Comitê de emergência da OMS sobre o zika se reúne em Genebra

Da Agência Brasil

O comitê de emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliar o risco de propagação do vírus Zika no mundo terá hoje (1º) sua primeira reunião em Genebra. O grupo discutirá se a propagação do vírus e sua possível relação com o aumento de casos de microcefalia constitui emergência em saúde pública de importância internacional, como aconteceu recentemente com a epidemia de ebola, detectada na África Ocidental.

 

Segundo o Ministério da Saúde, o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis da pasta, Cláudio Maierovitch, apresentará os dados brasileiros por videoconferência.

O comitê foi criado depois que os Estados Unidos emitiram alerta para que gestantes não viajassem a países onde circula o vírus e que governos aconselharam mulheres a não engravidar.

O comitê é formado por profissionais renomados, especialistas na área. Segundo a professora de direito internacional da Universidade de São Paulo, Deisy Ventura, o grupo pode se reunir por alguns dias, até definir se defende a declaração de emergência ou não. A decisão final é da diretoria-geral da OMS e pode ser mudada, dependendo das novas informações.

Durante sessão do conselho da organização na semana passada, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que a situação do vírus no mundo mudou drasticamente e que o Zika, após ser detectado nas Américas em 2015, se espalha agora de forma explosiva. Até o momento, segundo ela, 23 países já reportaram casos da doença

 

A situação é preocupante, segundo Margaret Chan, por conta de fatores como a ausência de imunidade entre a população; a falta de vacinas, tratamentos específicos e testes de diagnóstico rápido; e a possibilidade de disseminação global da doença, quando considerada a presença do mosquito Aedes aegypti em diversas partes do planeta. O mosquito é o transmissor do vírus.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PROJETO: A RASPA-ZIKA
    PROJETO: A RASPA-ZIKA

    Caros amigos (as) o mosquito da Zika não pode ser mais forte do que um país inteiro unido contra ele. Por isso, gostaria de sugerir um projeto: A RASPA-ZIKA onde os governos dariam uma raspadinha gratuita, com bons prêmios, para os donos de casas e terrenos vistoriados, e que não se encontre nenhum foco do mosquito. Amigos (as) em tempo de guerra, nós temos que usar todas as armas disponíveis, inclusive a criatividade, para ter o povo como o nosso maior aliado nessa batalha. Precisamos da ajuda de Deus e todos o brasileiros nessa batalha pela vida.

    Atenciosamente:

    Cláudio José um amigo do povo, da paz, da ONU e um Beija-Flor da floresta do Betinho.

  2. PROJETO: A RASPA-ZIKA
    ONU: Direção PROJETO: A RASPA-ZIKA  Caros amigos (as) o mosquito da Zika não pode ser mais forte do que um país inteiro unido contra ele. Por isso, gostaria de sugerir um projeto: A RASPA-ZIKA onde os governos dariam uma raspadinha gratuita, com bons prêmios,  para os donos de casas e terrenos vistoriados, e que não se encontre nenhum foco do mosquito. Amigos (as) em tempo de guerra, nós temos que usar todas as armas disponíveis, inclusive a criatividade, para ter o povo como o nosso maior aliado nessa batalha. Precisamos da ajuda de Deus e todos o brasileiros nessa batalha pela vida.  Atenciosamente:Cláudio José um amigo do povo, da paz, da ONU e um Beija-Flor da floresta do Betinho. 

  3. INTERESSES ECONÔMICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS ESTÃO ACIMA DA

    INTERESSES ECONÔMICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS ESTÃO ACIMA DA PRESERVAÇÃO DA VIDA
    Negligenciados por décadas as pesquisas de vacinas de combate às epidemias do Ebola e Zika vírus, a OMS-Organização Mundial da Saúde e os grandes laboratórios nada fizeram por décadas em termos de pesquisa para combate as essas endemias. Os laboratórios e a própria OMS teriam que investir milhões de dólares na pesquisa e não teriam retorno, pois estas endemias são típicas de países tropicais pobres como a África e não teriam como pagar pelas vacinas. No Brasil restou apenas combater o foco do mosquito da Dengue e nada de vacina.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador