Doenças não transmissíveis causam 16 milhões de mortes ao ano

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Doenças não transmissíveis causam, anualmente, a morte de 16 milhões de pessoas  menores de 70 anos, a maioria delas habitantes de países de renda baixa e média, informou ontem a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um estudo da OMS identifica os problemas cardiovasculares, o câncer, as enfermidades respiratórias crônicas e a diabetes como as principais doenças não contagiosas mais comuns.

Da mesma forma coloca o consumo de tabaco e álcool, a inatividade física e a dieta pouco saudável como os principais fatores de risco de adquirir essas doenças.

A doutora Shanthi Mendes, uma das autoras do informe da OMS, disse que a esses 16 milhões que morrem por ano antes dos 70 anos, somam-se as pessoas mais velhas, fazendo com que a cifra de mortos alcance 38 milhões a cada ano.

“O mais importante é que dos 16 milhões que morrem antes dos 70 anos no meio de sua vida produtiva, 82% vivem em países de renda baixa e média que não têm capacidade para atender esta situação”, alertou Mendes.

A OMS pediu aos governos e aos atores não estatais a tomar medidas imediatas para deter esta epidemia silenciosa que avança a passos gigantes.

Neste sentido, garantiu que investindo de um a três dólares por pessoa ao ano, os países poderiam reduzir notavelmente a incidência das enfermidades não transmissíveis e o número de vítimas que produzem.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. consumos de tabaco e de álcool são “transmissíveis”.

    Se a gente não visse adultos fumando, atores fumando, propagandas maciças de cerveja até em times de futebol, muitos de nós não passariam nem perto de bebida alcoólica e cigarros. O consumo das outras drogas também são “transmissíveis”, no caso, boca-a-boca, por ouvir dizer, etc.

    Além do mais, há seres humanos (e também entre as outras espécies de animais) portadores de propensão ao suicídio – e, portanto, dizer que isto ou aquilo mata é mais do que um convite ao uso.

    Está mais do que na hora de a Organização Mundial de Saúde redefinir o que é “transmissível” – para incluir as drogas entre essas doenças.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador