Coronavírus: Na China, 81 mortos e mais de 2.700 casos confirmados

A contagem nacional de infecções aumentou em 769 casos, a metade delas em Hubei. A Comissão Nacional de Saúde informou, ainda, que 461 dos infectados estavam em estado grave.

Jornal GGN – A China informou nesta segunda-feira que o número de mortos pelo surto mortal de coronavírus foi para 81 quando a província de Hubei anunciou 24 novas mortas e ampliou as medidas para manter as pessoas em casa durante a maior temporada de festas do país.

O número total de casos confirmados também aumentou muito, foi para 2.744.  Com isso, a contagem nacional de infecções aumentou em 769 casos, a metade delas em Hubei. A Comissão Nacional de Saúde informou, ainda, que 461 dos infectados estavam em estado grave.

Hubei fica no centro do país e, em operação sem precedentes, a China isolou o município afetando dezenas de milhões de pessoas, em tentativa de retardar a transmissão do vírus.

Nesta época os chineses estão chegando ao fim do feriado Ano Novo Lunar, a época mais movimentada da China para turismo. O fim é acompanhado de uma grande festa e as autoridades adiaram, de domingo para sexta, as comemorações, procurando reduzir as reuniões de massa e ‘bloquear a propagação da epidemia’. As escolas também adiarão a reabertura até novo aviso, comunicaram as autoridades.

Os casos foram confirmados nos territórios semi-autônomos de Macau e Hong Kong, onde o governo está transformando campos de férias em centros de quarentena.

A Coréia do Sul confirmou seu quarto caso. Também foram confirmados casos dispersos na Tailândia, Taiwan, Japão, Estados Unidos, Vietnã, Cingapura, Malásia, Camboja, Nepal, França, Canadá e Austrália. Os EUA confirmaram casos em Washington, Chicago, sul da Califórnia e no Arizona.

Adrian Brown, da Al Jazeera, que informou sobre o vírus da SARS, disse que, embora parecesse que a China estava agora sendo mais aberta de algumas maneiras, pouco mudou.

‘Sabemos que o vírus em Wuhan começou a aparecer no final de novembro, mas foi no final de dezembro que as autoridades notificaram a OMS, e foi somente depois que Xi Jinping disse que queria transparência total que todos esses dados começaram a ser divulgados’, disse Brown, de Hong Kong.

Restrições drásticas de viagens foram impostas além do epicentro, com a província de Shandong e quatro cidades – Pequim, Xangai, Xian e Tianjin – anunciando proibições de ônibus de longa distância entrando ou saindo.

A densamente povoada província de Guangdong, no sul de Jiangxi, no centro da China e em três cidades, tornou obrigatório que os moradores usassem máscaras em público.

Pensa-se que o vírus tenha se originado em um mercado de frutos do mar que também vendeu animais selvagens na capital de Hubei, Wuhan, no final do ano passado.

O governo disse em comunicado que o primeiro-ministro Li Keqiang visitou a cidade para inspecionar os esforços em andamento para conter a epidemia e falou com pacientes e equipe médica.

Com informações do Al Jazeera

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador