A epidemia de ebola na África ocidental

Enviado por Paulo F.

Da Deutsche Welle

Surto de ebola está fora de controle, alerta Médicos sem Fronteiras
 
Vírus já matou 330 pessoas na Guiné, Libéria e Serra Leoa. ONG pede maior envolvimento de governos e instituições para controlar maior epidemia da história.
 
O surto de ebola que atinge a África Ocidental está fora de controle, advertiram especialistas da ONG Médicos sem Fronteiras (MSF) nesta sexta-feira (20/06). Essa é maior epidemia da doença já registrada. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus já matou 330 pessoas.
 
Somente na última semana, foram registrados 47 casos suspeitos e 14 mortes. “A realidade é evidente que a epidemia está agora em uma segunda onda. E, para mim, está totalmente fora de controle”, afirmou o diretor de operações da MSF, Bart Janssens.
 
Para Janssens, organizações internacionais e governos envolvidos precisam enviar mais especialistas em saúde e ampliar as campanhas educativas sobre como evitar a propagação da doença.
 
O país mais afetado com o ebola é a Guiné, onde o surto se iniciou há três meses. Até o momento, 264 pessoas morreram no país e outras 398 estão sendo tratadas da doença.

 
Outros casos foram registrados em Serra Leoa e Libéria. Na última semana, a Serra Leoa fechou suas fronteiras para tentar evitar a expansão da doença.
 
O ebola é o vírus mais contagioso do mundo. Não existe uma vacina ou medicamento para combatê-lo. A doença mata 90% dos infectados. Seus principais sintomas são vômito e diarreia graves, febre e hemorragia interna e externa.
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “…campanhas educativas

    “…campanhas educativas sobre como evitar a propagação da doença”.

    Lembro que na década de 90 (??) muito se falou sobre a possibilidade de propagação mundial do vírus. Muitas matérias foram produzidas. Na época, se dizia que a disseminação do vírus se dava pelo ar, não somente pela pessoa infectada que o transmitiria ao espirrar, por ex.

    Como evitar a propagação de vírus que “circula livremente”?

     

  2. Médicos Sem Fronteiras, é a

    Médicos Sem Fronteiras, é a ong que orgulha o planeta. Suas ações e resultados são infinitamente maiores do que as da   própria ONU.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador