Falta de vitamina D pode dobrar risco de esquizofrenia

Jornal GGN – A deficiência de vitamina D no organismo pode dobrar o risco de desenvolver esquizofrenia, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Ciências Médicas de Isfahan, no Irã. A pesquisa foi publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

“Quando examinamos os resultados de vários estudos observacionais sobre a vitamina D e esquizofrenia, nós encontramos pessoas que têm a doença e também possuíam níveis mais baixos de vitamina D do que as pessoas saudáveis”, diz o pesquisador Ahmad Esmaillzadeh. “A deficiência de vitamina D é muito comum entre as pessoas com esquizofrenia”.

A esquizofrenia é uma doença mental grave que, potencialmente, pode ser caracterizada por delírios e alucinações. A pesquisa mostrou que a doença é mais comum em climas frios e em latitudes distantes do Equador. Este é um padrão visto em muitas doenças, que faz com que os pesquisadores busquem uma potencial conexão com a deficiência de vitamina D.

“Esta é a primeira meta-análise abrangente para estudar a relação entre as duas condições”, afirma Esmaillzadeh. A vitamina D é produzida pela pele após a exposição à radiação ultravioleta da luz solar. Mais distante do Equador, o sol é menos forte, e as pessoas estão em maior risco de deficiência de vitamina D. Os pesquisadores estimam que um bilhão de pessoas em todo o mundo podem ter insuficiência da vitamina pela falta de exposição à luz solar.

Para o novo estudo, os cientistas analisaram resultados de 19 pesquisas realizadas em um total de 2.804 pessoas. Eles descobriram que pessoas com deficiência de vitamina D eram 2,16 vezes mais propensos a serem esquizofrênicas. Pelo menos 65% das pessoas esquizofrênicas eram deficientes em vitamina D. Em média, as pessoas doentes tinham níveis sanguíneos de vitamina D 5,91 ng/ml menor que os não-esquizofrênicos.

Os cientistas já sabiam do papel da vitamina D para a saúde dos ossos e prevenção de raquitismo e osteoporose, mas só recentemente descobriram sua importância na prevenção de outras doenças e condições. “Há uma tendência crescente no campo da ciência da nutrição para considerar a vitamina D e sua relação com doenças como diabetes, câncer, doenças cardíacas e depressão”, afirma Esmaillzadeh.

“Nossos resultados apoiam a teoria de que a vitamina D pode ter um impacto significativo na saúde psiquiátrica. Mais pesquisas são necessárias para determinar como o crescente problema da deficiência de vitamina D pode estar afetando a nossa saúde em geral”, avalia.

A deficiência de vitamina D é um problema tão conhecido que o novo estudo também estima que grandes segmentos da população dos EUA podem estar mais vulneráveis à esquizofrenia por não obter bastante luz solar. Um estudo, publicado na revista Archives of Internal Medicine, em 2009, aponta que três quartos dos adolescentes e adultos nos Estados Unidos tem deficiência de vitamina D, taxa que chega a 97% dos adultos afro-americanos.

Com informações do NaturalNews.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esquizofrenia e deficiência de vitamina D

    Acredito que ocorra o contrário, ou seja, o esquizofrênico fica menos exposto ao sol e por isso apresenta baixos níveis de vitamina D. O estudo deveria ser feito noutro sentido, partindo da deficiência de vitamina D e observar a evolução futura. Já acompanhei dezenas de crianças com raquitismo, foram tratadas, e nunca observei sintomas de esquizofrenia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador