Japoneses testam radioterapia que pode evitar cirurgia de câncer de mama

Jornal GGN – Oncologistas do Instituto Nacional de Ciências Radiológicas do Japão deram início, na última semana, a uma etapa de testes de uma nova técnica de radioterapia com “íons pesados” em lugar de raios X e gama. O novo método, que já teve bons resultados em câncer de próstata e pulmão, é mais preciso ao incidir precisamente sobre as células cancerosas, e será testado a partir de agora em casos de tumores nas mamas. Os médicos esperam que a nova radioterapia, cujos testes levarão ao menos cinco anos, possa evitar eventuais intervenções cirúrgicas.

Kumiko Karasawa, oncologista especializada em câncer de mama e responsável pela pesquisa, explica que se trata do primeiro teste clínico em nível mundial com o uso de íons, que mantém sua força ao penetrar várias camadas de pele e músculos dos pacientes. Os tradicionais raios X e gama, usados nos métodos atuais de radioterapia, são eficazes nas camadas mais externas da pele, mas têm reduzida sua função à medida que penetram no corpo. “Podemos realizar esse teste porque entendemos bem quais tipos de câncer de mama podem se beneficiar desse tratamento preciso”, explica Karasawa.

A oncologista anunciou ainda que as pesquisas serão feitas durante os tratamentos de 20 pacientes com pelo menos 60 anos e pequenos tumores que não se espalharam. Elas serão submetidas a uma hora diária de tratamento por quatro dias, um período muito menor do que um tratamento com radiação convencional, que pode durar meses, diz Karasawa.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador