Novo marco do saneamento produzirá “choque tarifário”, diz Haddad

Jornal GGN – O novo marco regulatório do saneamento básico, aprovado pelo Senado Federal na quarta-feira, 24 de junho, deve produzir um aumento na tarifa do serviço ao consumidor final. A lei praticamente ‘obriga’ a privatizar [o setor], especialmente as empresas estaduais de saneamento”, e sem subsídios do poder públicos, as empresas repassarão os custos dos investimentos à população. É o que avalia o ex-presidenciável Fernando Haddad em artigo na Folha de sexta (26).

Para impulsionar a privatização, a lei cria incentivos e regulamentações, “combinação de fatores como acesso a crédito, regulação federalizada e fim dos contratos de programa”. “É esse o aspecto que os que votaram a favor do projeto relutam em admitir, embora todos os inúmeros detalhes do novo marco imponham essa conclusão”, apontou o político.

A lei, que caminha para sanção presidencial, prevê metas de saneamento a serem cumpridas em até 12 anos. Para Haddad, a problemática em torno do projeto surge a partir da realidade dos consumidores atualmente. “O saneamento é um serviço público como outro (energia, telefonia, transporte), mas tem suas especificidades. O custo da captação de água, na margem, é cada vez maior, e a renda média dos novos usuários é cada vez menor”.

“Não parece grande a disposição de prefeitos e governadores de subsidiar com recursos do Tesouro a universalização do serviço. O governo federal tampouco prevê a criação de um fundo nacional de universalização nos moldes de outros serviços públicos”, escreveu. 

Sendo assim as tarifas sobre o saneamento devem aumentar. “A variável de ajuste para expandir os serviços será a tarifa, pressionada pela necessidade de ampliação dos investimentos, de um lado, e de eventual aumento do subsídio cruzado, de outro”, pontuou. 

“Minha aposta, hoje, é a de que, tudo dando certo, podemos até ter algum incremento do atendimento, mas à custa de um choque tarifário que será suportado prioritariamente pelas classes médias. A ver”, completou Haddad. 

GGN PREPARA DOSSIÊ SOBRE SERGIO MORO.
SAIBA COMO AJUDAR ESSE
PROJETO INDEPENDENTE AQUI

Redação

Redação

Recent Posts

Coalizão política nos EUA avança com ajuda para aliados

Grupo bipartidário consegue aprovar projeto para enviar US$ 95 bilhões ao exterior; dinheiro pode ir…

3 horas ago

WBO destaca manobra para desmoralizar investigação do STF

Em nota, escritório destaca que extrema-direita brasileira instrumentalizou comissão dos EUA para fragilizar apuração de…

5 horas ago

Pepe Escobar: A ‘Nova Equação’ do Irã vai muito além da Ásia Ocidental

Esta mudança de jogo irá interferir na forma como o sistema anglo-americano gere a sua…

5 horas ago

“Eles queriam reuniões às escondidas”: GGN entrevista advogado que presenciou encontros da Lava Jato com agentes americanos

"Minha intuição dizia que dali não sairia nada bom", diz André de Almeida sobre reuniões…

5 horas ago

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

8 horas ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

8 horas ago