Dispositivo simula raio X para cirurgiões

Jornal GGN – Um dispositivo eletrônico utilizado na cabeça, como se fosse um par de óculos, pode ajudar médicos em cirurgias ou procedimentos clínicos mais delicados, como a laparoscopia. O equipamento, desenvolvido pela Sony, gera imagens em 3D da parte interna do corpo ao ser conectado a um endoscópio, que envia as informações – convertidas em imagens de três dimensões pelo óculos – por um sistema de fibra óptica.

A cirurgia laparoscópica é uma alternativa menos invasiva aos procedimentos que exigem incisões maiores, mas necessita de instrumentos especiais, incisões múltiplas e endoscópios conectados a monitores bidimensionais. Mas o sistema atual, contudo, pode atrapalhar a visualização da parte interna no corpo. Com um processador 3D, o dispositivo tenta proporcionar mais precisão e foco aos procedimentos cirúrgicos.

A parte do dispositivo que fica na cabeça dos médicos contém painéis do chamado “LED orgânico”, que enviam para cada olho imagens estereoscópicas de alta resolução. Os cirurgiões também podem alternar entre as perspectivas 2D e 3D, já que o equipamento é compatível com endoscópios bidimensionais. Além disso, o visor possui recurso que permite a visualização simultânea de duas imagens.

Outra recurso oferecido pelo equipamento é a possibilidade de girar as imagens em todas as direções e compartilhá-las com outros membros da equipe cirúrgica, em dispositivos auxiliares. Por meio de um espaço no fundo do visor, os cirurgiões podem observar o paciente sem remover o dispositivo. Apesar das especificidades, o produto até agora só foi aprovado no Japão. O modelo deve chegar ao mercado por cerca de US$ 15.300.

Com informações do Discovery Brasil

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador