Cartilha lançada pela PROTESTE quer reverter desleixo com a saúde bucal

A saúde bucal é uma questão crucial num país como o Brasil, em que 11% dos brasileiros não têm nenhum dente, conforme dado da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013, divulgada pelo Institu­to Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Preocupada com esta questão, a PROTESTE Associação de Consumidores está lançando online a Cartilha da Saúde Bucal, que pode ser baixada no link: www.proteste.org.br/cartilhas

Além dos problemas diretamente provocados pelo descuido com os dentes, nos úl­timos anos passamos, a saber, que uma série de doenças pode começar na gengiva, língua, palato e dentes, inclusive, enfermidades pulmonares e cardíacas. Tratar muito bem dos dentes, portanto, traz inúmeros benefícios à saúde, inclusive aqueles que desconhecemos. E é esse o foco da cartilha da PROTESTE.

Vários fatores concorrem para a realidade de desleixo com a saúde bucal, como o desconhecimento do direito ao tratamento públi­co, falta de noções básicas de higiene, consumo exagerado de doces e de refrigeran­tes, medo de ir ao dentista e baixa renda, explica Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.

Atualmente, há no país 21,4 milhões de pessoas com planos exclusivamente odontológicos. Ou seja, mais de 10% da população brasileira. Desses, 17,5 milhões são coletivos (82% do total). A cartilha orienta sobre a importância de ler atentamente o contrato antes de aderir a esses pla­nos.

É fundamental se informar sobre as carências, exclusões, abrangência territorial (em que cida­des estará coberto), reembolso, taxas de coparticipação (o que terá que pagar, além do plano) e coberturas (a que terá direito). Deve-se comparar preços, porque há grande variação dentre eles.

Nenhum plano analisado oferece reembolso 

A PROTESTE pesquisou 13 planos odontológicos do mercado e constatou que ne­nhum oferecia cobertura para aparelhos ortodônticos, implantes dentários e proce­dimentos estéticos. Todos foram mal avaliados quanto a reembolso, por não oferecer esta opção. A cobertura dos planos analisados oferece, em geral, consultas, cirurgias orais, obturações, tratamento de canal, prevenção, radiologias e odontopediatria.

Em âmbito territorial, as operadoras com cobertura nacional (Uniodonto Campinas, Inpao Dental e Uniodonto São José dos Campos) foram as mais bem avaliadas.

Já no que se refere à carência, ficaram mais bem avaliados os planos que não a cobram ou que exigem o menor período. O Dental Uni, Uniodonto Campinas e Uniodonto Goiânia não pedem carência para consultas e, por isso, se destacaram na avaliação.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador