vide “karma”…

    Nao, os paulistas nao vao ficar em situacao melhor com a agua ainda nao.  Vai piorar antes disso.

  4. É aquela história:

    É aquela história: transposição nos olhos dos outros é refresco. Chama o bispo para fazer greve de fome, agora.

    Vamos acabar com o moralismo oportunista e incendiário. Sem patriotada, vamos debater o necessário, deixar as demandas para os divãs ou para as rodas de buteco.

  5. Até aonde se acha que a

    Até aonde se acha que a população de São Paulo pode crescer e adensar-se impunemente?  A menos que alguem ja esteja em processo final da descoberta da formula de produção de agua e alimentos, o assunto demográfico vai permanecer politicamente incorreto ate quando?  Crescei e multiplicai-vos é conselho de dois mil anos atrás, e mesmo assim sem certeza de autoria divina…

  6. FALANDO EM MIÚDOS, PROVINCIANOS E INCOMPETENTES…

    Vai faltar água em São Paulo, mas nada que uma Minalba, Lindoya, Prata, Caxambu ou, no caso de Higienópolis e adjacências, Oxygizer, Voss ou Evian, não possam resolver.

    Se não as tem às torneiras, que tomem-nas das garrafas, diriam Fernando e Geraldo Chuchu, banhando-se, nús com a mão no bolso, na fonte da matriz de Pindamonhangaba.  

  7. notícias

    “… e superam proporcionalmente…”

    O que isso quer dizer “superam proporcionalmente”? Lembra texto de jornalista da imprensa tradicional. Gostaria de saber em valores absolutos…

  8. Geraldinho da opus dei

    É um irresponsável. Um incompetente e um desajustado social. É o tucano típico, que fica com esta balela de “choque de jestão” que alguns jornalistas acreditam ingenuamente.

    Está claro que a incompetência tucana transbordou e não há imprensa venal que lhe salve a cara.

    geraldinho da opus dei é um homem derrotado. Perderá a eleição e irá para cadeia junto com esta quadrilha de tucanos, na qual se inclui cerra e toda esta corja de ladrões, incluida a menina prodígio, que nunca trabalhou na  vida, mas comprou 20% de uma sorveteria por 100 milhões.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador