Cuba dá curso de prevenção e enfrentamento do ebola

Jornal GGN – Desde segunda-feira (10), Cuba está ministrando um curso de prevenção e enfrentamento do vírus ebola. As aulas acabam amanhã (sexta-feira, 14). O instituto que responsável é o mesmo que capacitou 256 médicos e enfermeiros cubanos que foram enviados para Serra Leoa, Guiné e Libéria. Segundo a OMS, já foram registrados aproximadamente 13 mil casos de ebola, e mais de 5 mil mortos.

Enviado por Mara L. Baraúna

Cuba oferece primeiro curso sobre ebola para médicos das Américas

Da AFP

AFP / FLORIAN PLAUCHEUR

Equipe de 165 médicos cubanos chega ao aeroporto de Freetown para ajudar no combate ao Ebola, em 2 de outubro de 2014

O primeiro curso sobre Ebola para profissionais da saúde de toda a América começa nesta segunda-feira em Havana, uma nova iniciativa encabeçada por Cuba no combate à epidemia mortal, noticiou a imprensa local.

“O primeiro Curso Internacional para a Prevenção e o Enfrentamento do Vírus Ebola na região das Américas começa hoje (segunda-feira) no Instituto de Medicina Tropical Pedro Kourí, em Havana”, reportou a agência cubana Prensa Latina.

Neste mesmo instituto foram capacitados os 256 médicos e enfermeiros cubanos, enviados aos países africanos mais afetados pelo vírus – Serra Leoa, Guiné e Libéria -, uma ação que pôs a ilha na vanguarda do combate ao temido vírus, o que rendeu a Havana elogios incomuns de Washington.

O curso se estenderá até a sexta-feira, mas a Prensa Latina não informou até agora quais são os países participantes, nem a quantidade de assistentes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a epidemia de Ebola já matou quase 5.000 pessoas de um total de cerca de 13.000 casos registrados.

Este curso é uma das “30 linhas” de ação conjunta contra o Ebola, desenhadas em 30 de outubro após uma reunião técnica de dois dias, à qual assistiram autoridades sanitárias de todos os países americanos, com exceção de São Cristóvão e Nevis.

A reunião técnica foi convocada pelos chefes de Estado da Alba – bloco integrado por nove países com governos de esquerda da América Latina e do Caribe -, em uma cúpula extraordinária sobre o Ebola, celebrada em 20 de outubro, na capital cubana.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. POLÍCIA FEDERAL DESCOBRE QUE

    POLÍCIA FEDERAL DESCOBRE QUE CUBANOS USAM DIPLOMA FALSO, NUNCA SE FORMARAM EM MEDICINA

    PoliticaJá | 28/08/2014 | Principal | 327 Comentários

    A Polícia Federal descobriu grande quantidade de diplomas falsos entre médicos cubanos do “Mais Médicos”, programa eleitoreiro do PT na tentativa de eleger o Alexandre Padilha a governador de SP. Alexandre Padilha é aquele que comprou viagra superfaturado no MS com o dinheiro do SUS.
       
    Esses falsos médicos descobertos não cursaram medicina alguma! Existem “médicos” inscritos no programa que nunca sequer cursaram medicina!
     
    A Polícia Federal deflagrou a operação contra um esquema de fraude na emissão de diplomas falsos de medicina que eram revalidados para o exercício da profissão no Brasil e participação no programa Mais Médicos.

    De acordo com a PF, as investigações tiveram início depois que a Universidade Federal do Mato Grosso entrou em contato com universidades bolivianas (Universidad Nacional Ecológica, Universidad Técnico Privada Cosmos e Universidad Mayor de San Simon), que confirmaram que entre os inscritos no programa de revalidação, 41 nunca foram alunos ou não concluíram a graduação nessas instituições.

    Na análise dos documentos, a Polícia Federal constatou que desses 41 inscritos, 29 foram representados por advogados ou despachantes que fizeram a inscrição dos supostos médicos no Programa Revalida. Ainda de acordo com a PF, os acusados vão ser intimados a prestar esclarecimentos e poderão ser responsabilizados pelos crimes de uso de documento falso e falsidade ideológica.

    Perguntado sobre a operação, após participar do programa Bom Dia, Ministro, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse não ter conhecimento da operação, mas considerou positiva qualquer atitude para coibir fraudes. “Uma ação como essa é muito bem-vinda”, frisou.

    “Quando o ministério recebe a documentação do Mais Médicos, ele repassa a lista para a Polícia Federal para que ela faça algum tipo de checagem e não só da documentação, mas dos antecedentes das pessoas que procuram se inscrever. Essa checagem feita pela Polícia Federal e também uma operação como essa podem contribuir fortemente para que não exista qualquer tipo de fraude ou tentativa de inscrição no programa de profissionais que não seja médicos. Estamos sendo muito rigorosos”, acrescentou o ministro.

     

  2. Fina flor da canalhice

    Enquanto isso, nossos médicos revoltam-se com a tentativa de oferecer atenção médica àqueles que eles rotulam de ignorantes e bovinos, e os estudantes de medicina estupram colegas.

  3. Anarquista

    da próxima vez capricha mais um pouco quem sabe vc consegue..médico cubano formado na Bolívia?? é mais fácil vc encontrar pelo em ovo..já médicos brasileiros aí sim vc achará um monte, mais seriedade nas suas denúncias pelo menos para honrar Bakunin,Prudhon, Koprotkin, Paul Lafarge ,Malatesta e tantos outros que defendiam o Anarquismo..

  4.  
    E o médico de Fidel Castro

     

    E o médico de Fidel Castro é espanhol.

      Quando uma mentira se propaga,vira verdade.

             Cuba está uns trocentos anos atrasada na medicina.

           

     

  5. Anarquista SÉRIO? Os médicos

    Anarquista SÉRIO? Os médicos tiveramaulas na Bolívia e nã concluíram o curso e votaram para Cuba e foram mandados para o Brasil e a policia federal descobriu (é para ler sem vírgulas mesmo). 

    Aí o Papai Noel abriu o saco e saltou o coelhinho da Páscoa!

    Está hilário!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador