Espanhóis têm grande interesse no Mais Médicos

Jornal GGN – A criação do Programa Mais Médicos soou como uma ótima alternativa para centenas de médicos espanhóis que podem, aderindo ao programa, fugir da crise econômica ao migrar para o Brasil, ganhar experiência e, ainda, receber um salário de R$ 10 mil, equivalente a € 3,3 mil, superior à média da Espanha. Entretanto, a falta de informações concretas sobre as condições de trabalho e moradia, ainda faz com que muitos médicos hesitem em se inscrever ao programa.

As incertezas dos médicos espanhóis foram reveladas ao jornal O Estado de SP, na primeira semana de inscrições do programa, que pretende aumentar o número de profissionais em regiões carentes. Dados divulgados na quinta-feira, em Brasília, indicam que 11,7 mil profissionais se candidataram ao programa do Governo Federal.

Em entrevista ao jornal O Estado de SP, a médica Ángela Álvarez Sellan relata que espera se juntar à lista dos 915 profissionais estrangeiros que se inscreveram no site do Ministério da Saúde para preencher as 10 mil vagas abertas no Brasil e acredita que não terá dificuldades para se adaptar ao País, mas ainda não conseguiu superar uma barreira bem mais prosaica: a da burocracia. “Estou tentando me inscrever, mas é difícil, porque a página não funciona. São muitos papéis, certificados médicos, penais, tudo. Falta um pouco de informação”, diz.

A médica que reside em Carranque, povoado de ares rurais e apenas 4 mil habitantes localizado a 35 km de Madri, não se importaria em trabalhar em zonas rurais no Brasil, contudo, não seria uma opção para ela morar na periferia de uma grande cidade. “Tenho de pensar na segurança. O meio rural não me dá medo, mas a periferia, sim”, salientou.

Além da localização, Ángela se preocupa também com a infraestrutura disponível para a realização de seu trabalho. “Se receitamos um antibiótico, as pessoas têm acesso. Não sei se é assim no Brasil. Espero que não só queiram apenas levar médicos, mas também aprimorar a infraestrutura de saúde”, relata ela.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador