Museu virtual conta a história do câncer e estimula prevenção

Contar a história do câncer ao longo dos anos, inclusive as correlações mitológicas e simbólicas feitas pelos antigos historiadores, e explicar, de forma lúdica, os fatores de risco e formas de prevenção da doença é o objetivo principal do Museu Virtual Acubens, lançado há poucos dias.

Desenvolvido pelo Núcleo de Divulgação de Oncobiologia do Programa Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão na Biologia do Câncer da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o museu reúne vídeos, tiras em quadrinhos e até mesmo jogos interativos para chamar atenção do público sobre a necessidade de se precaver contra tumores por meio da adoção de hábitos mais saudáveis.

Abordar uma doença tão grave de forma lúdica é uma forma de atrair a atenção dos jovens, que, de acordo com os envolvidos na elaboração do museu, ainda acreditam que tumores cancerosos são mais recorrentes em pessoas mais velhas ou idosas. “Muitos acreditam que câncer é uma doença de pessoas idosas e não tem nada a ver com eles”, afirma a jornalista Claudia Jurberg, coordenadora do núcleo de divulgação do programa e responsável pelo projeto. “No entanto, é nessa fase que começam a se formar os hábitos que serão determinantes para sua saúde no futuro, e é nela que os esforços de prevenção devem começar”, explica.

O museu Acubens – cujo nome faz referência à estrela alfa, uma das mais brilhantes da constelação de câncer – se divide em seções explicativas de acordo com a temática. Uma delas ensina aos internautas como se precaver dos fatores de risco por meio dos próprios hábitos do cotidiano.

A seção “Previna-se” traz um teste interativo no qual os usuários podem marcar uma série de opções que correspondem ao seu comportamento no dia a dia. As informações são calculadas na forma de um gráfico, no qual são mostrados os fatores de risco do internauta que forneceu as informações – bem como orientações para reduzir as chances de desenvolver, no futuro, a doença.

Outro ponto trabalhado pelo museu trata da alimentação mais saudável – esta última temática explicada em detalhes na área “Gastronomia”. Nela, são apresentadas 25 receitas com ingredientes diversos – a maioria com frutas, laticínios e gramíneas – considerados mais saudáveis e cujo processamento pelo organismo gera menos potencial para o desenvolvimento de tumores.

Na área “exposição”, o site reúne tiras em quadrinhos que contam a história de personagens, hábitos e assuntos referentes ao câncer. Um dos exemplos é a série de tirinhas de Thiago e Mila – dois adolescentes que, como todos os jovens, se envolvem em uma série de atividades nem sempre conscientes dos riscos que correm. Outras delas mostram descuidos muito comuns, como não usar protetor solar na praia e no dia a dia e, ainda, o consumo de tabaco – fatores que aumentam as chances de desenvolvimento da doença.

“Uma pesquisa do Inca mostrou que 70% das pessoas associam a doença a dor e sofrimento e, por medo, muitas evitam ações de prevenção e diagnóstico. Esse esforço de conscientização é um trabalho de formiguinha. O museu é uma ação pequena, mais uma peça que contribui nesse sentido”, explica a jornalista Claudia Jurberg.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador