Dados apontam para aprovação do Programa Mais Médicos

Jornal GGN – Dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam para uma aprovação pela população brasileira dos princípios do programa Mais Médicos, do governo federal. Foi o que revelaram o ministro-chefe interino da SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos) da Presidência (SAE/PR) e presidente do Ipea, Marcelo Neri, em audiência pública no STF (Supremo Tribunal Federal) na terça-feira (26).
 
Em apresentação que dividiu com o coordenador de saúde do Ipea, Matheus Stivali, Neri mostrou que a saúde é o principal foco de preocupação do brasileiro que, ao mesmo tempo, é favorável à vinda de profissionais estrangeiros qualificados para o país como forma de suprir as demandas. Coordenada pelo ministro do STF Marco Aurélio Mello, a audiência pública discutiu os problemas em torno da decisão do governo federal de trazer para o país estrangeiros pelo Programa Mais Médicos, diante da necessidade por mais profissionais de saúde, especialmente nas regiões mais carentes do país.
 
“Quando a população é questionada sobre a sua principal prioridade, a saúde aparece em todas as pesquisas como a principal prioridade da população brasileira”, disse Marcelo Neri. De acordo com os dados apresentados, a melhoria da saúde é o principal foco de preocupação do brasileiro. Para 85,5% dos entrevistados em pesquisa do Ipea, esse é o item mais importante tanto individualmente como para a sua família.
 
Em segundo lugar, aparece “educação de qualidade”, com 81,8%. Quando perguntados sobre a qualidade dos serviços de saúde pública, os entrevistados apontaram claramente que o principal problema identificado é a falta de médicos. Essa foi a resposta de 58,1%. Para 47%, a solução apresentada para o problema é aumentar o número de profissionais da área.
Má distribuição
 
Informações apresentadas por Neri e Stivali apontam também que os médicos no país estão concentrados nas áreas de maior poder aquisitivo. “Os dados mostram com clareza que os médicos estão onde estão os recursos, e não onde estão as pessoas, principalmente as mais pobres. Há uma concentração geográfica desses profissionais em determinadas áreas de maior poder aquisitivo”, disse o ministro ao apresentar um panorama sobre a oferta e a demanda de médicos no Brasil sob a perspectiva econômica do programa, com base em dados do IBGE, da FGV e do Ipea.
 
Segundo o levantamento, a maior presença de médicos está concentrada nas regiões Sul e Sudeste e no DF (Distrito Federal). A pesquisa mostrou que Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e o Espírito Santo, juntamente com o DF, são os estados que possuem maior quantidade de médicos por habitantes. Na outra ponta, Piauí, Rondônia, Pará, Amapá e Maranhão são as localidades que menos possuem a oferta desses profissionais. “Há uma desigualdade regional bastante forte, e os médicos precisam estar onde as pessoas estão”.
 
Os dados também apontaram para uma maior concentração de graduados em medicina nos municípios das regiões Sul e Sudeste, entre eles Niterói, Vitória, Porto Alegre, Florianópolis e Santos. “Se pegarmos os seis municípios mais ricos do Brasil, esses cinco estarão presentes. Se olharmos os municípios com maior presença de internet e maior quantidade de carros por habitantes, que são indicadores de riqueza, são esses mesmos municípios que aparecem. Ou seja, os médicos estão concentrados nas áreas mais ricas do país”, destacou o ministro.
 
As informações colhidas na audiência pública vão subsidiar o julgamento das ADIs (Ações Diretas de Inconstitucionalidade) ajuizadas pela AMB (Associação Médica Brasileira) e pela CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Universitários Regulamentados), que questionam o Programa Mais Médicos. Os principais questionamentos destas ADIs dizem respeito à dispensa da exigência de revalidação dos diplomas dos médicos formados em instituições estrangeiras e às condições trabalhistas da contratação dos profissionais por meio de bolsas.
Redação

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. > (…) apontam para uma

    > (…) apontam para uma aprovação pela população brasileira dos princípios do programa Mais Médicos, do governo federal.

    A discussão foi desvirtuada por completo. O aspecto imoral subjacente (a maneira como o governo remunera esses médicos), que salta aos olhos de quem quiser ver, não é levado em conta. O que importa é que agora tem médico, todo o resto é secundário, pra não dizer desimportante. Se ao invés de ganhar uma bolsa o médico ganhasse casa e comida, o programa continuaria sendo aprovado pela população atendida. Entre um médico sem direitos trabalhistas e sem permissão de escolher seu local de trabalho e médico nenhum, o que queriam? Quem tá com um braço quebrado ou com dores agudas não liga pra isso. Mas IPEA e FGV deviam levar a análise um pouco além, não?

    A propaganda oficial conseguiu, habilmente, transformar as críticas ao programa em sinônimo de criticar “médico pra pobre”. Falta uma carreira atrativa, faltam condições mínimas de trabalho (o que inclui até mesmo receber em dia o salário acordado com prefeitos larápios), mas o governo Dilma, normalmente ruim de comunicação, conseguiu reduzir o problema a médicos playboys que não querem ir trabalhar nos rincões.

    1. Eu veria seu comentário como

      Eu veria seu comentário como uma contribuição importante ao debate, assim que você me apontasse os seus comentários igualmente indignados, onde quer que estejam, contra péssimas condições de trabalho de trabalhadores braçais, imigrantes bolivianos, operários da construção civil, trabalhadores em situação análoga a escravidão em indústrias têxteis, ou nos rincões rurais deste Brasil afora.

      Caso não as encontre, entenderei que sua preocupação “trabalhista” é apenas um álibi para atacar o programa de governo, já que quem defende direitos do trabalhador o faz em qualquer ocasião em que eles sejam desrespeitados.

    2. Haja desvirtuamento da realidade, E DESONESTIDADE mesmo

      Recentemente foi proposta uma bolsa para professores se especializarem: 200,00. Para médicos, 10.000,00. Precisa falar mais? 

      E os salários NAO SAO PAGOS PELOS PREFEITOS. 

      1. Com todo o respeito que a

        Com todo o respeito que a senhora não merece, desonesta é a senhora progenitora da sua progenitora no diminutivo. Me dirija a palavra nestes termos que vou responder à altura. Se não tenho paciência com uma coisa é com pseudo-humanistas do pé de barro e da língua afiada como faca.

        1. Defendendo a Anarquista

          Defendendo a Anarquista Lúcida e até defendendo vc, digo simplesmente: Saia do Blog pq a altura  a que o sr. pretende chegar, não é a norma do blog do Nassif. Vá para um lugar onde será aplaudido e ovacionado pelos seus pares.

      2. Precisa dizer que os médicos

        Precisa dizer que os médicos não estão se “especializando” em coisa nenhuma: estão suprindo a carência por um serviço fundamental. Estão atuando profissionalmente. Enfim, estão TRABALHANDO COMO MÉDICOS e recebendo uma bolsa-formação porque o governo do partido dito dos trabalhadores quer economizar nos direitos trabalhistas. E foi buscar os cubanos porque, na melhor das hipóteses, aceitam qualquer coisa (porque qualquer coisa aqui é melhor do que o que têm por lá); na pior delas, para ajudar o regime cubano por essa via.

      3. http://www.tribunadabahia.com.br/201

        http://www.tribunadabahia.com.br/2013/07/08/interior-da-bahia-espera-por-medicos

        “O médico não tem nenhuma segurança. A relação de trabalho é péssima. Sem falar que  cada prefeito estabelece “um reinado” de quatro em quatro anos. O que sai não paga o médico e o que entra não resolve a questão. Para receber o salário atrasado, o médico tem que entrar na Justiça. Desta última eleição, ainda restam mais de 50 ações trabalhistas movidas pelos médicos contra prefeituras do interior baiano”, revelou o presidente do Sindicato dos Médicos, Francisco Magalhães

        1. + uma vez, o salário do Mais Médicos NAO É PAGO p/s PREFEITOS

          Mas você quer desvirtuar, nao é mesmo? Desonesto sim, e pode me xingar à vontade, isso só mostra que além de desonesto é sem educaçao. Passe bem, viu? 

          1. Ah, sim, é a segunda ou

            Ah, sim, é a segunda ou terceira vez que a senhora — que, até onde sei, não conheço e não me conhece — chega me chutando a canela e o mal-educado sou eu, que apenas reajo à altura? Onde eu disse que salário do Mais Médicos é pago para prefeitos? Só mostra que além de mal-educada é desinformada também, já que o ponto principal da crítica é justamente o fato de que o salário do Mais Médicos salário não é.

          2. Se tivesse se dado ao

            Se tivesse se dado ao trabalho de ler a matéria da Tribuna da Bahia, veria que o texto que pincei mostra o outro lado, o que foi calado por uma das campanhas mais sórdidas de desqualificação de uma categoria profissional que eu já vi na vida. E os puxa-sacos do oficialismo foram os primeiros que compraram a “tese” de que faltam médicos em determinadas regiões porque os médicos não querem ir pra lá, mesmo com a oferta de altos salários.

          3. Campanha sórdida é a que foi

            Campanha sórdida é a que foi feita por uma classe que outrora era mt respeitada, mas atualmente não passa de mercenários que só pensam em dinheiro e estatus social. O bem, o humanismo já não pertence mais a esta classe, Não perdoa nem os próprios colegas vindos de outros países, que dirá dos necessitados. Os médicos brasileiros, escancararam o que sabíamos, assim eles próprios é que iniciaram a campanha sórdida, que querem jogar prá cima dos governos. Sórdidos são aqueles que batem o ponto e vão embora, sórdidos são aqueles que operam a perna boa e deixam a outra s/ o tratamento, sórdidos são aqueles que matam inúmeras pessoas durante uma simples lipoaspiração. Sórdidos são aqueles, sem especialização e que se metem a fazer cirurgias plásticas deformadoras em mulheres. Sórdidos são os que recebem sem trabalhar, sórdidos são aqueles que querem dominar todas as fazes da medicina e dos hospitais, sendo diretores s/ jamais terem feito uma especialização em Administração Hospitalar. Pelo amor de Deus, meu senhor, que não sabe o que diz.

          4. Clap, clap, clap, clap

            Com apenas a ressalva que nem todos os médicos sao assim. Mas o corporativismo está fazendo com que mesmo os bons se aliem a esses aí. 

  2. A presença de médicos cubanos

    A presença de médicos cubanos já repercute positivamente na postura dos médicos brasileiros. Tenho relatos em minha cidade  de melhoria no tratamento dispensado aos pacientes  fruto do efeito comparação com a postura dos médicos cubanos – extremamnete educados. 

  3. – Diagnosticado que em muitas

    – Diagnosticado que em muitas regiões do país, não há médicos, hospitais, laboratórios, farmácias, saneamento, infra-estrutura… e que o povo acha que isso é um problema do governo

    -Idéia… colocar médicos nestes locais e passar a “sensação” que há assistência

    – Problema: sem infraestrutura ninguem quer ir para estes locais.

    – Idéia: procurar aquele serviço de Cuba, que forma “técnicos” de assistência primaria com um curso de 4 anos na Escola Latino Americana de Medicina (ELAM) e fazer um convenio.

    – Problema: o Conselho Federal de Medicina consultado a respeito questionou a qualificação profissional oferecida por aquele “curso”.

    – Idéia: faz uma medida provisória para resolver o impasse: em vez de salário, diz que é um curso supervisionado e paga uma bolsa sem vinculação trabalhista; como Cuba não permite que o pessoal deixe o país livremente, contrata um intermediário (OPAS), paga a eles o “serviço”, ele contrata o governo cubano que fica com a maior parte do dinheiro e mantém como garantia de retorno dos profissionais a familia dele, impedida de sair da ilha; como a Lei brasileira obriga que um profissional revalide seu diploma no país e o pessoal não tem formação com equivalencia no Brasil e não passaria num exame, muda a Lei e obriga os CRMs a dar uma permissão para o pessoal atender; como eles tem limitação técnica, limite sua área de atendimento apenas à atenção básica

    – Problema: haverá quem questione que o programa que já estava acertado há mais de um ano, estava acertado há mais de um ano… 

    – Idéia: abre vagas por algumas semanas para quem quiser trazer seu diploma. Neste caso não teria as limitações “trabalhistas” dos cubanos e pode trazer a família.

    -Problema: este remendão não tem sustentação, nem pé nem cabeça

    Idéia: fica valendo por 3 anos e, depois ?? Bom obriga os médicos recem formados a trabalharem por mais 2 anos como bolsistas cubanos dizendo que eles antes se formavam médicos em 6 anos masi agora , para ter contato com a realidade do SUS que não possui infra estrutura adequada e necessita de improvisos, ele fica lá mas ganhndo como residente (uns 30% do valor pago ao governo de Cuba). 

    -Problema: isto pode parecer serviço civil obrigatório.

    Idéia: fala que médico é elitista, mercenário, e que, tendo ou não cursado universidade privada, deve alguma coisa à sociedade e, elegendo o Padilha, que importa estes caras das zelites….

    Criatividade é que não falta….

    1. Não se pode esperar de nenhum

      Não se pode esperar de nenhum profissional que trabalhe por amor à humanidade, ainda que aqueles que o façam mereçam sim aplausos. Esse argumento, brandido pelos que defendem esse programa imoral, é muito canalha. Então eu, médico brasileiro, não aceito trabalhar no meio do nada, sem recursos, ganhando “bolsa-formação”, isso me torna um elitista filho da mãe em oposição ao médico cubano que, cá entre nós, estaria lá por um lugar pra dormir e um prato de comida?

        1. Sua curta resposta diz muito

          Sua curta resposta diz muito de você, colega. Tenha mais coragem. Por que pagar “bolsa-formação” pro médico? Só um prato de comida e um colchonete pra dormir bastam, não? E chibata, claro.

          Cada um que aparece. O dia que aparecer uma multidão com os dedos queimados, incluindo o VLO, pode saber que o Lula sofreu um atentado: botaram uma bomba na cueca dele.

          1. Dez mil reais mais casa e
            Dez mil reais mais casa e comida são condições indignas?
            Você acha que vive na Noruega?
            A maioria dos coxinhas se formaram em universidades públicas. Não precisam retornar nada à sociedade?
            Como diziam os cartazes nas manifestações dos médicos “somos ricos e cultos” isso é o suficiente?
            Pior, nem cultos são, são ignorantes com um saber técnico.

          2. A questão não é ser indigna

            A questão não é ser indigna ou não. Poderiam ser 20 mil. 50 mil. 100 mil. Esses médicos, brasileiros ou estrangeiros, são profissionais. São trabalhadores. O Estado brasileiro, garantidor último dos nossos direitos, inclusive os trabalhistas, usou de um subterfúgio para não arcar com os custos dos direitos que ele próprio estabelece para o restante dos trabalhadores. Direitos que ele exige que o empregador privado respeite. E isso é imoral e, espero, em breve julgado como ilegal também. Que a Justiça do Trabalho, terror do empregador privado, enquadre o governo federal, fazendo-o pagar cada centavo de FGTS e INSS devido a esses profissionais.

          3. Vocês são tão preocupados com
            Vocês são tão preocupados com direitos trabalhistas, quanto são preocupados com sonegação fiscal.
            A consulta costuma ser um peço com recibo e outro sem recibo.
            Não vejo nenhum coxinha protestar contra colegas que estacionam carrões na calçada, entram no hospital público, batem o ponto e rumam para seus consultórios ou clínicas privadas.

          4. Vocês quem? Eu não sou

            Vocês quem? Eu não sou médico. Estamos falando de uma coisa, você vem com outra. Por que desviar do assunto?

          5. Se vc não é médico, é filho

            Se vc não é médico, é filho ou pai de médico e jamais passou pelos problemas de alguem que precisa de um e nunca encontra. Ou então só é contra o partido que, pelo menos está iniciando um programa de assistência aos mais desassistidos. Deveria é aplaudir, se realmente tivesse sentido na pele o que é não ter nem médico p/ receitar um antibiótico, que não pode mais ser vendido s/ a CM.

  4. Texto falacioso
    é Obvio QUE

    Texto falacioso

    é Obvio QUE QUALQUER PESSOA na ausencia de um medico aprova a presença de outro

    que absurdo…rs

    o ponto nao é e nunca foi a presença de médico estrangeiro é sim a DEMAGOGIA barata do governo no trato da questao e o trabalho escravo feito sob medida para financiar ditadura

    havendo o revalida e tendo os Cubanos seus direitos ” trabalhistas ” respeitados esta tudo bem…

    1. O que é fato é que há desde o

      O que é fato é que há desde o início o abuso por parte do governo de manobras diversionistas para tirar o foco das condições extraordinárias do programa, que são ainda piores porque se trata de um governo tocado pelo partido dito dos trabalhadores. Se o médico estivesse lá atendendo com um trezoitão apontado pra cabeça, o programa ainda seria aprovado pela população atendida. Alguma dúvida?

    2. o que bate em chico…

      …….deve bater tbém em Francisco…

      Por que raios  os médicos tupiniquins não querem passar tbém por um exame de ordem para provar que aprenderam o que foi ensinado e  sabem diferenciar uma gripe  de um infarto do miocárdio???

      Meu Jesus Cristinho…É muita hipocrisia !!

       

  5. Mas o que é isto?
    Estamos no

    Mas o que é isto?

    Estamos no Blog do Nassif ou no doReinaldo Azevedo, Noblat, etc

    Cruz credo Ave-Maria ! Baixou um monte de corvos , que ao invez de falar, grasnam xingamentos.

    Nassif, não permita o desvirtuamento do seu Blog, por favor!

    1. Ta confundindo as coisas moça

      Ta confundindo as coisas moça ( o que nao é nenhuma novidade)

      quer bate papo entre membros do fã clube Cuba & Cia procure um blog do PT

      O Blog aqui nao é do PT e nem de partido algum é um espaço para se discutir posiçoes politicas e noticias

      Ok?

      Eu sei, eu sei, voce gosta de liberdade de expressao do tipo made in havana mas por hora no Brasil ainda nao temos ditadores no poder ok? rs 

    2. Ë militânc (paga tb?) d médicos, eles vêm com tudo contra o prog

      Outro dia fui a uma consulta de emergência oftalmológica. Comentei com o médico que era um absurdo ter que ir a uma consulta pelo simples fato da farmácia se recusar a me vender um colírio contra tersol. O médico justificou pela necessidade de evitar que bactérias ganhem resistência contra antibióticos. Até aí tudo OK. Mas ele logo acrescentou que nao adiantava, porque a Dilma ia mudar isso. Fiquei uma arara e perguntei a ele se tinha conhecimento de alguma medida nessa direçao. Nao, nao tinha, estava só usando o seu papel de médico para fazer campanha política desonesta. Dei-lhe a maior bronca. É o fim da picada. 

    3. Interessante isso. Quem chama

      Interessante isso. Quem chama os outros de desonestos, corvos que grasnam xingamentos e outros mimos, meramente por discordar, “desvirtua” o blog.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador