Maioria dos beneficiados pelo Bolsa Família é acompanhado por serviço de saúde

Durante o  primeiro semestre deste ano, 73,2 % das famílias que recebem benefícios do Programa Bolsa Família, com integrantes que se enquadram no perfil para acompanhamento constante pelas condicionalidades (compromissos que as famílias beneficiadas pelo programa bolsa família assumem nas áreas de saúde, educação e assistência social ao participar do programa), tiveram acesso aos serviços de saúde é o que revela pesquisa do DataSus – Departamento de informática do Sistema Único de Saúde.

A porcentagem representa cerca de 8,7 milhões de famílias – de um total de 11,9 milhões – que tiveram seus atendimentos registrados pelo sistema Saúde da Família, nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios ou em casa. Durante o período, 99% destas famílias cumpriram o calendário de vacinação e do pré-natal.

O acompanhamento das condicionalidades de saúde é responsabilidade do Ministério da Saúde, sendo operacionalizada pelos estados e municípios, por meio do SUS. As famílias recebem o acompanhamento do cartão de vacinação e do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. São acompanhadas, também, mulheres entre 14 e 44 anos, gestantes, mulheres em fase de amamentação e o bebê. 

O resultado apurado revela que o índice de cobertura de acompanhamento de saúde é 0,1 ponto percentual superior ao alcançado entre julho e dezembro do ano passado, que chegou a 73,1%. No semestre, 14 estados tiveram resultados maiores do que a média nacional – Roraima (88,1%), Tocantins (82,7%) e Paraná (80,5%) foram os que alcançaram os melhores índices. Entre as regiões, o Nordeste foi onde houve melhor desempenho, com oito estados acima da média nacional. 

*Com informações do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à fome

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador