Na contramão da financeirização: preservar a provisão pública no século XXI, por Lena Lavinas

do CEE-Fiocruz

Na contramão da financeirização: preservar a provisão pública no século XXI

por Lena Lavinas

Num de seus últimos e incisivos livros[1], o historiador inglês Tony Judt enfatizou o quanto o culto do privado e da privatização avançou, ao final do século XX, em ritmo igualmente intenso ao controle crescente exercido pelo Estado sobre seus cidadãos. Esse movimento paradoxal – no qual a privacidade é violada pelo Estado que passa a monitorar de perto o comportamento dos indivíduos, para inferir se são responsáveis, enquanto a esfera pública é corroída por cortes orçamentários, em nome da responsabilidade, no caso fiscal – se deu de forma notável no âmbito da política social. 

Se, no imediato pós-guerra, a provisão pública tendia à universalização, com coberturas que se ampliavam e se tornavam mais generosas, reduzindo eficazmente riscos e fazendo a segurança dos indivíduos mais efetiva, a partir da virada neoliberal do final dos 70, o que se vê é o recuo contínuo dos bens e serviços públicos – logo, dos direitos – e o aumento dos programas sociais talhados para clientelas muito específicas, sujeitos a condicionalidades e de natureza ad hoc.

Leia o artigo completo

 

Leia também, na série Futuros do Brasil – Ideias para ação

Áquilas Mendes | A saúde no capitalismo financeirizado em crise: o financiamento do SUS em disputa 

Francisco Funcia | Subfinanciamento e Orçamento Federal do SUS: referências preliminares para a alocação adicional de recursos  

Ligia Bahia | O SUS e o Setor Privado Assistencial: adaptações e contradições

Élida Graziane  Pinto | Estado de Coisas Inconstitucional na política pública de saúde brasileira                                   

 Eleonor Minho Conill | O SUS sem dívida e sem mercado: abrindo o debate

 

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. GLOBALIZAÇÃO E DESUMANIDADE

    Correta e exemplar a abordagem sugerida pela autora do estudo referido neste breve excerto do artigo supra referenciado.

    O mencionado livro do historiador Tony Judt já possui edição em português (O Mal Ronda a Terra, Editora Objetiva, RJ, 2011), e apresenta argumentação fundamentada e firme, que conduz a conclusões semelhantes às que são encontradas no último trabalho do saudoso geógrafo brasileiro, Milton Santos (Por Uma Outra Globalização, Editora Record, RJ, 2000).

    Ambos demonstram que a característica mais cruel do neoliberalisno é a dilapidação do estado de bem estar social, o que deixa clara a necessidade de promover uma Evolução, no sentido de humanizar o sistema capitalista.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador