Os perigos do Triclosan, presente em produtos de higiene

Enviado por Adir Tavares

Do Informação Incorrecta

Eis o Triclosan

São coisas que acontecem.

Utilizamos uma substância ao longo de anos, às vezes décadas, e ficamos descansados porque o mundo científico já emitiu o parecer: “Aquela substância? Uh, é toda saúde, tranquilos, não faria mal a uma mosca”.

Passa o tempo e eis que um bom dia chegam uns outros cientistas: “Lembram-se daquela substância que não faria mal a uma mosca? Olhem, é assim: as moscas de facto estão bem, o problema são todos os outros…”.

Como afirmado: acontece. Paciência.

Esta é a vez do Triclosan.

O nome é importante. “Tri” faz lembrar algo que actua não uma, mas três vezes (porque se pouco faz bem, muito só pode ser melhor). Depois há o “san”, que faz pensar a algo cheio de saúde. O único problema é o “clo” que fica no meio: parece o início de cloaca, que em latim significa “esgoto”. E acreditem: não é um mero acaso.

Se o Triclosan fosse apresentado por aquilo que é, um derivado do clorado de fenol com uma estrutura química semelhante à da dioxina, talvez as pessoas pensassem duas vezes antes de utiliza-lo. Mas o nome é bonito, e depois há sempre Wikipedia:

Triclosan ou triclosano é um agente anti-séptico efetivo contra bactérias gram negativas, bem como gram positivas. É eficaz também contra fungos e bolores. É encontrado em medicamentos, sabonetes, loções, desodorantes e cremes dentais.
Apresenta boa tolerância para uso na pele e cavidade bucal em baixas concentrações.

Pronto, já não há dúvida: o Triclosan é uma maravilha.
Mas não: o Triclosan não é uma maravilha, bem pelo contrário. 

Staphylococcus aureus
Presente em muitos produtos pela higiene (em particular higiene da boca) o Triclosan pode abrir o caminho a algumas bactérias, em particular ao simpático Staphylococcus aureus, predispondo algumas pessoas a uma infecção.

Tudo isso foi descoberto por pesquisadores da Universidade do Michigan, que conduziram um estudo publicado no mBio, a revista da Sociedade Americana de Microbiologia.

O Triclosan foi detectado no canal nasal de 41 % dos adultos da amostra analisada. E este 41% eram também os que mais colónias de S. aureus tinham. Observam os autores:

É muito comum em sabonetes, cremes dentais e colutórios bucais, mas não há nenhuma evidência de que funcione melhor do que os normais ingredientes das sabonetes. Além disso, pode ter consequências inesperadas nos nossos corpos, promovendo a colonização nasal do Staphylococcus aureus e colocando, assim, algumas pessoas em maior risco de infecção.

Tá bom, mas afinal o que faz este Staphylococcus aureus?

  • Síndrome de choque tóxico
  • Gastroenterite estafilocócica (vómitos, diarreia aquosa, dores abdominais).
  • Síndrome da pele escaldada estafilocócica: (zonas vermelhas dolorosas em redor da boa, bolhas de líquido na pele)
  • Impetigo (uma infecção da pele, com uma mácula que progride para pústula cheia de pus).
  • Foliculite (uma infecção com pus de um folículo piloso)
  • Endocardite (infecção no coração, com febre, dor no torax e mortalidade de 50%)
  • Osteomielite (infecção da matriz interna óssea).
  • Pneumonia.
Não é que uma pessoa lave os dentes com o Triclosan e fique logo com uma endocardite. Mas há indivíduos que podem ficar mais expostas aos perigos duma infecção: e depois, porque raio temos que ter uma colónia de bactérias malandras no nariz?
 
E nesta altura pergunta o sagaz Leitor: “Mas quais são os produtos que contêm o Tricoiso?”.
Triclosan, começamos a chamar as coisas com o nome delas: Triclosan, e que raio.

O Triclosan encontra-se nas seguintes pastas dentífricas:

  • Iodosan
  • Mentadent
  • Colgate Protecção Total (o meu!)
  • AZ
 
Não se encontra nas seguintes marcas:
  • Pepsodent Fluor Fresh
  • Oral B
  • Elmex
  • Sensodyne
  • Aquafresh Tripla Acção
  • Isodent
Estes últimos, todavia, têm outras substâncias indesejadas, como o dodecil sulfato de sódio (irritante) ou o dióxido de titânio, cujo potencial cancerígeno ainda não foi estabelecido.

Depois haveria o problema do flúor também: faz bem, faz mal, baixa o QI?
Ou seja: de produzir uma pasta dentífrica que limpe e basta nem se fala…

Uma lista de todos os produtos com Triclosan pode ser encontrada na página do Dr. Bem Kim.
Quem é o Dr. Bem Kim? Não faço ideia, mas tem uma página com todos o produtos que contêm Triclosan.

Pergunta novamente o sagaz Leitor: “Mas então existirá uma pasta dentífrica que limpe sem conter produtos potencialmente prejudiciais (como os irritantes, por exemplo)?”.

Boa pergunta.

E de facto parecem existir, até mais do que uma, todas para ter dentes brancos como aqueles duma caveira. Mas disso vamos falar no próximo artigo: “Dentes brancos para fazer inveja a uma caveira”.
Ou algo assim.
 
Ipse dixit.
 

 

Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ironia finíssima.

    Excelente matéria Adir!

    Uma excelência na qualidade do texto que já de há muito não se reconhece no exercício do ofício de jornalismo brasileiro. Notícia de grande interesse popular, assunto de alta complexidade científica, tratado com uma ironia finíssima que facilita a leitura traduzindo o tema à termos mais digestivos. Digna dos grandes mestres dos anos 50.

    Obrigado!

  2. Ironia finíssima.

    Excelente matéria Adir!

    Uma excelência na qualidade do texto que já de há muito não se reconhece no exercício do ofício de jornalismo brasileiro. Notícia de grande interesse popular, assunto de alta complexidade científica, tratado com uma ironia finíssima que facilita a leitura traduzindo o tema à termos mais digestivos. Digna dos grandes mestres dos anos 50.

    Obrigado!

  3. Minha preocupaçao é com o “clo”, mas por motivo diferente

    Clo de cloro. Todos os dentifrícios têm? Pergunto porque na fabricaçao de cloro entra MERCÚRIO (estou com intoxicaçao por mercúrio e quebrando a cabeça para descobrir o que a está causando). Minha suspeita é água de piscina (nao a água em si, mas os vapores que dela se evaporam). E há as lâmpadas fluorescentes, o cloro de limpar verduras… A gente está cercado de venenos por todos os lados, e muitas vezes nem tem alternativa. 

    1. Vc quer dizer q na Europa proibiram à toa? Ora, ora…

      Uma coisa é ter alguns Staphulococcus aureus, outra é ser infestada por eles. Vc por acaso trabalha na indústria de cremes dentais ou de produtos de limpeza? Porque está parecendo isso… 

  4. Ótima Matéria.

    Eu uso Golgate Total 12 há mais de 2 anos, A Marca número 1 em recomendação dos dentistas, como não ter isso martelado na cabeça, mas avaliando bem eu vou em dentistas do posto de saúde e lá eles nunca recomendaram, sempre recomendam a escovação correta e não marcas, eu optei por essa por causa dos comerciais na televisão e quando escovo os dentes a sesação dos dentes limpos e lisinhos.

    Mas após ler essa e outras matérias a respeito vou trocar meu creme dental.

  5. No meu projeto de tcc, eu uso
    No meu projeto de tcc, eu uso triclosan, e sinceramente hoje,no mundo moderno em que vivemos é impossivel encontra algum produto que não contenha quimicos exemplo alimentos com agrotoxico,corantes e conservantes em alimentos,

    1. Triclosan
      Boa noite Fernando, vi que vc fez seu TCC sobre o triclosan, sou alérgica, gostaria de saber se vc tem ou chegou a fazer uma pesquisa sobre os produtos que contém o mesmo, se tiver peço encarecidamente se puder me mande tal relação, seria imensamente grata. Se uso creme dental sinto dores em toda a boca, se uso sabonete no rosto e corpo não posso tomar sol, já cheguei a ter queimaduras de 2º grau na praia por não saber, não fui diagnosticada por nenhum médico, mas ja fiz vários testes por mim. Enviei um email a Anvisa pra que ela me fornecesse tal lista e me informaram que seria impossível, já que são muitos os produtos. Agradeço desde já a atenção.

    1. Triclosan

      Bom dia, já existem comprovações científicas e outras tantas suspeitas, ver matéria do DR FREDERICO LOBO e tantas outras, por via das dúvidas está mais para matar do que ajudar, então seria bom procurar outras opções.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador